Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Alterações no metabolismo (deficiência ou no transporte) do ferro não devem ser investigadas nesse paciente.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
A provável causa da inquietude nos membros inferiores seria o distúrbio do movimento periódico das pernas.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Como possível etiologia para a polineuropatia apresentada pelo paciente, deve-se considerar a intoxicação por chumbo.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
A presença de prurido pode indicar uma forma de neuropatia sensitiva.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
As polineuropatias ocorrem em apenas cerca de 25% dos pacientes com DRC.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Após o início da hemodiálise, pode haver melhora do quadro cognitivo do paciente.J. A. J., 62 anos de idade, sexo masculino, encontra-se em acompanhamento ambulatório de nefrologia em razão de DRC não dialítica secundária a HAS. Vem acompanhado da filha que, durante a anamnese, relata que, há cerca de 8 meses, o pai vem apresentando quadro progressivo de deficit na memória recente e dificuldade para realizar algumas tarefas antes realizadas sem trabalho. Além disso, o pai se queixa de dormências e parestesias na planta dos pés, principalmente no período noturno, e de prurido discreto no corpo, e está com dificuldade de dormir, uma vez que apresenta inquietude importante em membros inferiores, com necessidade imperiosa de mover a pernas e de caminhar para alívio dos sintomas.
No que tange às complicações neurológicas na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Uma hipótese diagnóstica para a alteração cognitiva apresentada pelo paciente seria doença de Alzheimer; contudo, a DRC pode apresentar comprometimento da função neurocognitiva.Paciente de 30 anos de idade, sexo feminino, com paraplegia sequelar TRM por acidente de carro e antecedente de infecção urinária de repetição, evoluiu, há uma semana, com dor em região lombar direita, em cólicas sem irradiação, que a levou a buscar ajuda médica duas vezes na emergência da respectiva cidade, sendo sempre realizada analgesia EV, após a qual a paciente foi mandada para casa com alívio dos sintomas, mas com retorno da dor em poucas horas. Ela realizou, por conta própria, um US de vias urinárias, que demonstrou a presença de cálculo coraliforme em rim direito.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento deve incluir tanto terapia antibiótica quanto cirúrgica, dando-se, nesse caso, preferência pela nefrolitotomia percutânea como abordagem cirúrgica.Paciente de 30 anos de idade, sexo feminino, com paraplegia sequelar TRM por acidente de carro e antecedente de infecção urinária de repetição, evoluiu, há uma semana, com dor em região lombar direita, em cólicas sem irradiação, que a levou a buscar ajuda médica duas vezes na emergência da respectiva cidade, sendo sempre realizada analgesia EV, após a qual a paciente foi mandada para casa com alívio dos sintomas, mas com retorno da dor em poucas horas. Ela realizou, por conta própria, um US de vias urinárias, que demonstrou a presença de cálculo coraliforme em rim direito.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Na presença de cultura negativa de urina nessa paciente, justifica-se a investigação da presença de Ureaplasma urealyticum.Paciente de 30 anos de idade, sexo feminino, com paraplegia sequelar TRM por acidente de carro e antecedente de infecção urinária de repetição, evoluiu, há uma semana, com dor em região lombar direita, em cólicas sem irradiação, que a levou a buscar ajuda médica duas vezes na emergência da respectiva cidade, sendo sempre realizada analgesia EV, após a qual a paciente foi mandada para casa com alívio dos sintomas, mas com retorno da dor em poucas horas. Ela realizou, por conta própria, um US de vias urinárias, que demonstrou a presença de cálculo coraliforme em rim direito.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A presença da enzima urease produzida por algumas bactérias converte a ureia em amônio (NH4+) e um grupo carbóxilo (OH-), tornando a urina ácida, o que contribui para a formação do cálculo.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...