Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 30 anos de idade faz ultrassonografia cervical de rotina que mostra nódulo de 0,8 cm em lobo esquerdo da tireoide. PAAF sugestivo de carcinoma medular. Não há história familiar de neoplasia endócrina múltipla. O procedimento cirúrgico indicado nesse caso é:
Paciente de 40 anos de idade, portador de insuficiência renal crônica, é submetido a transplante renal. O doador cadáver tinha 60 anos de idade e era hipertenso. O enxerto não produziu urina de imediato e houve necessidade de diálise nos primeiros dias de pós-operatório. Esse paciente está sujeito a maior risco de rejeição do tipo:
Paciente de 65 anos de idade, com sepse urinária e choque séptico, é internado em CTI após manobras agressivas de ressuscitação. Evolui com distensão abdominal importante, diurese de 20 mL/hora e pressão intra-abdominal de 20 mmHg. A gasometria é normal. A conduta mais adequada deve ser:
Paciente do sexo feminino de 30 anos de idade, submetida a by-pass gástrico em Y de Roux por obesidade mórbida, apresenta- se no 3º dia de pós-operatório com frequência cardíaca de 108 bpm, temperatura axilar de 37,2 ºC, sem dor. A conduta mais adequada para essa paciente é:
Em paciente de 25 anos de idade, com peritonite purulenta difusa por apendicite aguda, submetido à apendicectomia por laparotomia mediana, a melhor conduta com relação à parede abdominal é:
Paciente de 20 anos de idade, sem comorbidades é submetido à herniorrafia inguinal pela técnica de Litchtenstein, sem antibioticoprofilaxia. A operação durou 50 minutos. A possibilidade de infecção do sítio cirúrgico no pós-operatório é:
Dentre as fontes de células-tronco disponíveis para estudos de regeneração tecidual, as mais promissoras atualmente são as:
As mudanças adaptativas no metabolismo proteico dos músculos esqueléticos decorrentes do jejum, em sua fase inicial, se devem:
Em paciente com púrpura trombocitopênica idiopática com 60.000 plaquetas, pode-se afirmar que há:
Um homem de 35 anos de idade previamente hígido é atendido na emergência 4 horas depois de ter completado uma maratona, com um quadro de dor abdominal tipo cólica, mais intensa em quadrante inferior esquerdo e um episódio de hematoquezia. Ao exame físico, estava hemodinamicamente estável e apresentava dor à palpação na fossa ilíaca esquerda. O exame a ser feito para o diagnóstico e a mais provável causa dos sintomas são, respectivamente:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...