Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Gestante com VDRL 1:32 durante o pré-natal recebeu tratamento com três doses semanais de penicilina benzatina intramuscular 2.400.000 UI, sendo a última dose uma semana antes do parto. O VDRL da internação na maternidade foi 1:16. Nasceu um bebê a termo assintomático, sendo realizados exames com os seguintes resultados: VDRL no sangue 1:8, radiografias de ossos longos normais, hemograma normal e líquor com VDRL não reator, 30 células/mm3 e proteína 190 mg/dL. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o tratamento adequado para esse bebê é:
Com referência ao recém-nascido pequeno para a idade gestacional (PIG), é correto afirmar que:
O óxido nítrico promove vasodilatação pulmonar por meio do seguinte mecanismo enzimático:
Recém-nascido a termo, com boas condições clínicas, em aleitamento materno exclusivo em alojamento conjunto, é submetido a teste de oximetria de pulso com 36 horas de vida. A saturação de oxigênio no membro superior direito é 98% e no membro inferior direito, 94%. Considerando-se esse resultado, a conduta mais adequada é:
No que se refere a fisiopatologia e fatores de risco para a hemorragia pulmonar no prematuro extremo, pode-se dizer que:
Gestante sem pré-natal chega à maternidade em período expulsivo e dá à luz recém-nascido com idade gestacional de 36 semanas e peso de nascimento de 2.500 g, com boas condições clínicas. O resultado do teste rápido para HIV materno é positivo. A amamentação é contraindicada, e o bebê é encaminhado ao alojamento conjunto em uso de medicação antirretroviral oral. De acordo com as diretrizes terapêuticas para prevenção da transmissão vertical de HIV do Ministério da Saúde 2015, o esquema terapêutico que este bebê deve receber é:
Recém-nascido com idade gestacional de 29 semanas e peso de nascimento de 1.100 g foi submetido a exame oftalmológico de rotina, com idade gestacional corrigida de 35 semanas, que mostrou retinopatia estágio 3 zona 2, com doença plus. Encontra- se em ar ambiente, em recuperação nutricional. O tratamento mais adequado para esse caso é:
Recém-nascido filho de mãe diabética a termo, grande para idade gestacional, apresenta hipoglicemia refratária, sendo necessário realização de cateterismo umbilical venoso para administração de taxa de infusão de glicose elevada. Com 5 dias de vida, evolui com massa palpável em flanco direito, hematúria macroscópica, creatinina sérica elevada e trombocitopenia. Para diagnóstico da causa mais provável desse quadro clínico, o exame que deve ser realizado é:
Os oligoelementos que são metabolizados no fígado e excretados primariamente na bile, e não devem ser administrados em recém- nascidos com colestase, devido à toxicidade potencial, são:
A arritmia cardíaca neonatal que está associada com a passagem transplacentária de anticorpos maternos anti-Ro e anti-La é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...