Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sinal radiológico da dupla bolha é classicamente associada à seguinte patologia no recém-nascido:
Recém-nascido com idade gestacional de 38 semanas (pela DUM), nascido de parto cesáreo eletivo por iteratividade, Apgar 9/9, peso de nascimento 3.150 g, mãe não entrou em trabalho de parto, bolsa íntegra. Ao nascer, evoluiu com desconforto respiratório precoce, radiografia de tórax evidenciando aumento da trama vascular peri-hilar bilateralmente e derrame pleural laminar discreto. O diagnóstico e a conduta mais adequados ao caso são:
Recém-nascido apresenta ao exame clínico pulsos femorais não palpáveis e pulsos de membros superiores com boa amplitude. Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é:
A sepse neonatal precoce apresenta-se com comprometimento multissistêmico e curso clínico muitas vezes fulminante. Os agentes etiológicos mais frequentes nesses casos são:
Recém-nascido de 5 dias de vida, a termo, apresentando há 24-48 horas máculas, pápulas e pústulas eritematosas localizadas em fronte, face, tronco e membros, sem acometimento de palmas das mãos e plantas dos pés. Mãe relata que as lesões desaparecem de uma área e surgem em outra em horas e que o RN encontra-se em excelente estado geral e sugando bem seio materno. O diagnóstico mais provável nesse caso é:
Na abordagem farmacológica das crises convulsivas secundárias à encefalopatia hipóxico-isquêmica, a droga de primeira escolha é:
Lactente de 11 meses de vida com quadro de vômitos e diarreia sem sangue iniciados há menos de 24h é levado à emergência. Ao exame é diagnosticado com desidratação não grave (olhos fundos, boca seca, turgor diminuído, redução da diurese, pulso rápido, enchimento capilar periférico entre 3-5 segundos). Foi iniciado terapia de reposição oral e após esta o volume das evacuações aumentou. Menor sedento, aceitando a terapia de reposição oral. A conduta a seguir é:
Recém-nascido de 7 dias de vida apresenta, ao exame físico, pequenas pápulas branco-amareladas no centro sobre base avermelhadas no tronco. Restante do exame físico normal. É alimentado exclusivamente com leite materno, nasceu de parto normal, a termo, com peso adequado, sem intercorrências, tendo ficado em alojamento conjunto. Recebeu alta com 48 h de vida. Ganhou 190 gramas após a alta da maternidade. O diagnóstico provável é:
Lactente de 20 meses é internado para investigar causa de palidez cutâneo-mucosa intensa. Exames iniciais revelaram: hematócrito = 20%, hemoglobina = 7,3 g/dL, VGM= 70μ3, CHGM=28%, reticulócito = 7,5%. Hematoscopia = presença de hemácias em alvo e alguns esferócitos. A conduta a seguir é:
Uma menina de 40 meses de idade queimou as mãos ao mexer no ferro de passar roupa que estava no canto da bancada. Os pais chegam para atendimento muito assustados e falam que se distraíram por segundos, mas que tinham avisado muito a menina para não mexer no ferro. Referem que a menor sempre foi muito calma e obediente. A orientação que esses pais devem receber para prevenir situações como essa é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...