Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma das teorias relacionadas à fisiopatologia dos sintomas psicóticos é a da saliência aberrante. Ela propõe que um aumento da atividade dopaminérgica alteraria a percepção dos estímulos, promovendo uma exacerbação de certos esquemas cognitivos gerando, por exemplo, sintomas psicóticos. Um dos componentes desta teoria é o de que a alteração da regulação dopaminérgica:
Estima-se que 30% dos indivíduos com esquizofrenia apresentam a forma refratária. Contudo, antes de ser diagnosticada, é necessário que se verifique se o indivíduo já recebeu tratamento em doses ajustadas por um período adequado, com pelo menos:
É importante que o psiquiatra conheça os fatores de risco para o desenvolvimento da esquizofrenia. Dentre eles, se inclui:
No processo de integração da saúde mental à atenção primária, na realidade brasileira, um modelo tem sido o norteador das experiências implementadas em diversos municípios, ao longo dos últimos anos. O apoio matricial, formulado por Gastão Wagner Campos (1999), tem estruturado em nosso país um tipo de cuidado colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária. Sobre o matriciamento ou apoio matricial pode-se afirmar corretamente que:
Interconsulta é o principal instrumento do apoio matricial na atenção primária sendo, por definição, uma prática interdisciplinar para a construção do modelo integral do cuidado. Dentre suas modalidades tem-se, EXCETO:
Sobre as alterações do reconhecimento e identificações de origem delirante, pode-se afirmar que:
Os sintomas de primeira ordem de Kurt Schneider indicam, segundo descrição de Dalgalarrondo, que o doente vivencia a perda do controle sobre si mesmo, a invasão do mundo sobre seu ser íntimo. Sobre esses sintomas e sua definição, a única afirmativa INCORRETA é:
Crianças com deficiência mental não, necessariamente, precisarão de suporte nos serviços de saúde mental. Entretanto, estima-se que de 30 a 70% delas venham a sofrer de algum transtorno psiquiátrico. Dentre esses transtornos pode-se encontrar, EXCETO:
Sobre o tratamento medicamentoso do TDAH, a única alternativa que NÃO apresenta opções farmacológicas corretas é:
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH é o diagnóstico psiquiátrico mais frequente na infância. Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil se tornou o segundo mercado mundial no consumo do metilfenidato, com cerca de dois milhões de caixas vendidas, em 2010. Discussões técnicas apontam o excesso de falso positivos de TDAH. Para que o diagnóstico e o tratamento medicamentoso de tal transtorno sejam feitos de forma criteriosa, evitando a medicalização desnecessária, a alternativa que descreve os procedimentos mais corretos é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...