Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A droga cuja concentração é aumentada em até 400 vezes, em pacientes HIV positivos, que fazem uso de ritonavir, é a:
Uma paciente de 32 anos de idade, é atendida com queixa de claudicação de membros superiores além de artralgia e astenia. Ao exame, apresenta-se hipertensa, com pressão arterial em membro superior direito de 180/110 mmHg e em membro superior esquerdo de 160/80 mmHg. Os exames laboratoriais revelam elevação de VHS, anemia normocrômica, normocítica e trombocitose. Diante desses achados, o diagnóstico mais provável é:
A miocardiopatia periparto é umas das condições mais dramáticas em cardiologia. Sua incidência precisa é desconhecida, sendo, no entanto, conhecidos alguns fatores de risco para o desenvolvimento dessa condição. Dentre eles encontra-se a:
Sobre a trombocitopenia induzida por heparina pode-se afirmar que:
O envelhecimento da população faz com que se necessite de um conhecimento apropriado do tratamento das cardiopatias na população mais idosa. Em relação a esse cuidado, podese afirmar que:
Na avaliação pré-operatória de um cardiopata é importante que se faça a estratificação de risco, levando em consideração tanto as características do paciente quanto a da cirurgia a que vai ser submetido. Em relação ao prognóstico, o procedimento considerado de risco elevado para o infarto agudo do miocárdio, é a cirurgia:
Após investigação em um paciente jovem, com sinais de hipertrofia ventricular ao eletrocardiograma, é realizado um ecocardiograma e identificado um gradiente subaórtico dinâmico que diminui com a manobra de handgrip. O achado, abaixo, considerado como fator de risco para morte súbita nesse paciente é:
Segundo as Diretrizes Brasileiras para o Diagnóstico, Tratamento e Prevenção da Febre Reumática de 2009, a profilaxia, para uma jovem de 36 anos de idade, submetida à troca valvar por estenose mitral reumática, deve ser continuada:
Uma contraindicação absoluta à utilização de trombolítico, no infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST é:
Um paciente com infarto agudo do miocárdio, com supradesnível do segmento ST de parede inferior, é atendido em unidade de emergência, submetido à trombólise, sendo transferido, posteriormente, a uma unidade coronariana. Após três dias de evolução, apresenta deterioração do quadro clínico, sendo detectado um sopro sistólico em foco mitral na ausência de frêmito. A hipótese mais provável é que tenha ocorrido uma das seguintes complicações mecânicas do infarto:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...