Questões de Medicina do ano 2017

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Uma das teorias relacionadas à fisiopatologia dos sintomas psicóticos é a da saliência aberrante. Ela propõe que um aumento da atividade dopaminérgica alteraria a percepção dos estímulos, promovendo uma exacerbação de certos esquemas cognitivos gerando, por exemplo, sintomas psicóticos. Um dos componentes desta teoria é o de que a alteração da regulação dopaminérgica:

  • A. ocorre em nível pré-sináptico dos receptores D2
  • B. é secundária a uma diminuição da atividade anticolinérgica
  • C. é evidenciada em áreas subcorticais excetuando-se as regiões límbicas
  • D. está relacionada somente à esquizofrenia e não a outros transtornos psicóticos

Estima-se que 30% dos indivíduos com esquizofrenia apresentam a forma refratária. Contudo, antes de ser diagnosticada, é necessário que se verifique se o indivíduo já recebeu tratamento em doses ajustadas por um período adequado, com pelo menos:

  • A. um antipsicótico
  • B. dois antipsicóticos
  • C. três antipsicóticos
  • D. quatro antipsicóticos

É importante que o psiquiatra conheça os fatores de risco para o desenvolvimento da esquizofrenia. Dentre eles, se inclui:

  • A. o uso de tabaco
  • B. o hipertireoidismo
  • C. o isolamento social
  • D. a inteligência acima da média

No processo de integração da saúde mental à atenção primária, na realidade brasileira, um modelo tem sido o norteador das experiências implementadas em diversos municípios, ao longo dos últimos anos. O apoio matricial, formulado por Gastão Wagner Campos (1999), tem estruturado em nosso país um tipo de cuidado colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária. Sobre o matriciamento ou apoio matricial pode-se afirmar corretamente que:

  • A. é uma discussão de caso e de atendimento individual pelo psiquiatra ou psicólogo matriciador
  • B. é uma construção de intervenções psicossociais coletivas a serem realizadas pelas equipes matriciadoras
  • C. é um novo modo de produzir saúde, em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica
  • D. é um encaminhamento qualificado ao especialista, a partir de uma discussão prévia do caso e construção do projeto terapêutico

Interconsulta é o principal instrumento do apoio matricial na atenção primária sendo, por definição, uma prática interdisciplinar para a construção do modelo integral do cuidado. Dentre suas modalidades tem-se, EXCETO:

  • A. consulta conjunta
  • B. discussão de caso
  • C. visitas domiciliares conjuntas
  • D. discussão de caso em contrarreferência

Sobre as alterações do reconhecimento e identificações de origem delirante, pode-se afirmar que:

  • A. na síndrome de Capgras inversa, o sujeito acredita que houve transformação radical em si mesmo e que ele próprio é um impostor
  • B. na síndrome de Frégoli, o paciente afirma que uma pessoa próxima e familiar é um sósia quase idêntico
  • C. na síndrome de Capgras, o paciente identifica falsamente uma pessoa estranha como se fosse alguém de seu círculo pessoal
  • D. na síndrome de Frégoli inversa, há a crença de que as pessoas não podem mais reconhecer o paciente

Os sintomas de primeira ordem de Kurt Schneider indicam, segundo descrição de Dalgalarrondo, que o doente vivencia a perda do controle sobre si mesmo, a invasão do mundo sobre seu ser íntimo. Sobre esses sintomas e sua definição, a única afirmativa INCORRETA é:

  • A. eco do pensamento - paciente ouve seus pensamentos repetidos seguidamente
  • B. percepção delirante - paciente tem uma percepção normal que recebe uma significação delirante
  • C. roubo do pensamento - paciente tem a sensação de que seu pensamento é inexplicavelmente extraído de sua mente
  • D. difusão do pensamento - paciente acredita que seus pensamentos são ouvidos ou percebidos com clareza pelos demais

Crianças com deficiência mental não, necessariamente, precisarão de suporte nos serviços de saúde mental. Entretanto, estima-se que de 30 a 70% delas venham a sofrer de algum transtorno psiquiátrico. Dentre esses transtornos pode-se encontrar, EXCETO:

  • A. os da aprendizagem
  • B. os de humor e ansiedade
  • C. os de déficit de atenção e hiperatividade
  • D. os mentais causados por condições médicas gerais

Sobre o tratamento medicamentoso do TDAH, a única alternativa que NÃO apresenta opções farmacológicas corretas é:

  • A. ritalina e concerta são considerados de primeira linha
  • B. considere a clonidina como primeira linha para o tratamento do TDAH com tiques moderados
  • C. todos os antidepressivos tricíclicos são considerados de segunda linha
  • D. considere os antipsicóticos atípicos (risperidona, olanzapina, quetiapina e ziprasidona) quando a maioria dos outros medicamentos são ineficientes

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH é o diagnóstico psiquiátrico mais frequente na infância. Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil se tornou o segundo mercado mundial no consumo do metilfenidato, com cerca de dois milhões de caixas vendidas, em 2010. Discussões técnicas apontam o excesso de falso positivos de TDAH. Para que o diagnóstico e o tratamento medicamentoso de tal transtorno sejam feitos de forma criteriosa, evitando a medicalização desnecessária, a alternativa que descreve os procedimentos mais corretos é:

  • A. anamnese detalhada, observando história pré e perinatal é crucial para o diagnóstico de TDAH. Os sintomas de desatenção e/ou hiperativo-impulsivos devem estar presentes em diversas situações de vida
  • B. anamnese detalhada, observando história pré e perinatal é crucial para o diagnóstico de TDAH. Os sintomas de desatenção e/ou hiperativo-impulsivos devem ser incapacitantes e presentes em diversas situações de vida
  • C. anamnese detalhada, observando história pré e perinatal e obtenção de informação de várias fontes é crucial para o diagnóstico de TDAH, principalmente, os funcionários da escola e cuidadores. Os sintomas de desatenção e/ou hiperativo-impulsivos devem estar presentes em diversas situações de vida
  • D. anamnese detalhada, observando história pré e perinatal e obtenção de informação de várias fontes é crucial para o diagnóstico de TDAH, principalmente, os funcionários da escola e cuidadores. Os sintomas de desatenção e/ou hiperativo-impulsivos devem ser incapacitantes e presentes em diversas situações de vida
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