Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante o primeiro ano de vida, algumas crianças, durante o choro e birras, prendem a respiração até perderem a consciência, ocasionalmente chegando a uma rápida crise convulsiva. Nesse caso, a orientação mais apropriada aos pais é:
Thiago possui 1 ano de idade e seus pais estavam muito preocupados com seu desenvolvimento; levaram-o ao pediatra que não identificou nenhuma anormalidade no lactente; os cuidadores foram devidamente tranquilizados. Nessa faixa etária é esperado que a criança:
Lactente com 5 meses de vida, sexo feminino, previamente hígida, foi atendida na unidade de pronto-socorro pediátrica, febril, toxêmica e apresentando lesões cutâneas de rápida evolução. A história pregressa fazia referência a vacina contra hepatite há 12 dias, sendo que pouco tempo após passou a ter febre e a mãe percebeu lesão na região glútea, que se iniciou como vesícula, evoluiu para bolha e ulceração local com conteúdo necrótico. Diagnosticou-se furunculose em uma Unidade de Pronto Atendimento, sendo medicada com penicilina benzatina. Como não se observou melhora, foi encaminhada ao hospital de referência, onde recebeu cuidados tópicos e oxacilina venosa, porém sem melhora. Ao exame dermatológico de entrada, constatou-se a presença de seis lesões, em diferentes estágios de evolução, de localização perianal, perineal, glútea e na dobra inguinocrural. As lesões referidas como iniciais apresentavam aspecto de ulceração com necrose central, borda elevada edematosa e eritematosa. Foi diagnosticado ectima gangrenoso. O agente etiológico mais comum é:
A administração precoce de resgate do surfactante profilático (administrado dentro de 15 minutos do nascimento), utilizado em bebês intubados nascidos com menos de 30 semanas de gestação, reduz a frequência de:
Recém-nascidos com doença hemolítica isoimune e com aumento da bilirrubina sérica total, apesar da fototerapia intensiva, ou em até 2-3 mg/dL (34-51 Mmol/L) do nível de exanguíneo transfusão, devem receber:
Chikungunya em dialeto da Tanzânia, significa dobrar-se de dor. Pelo nome já é possível imaginar o tamanho da dor articular que o vírus provoca nas pessoas infectadas. Apesar de ser uma doença autolimitada, que dura entre sete e dez dias, em alguns casos a dor nas articulações permanece por meses. A febre normalmente mais baixa que a infecção pela dengue e a forte dor articular são alguns dos sintomas desse vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, o chikungunya também pode provocar hepatopatia, linfadenomegalias e erupções na pele. Pela dificuldade de identificar de imediato qual vírus está atacando a pessoa, os médicos também proíbem o uso de AAS, pelo risco de hemorragias. (ultimosegundo.ig.com.br). O período de viremia no ser humano, pelo vírus da chikungunya, dura cerca de:
Um recém-nato, sexo masculino, com 32 semanas de vida, nasceu por parto vaginal espontâneo. No pós-natal imediato estava em boas condições e não houve necessidade de ressuscitação, mas apresentou uma frequência respiratória de 60 irpm, discreta retração intercostal, leve batimento de asas do nariz e produzia um grunhido expiratório audível quando manipulado. Foi admitido no centro de cuidados intensivos neonatais, sendo colhidos os exames laboratoriais pertinentes, além de culturas, iniciado antibióticos e glicose a 10% a 65 mL/kg/dia. Permaneceu mantendo saturações de oxigênio de 84% com concentração de oxigênio inspirado em torno de 70%. O próximo passo seria colocá-lo em:
A percepção errônea de leite fraco pode ocorrer no excesso de leite ou hiperlactação. Nesses casos, como a criança ingere grande quantidade de leite anterior, pouco calórico, pode voltar a sentir fome em intervalos muito curtos. Além disso, como o leite anterior é rico em lactose, o bebê pode apresentar sinais e sintomas que mimetizam intolerância à lactose. Podese pensar em hiperlactação quando ocorrem os seguintes sinais e sintomas na criança:
A fibrose cística (FC), também conhecida como doença do beijo salgado ou mucoviscidose, é uma doença genética, ainda sem cura, mas que, se diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, o paciente poderá ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites.Na maioria das vezes, a FC é diagnosticada já na infância, embora também possa ser diagnosticada na adolescência ou na fase adulta. O gene defeituoso, transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois manifeste a doença), é responsável pela alteração do transporte de íons através das membranas das células. Chamado de CFTR (regulador de condutância transmembrana da fibrose cística), esse gene intervém na produção de suor, dos sucos digestivos e dos mucos. Isso compromete o funcionamento das glândulas exócrinas que produzem substâncias (muco secreção pulmonar, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação (unidospelavida.org.br). Dentre os exames laboratoriais utilizados para a detecção da doença, pode-se citar a:
Na forma aguda do kernicterus neonatal, na fase 3, após a primeira semana do nascimento, uma alteração clínica característica é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...