Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A mucopolissacaridose que se caracteriza por ser um distúrbio ligado ao X é a doença de:
Uma menina de 9 anos de idade, apresenta febre vespertina, tosse e emagrecimento. Tem mal estado geral e mucosas hipocoradas. Sua mãe é soropositivo para HIV, em tratamento irregular e seu pai é alcoólotra e tem tosse persistente. Já havia histórico de investigação diagnóstica anterior que revelou, no RX de tórax, imagem de condensação em lobo inferior direito. Fez uso de amoxilina, por uma semana e a imagem radiológica se manteve. O teste tuberculírico não mostrou reação. Há suspeita de que a criança possa estar infectada por HIV. Nesse caso, a melhor conduta é:
Dentre as hiperlipidemias de causas secundárias, aquela associada à hipertrigliceridemia é a:
As características bioquímicas do derrame pleural que sugerem a realização de drenagem são:
Criança de quatro anos de idade, previamente hígida, é atendida por seu pediatra por apresentar tosse e febre alta há dois dias. Observou-se discreta tiragem intercostal, regular estado geral e frequência respiratória de 48 ipm. A radiografia de tórax evidenciou consolidação pulmonar em lobo superior direito. Foi prescrito amoxacilina oral para a criança. Na reavaliação, ocorrida 72h, após o exame inicial, o estado geral da criança era mais comprometido: febre baixa, porém persistente e frequência respiratória de 50 ipm. A radiografia de tórax de controle mostrou pequeno derrame pleural associado à consolidação dos lobos superior e médio direito. A conduta adequada é:
Os seguintes marcadores genéticos e características histológicas da mucosa do intestino delgado, estão associados à doença celíaca:
Menino de cinco anos de idade, apresenta febre com duração de 6 dias, lábios hiperemiados e fissurados, adenopatia cervical de 2,5 cm unilateral, edema e eritema das mãos ou pés. É critério de diagnóstico de doença de Kawasaki quando houver associação com:
Escolar de sete anos de idade apresenta eritema de face, há três dias, e em face extensora de membros superiores, há um dia. Há história de febre baixa desde o início do exantema. O estado geral é bom e tem apetite preservado. Refere artralgia nas mãos, punhos e joelhos. O exame físico mostra ausência de hepatoesplenomegalia e adenomegalias. O diagnóstico mais provável é:
Segundo o manual do Ministério da Saúde (2015), a febre de chikungunya é uma arbovirose causada pelo vírus chikungunya. O quadro clínico é parecido com o da dengue febre de início agudo, dores articulares e musculares, cefaleia, náusea, fadiga e exantema. A principal manifestação clínica que as difere são as fortes dores nas articulações. A doença pode evoluir em três fases: aguda, subaguda e crônica. No entanto, há formas de apresentação atípicas da doença, algumas graves, como a:
Os sinais de alarme na dengue devem ser rotineiramente pesquisados e valorizados, bem como os pacientes devem ser orientados a procurar a assistência médica na ocorrência deles. A maioria dos sinais de alarme é resultante do aumento da permeabilidade vascular, a qual marca o início do deterioramento clínico do paciente e sua possível evolução para o choque por extravasamento de plasma. Segundo o manual do Ministério da Sáude, Dengue: diagnóstico e manejo clínico adulto e criança, Brasília/DF 2016, os sinais de alarme da doença são:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...