Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Lesões epiteliais proliferativas ou hiperplasias epiteliais mamárias compreendem um espectro heterogêneo de alterações confinadas ao sistema ducto-lobular. Sobre as lesões proliferativas intraductais da mama, pode-se afirmar:
As seguintes características morfológicas de calcificações evidenciadas em mamografia sugerem malignidade, exceto:
Paciente de 40 anos com laudo de mamografia descrevendo mamas densas. Assinale a alternativa que apresenta a classificação BI-RADS e a conduta.
Paciente de 64 anos, sem história familiar de câncer de mama, sem queixas mamárias, comparece ao consultório com resultado de mamografia de rastreamento. Antecedentes: mamoplastia redutora há 20 anos. O laudo não apresenta classificação segundo BI-RADS, mas descreve nódulo oval, hiperdenso, margens microlobuladas, medindo 1,0x0,8cm em quadrante superolateral da mama esquerda. Ao exame físico: mamas médias sem alterações palpáveis. Abaixo imagem do exame. Assinale a alternativa que apresenta qual a melhor conduta para seguimento do caso.
Sobre a propedêutica adequada do Mastologista, frente ao nódulo de mama, é correto afirmar:
O entendimento sobre anatomia da mama é fundamental para a boa prática do Mastologista no tratamento do câncer de mama e das doenças benignas da mama. Sobre a anatomia da mama é incorreto afirmar:
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares PNPIC-SUS publicada e instituída em maio/2006 tem alguns objetivos principais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
II. Contribuir ao aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso à PNPIC, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso.
III. Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades.
IV. Estimular as ações referentes ao controle/participação social, promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.
Estão corretas as afirmativas:
Com relação ao preparo e utilização dos medicamentos homeopáticos, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Foram os discípulos de Hahnemann quem introduziram a escala decimal, que é preparada na proporção de 1:10, isto é, uma parte da substância medicinal para 9 partes de solução hidro alcoólica.
II. Os medicamentos produzidos pelo método instituído por Hahnemann são chamados de CH, porque foram diluídos através da escala centesimal (por isto C) e método hahnemanniano (H).
III. No final de sua vida, Hahnemann propôs ainda um método diferente para preparo de medicamentos homeopáticos: a cinquenta-milesimal (LM). Este método também apresenta uma nova escala de diluição, que é de no mínimo 1:50.000 a cada passagem. Para Hahnemann, este método causaria menos agravações nos pacientes, possibilitando uma cura rápida, suave e duradoura.
IV. Os medicamentos podem ser prescritos na forma líquida (em gotas ou em dose única), em glóbulos, em comprimidos, pastilhas, tabletes e em pó (que pode ser acondicionado em papéis ou em cápsulas).
V. Uma dinamização Centesimal Hahnemanniana é equivalente a uma dinamização Korsakov ou a uma dinamização por Fluxo Contínuo ou a uma Cinquenta- Milesimal.
Escolha a alternativa correta.
Os Isoterápicos, embora tenham sido criticados por Hahnemann no § 56 (nota), onde diz nada pode resultar daí, a não ser complicação e agravamento do mal, têm sido usados por muitos profissionais homeopatas. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Isoterápicos são medicamentos preparados somente a partir de substâncias exógenas produzidas pelo próprio paciente.
II. Autoisoterápicos são medicamentos preparados a partir de substâncias endógenas do paciente.
III. Heteroisoterápcios são medicamentos preparados a partir de substâncias exógenas.
IV. Carcinosinum, Medorrhinum e Tuberculinum são isoterápicos, mas com experimentação no homem sadio; portanto, também podem ser utilizados como medicamentos homeopáticos segundo a Lei dos Semelhantes.
V. Autohemoterapia é um método terapêutico isoterápico em que uma pequena quantidade de sangue do paciente é coletada, dinamizada ou não, é reinjetada no paciente.
Assinale a alternativa correta.
A poli farmácia, definida como o uso de cinco ou mais medicamentos utilizados pela biomedicina, aumentou de modo importante nos últimos anos, especialmente com o aumento da longevidade da população. A literatura médica tem evidenciado que o envelhecimento predispõe a um consumo aumentado de medicamentos prescritos por profissionais de saúde ou devido à automedicação, o que aumenta a suscetibilidade de indivíduos idosos a efeitos adversos ou terapêuticos mais intensos. A vulnerabilidade dos idosos aos problemas decorrentes do uso de medicamentos é grande, o que se deve à complexidade dos problemas clínicos, à necessidade de múltiplos agentes terapêuticos e às alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas inerentes ao envelhecimento. Deste modo, racionalizar o uso de medicamentos e evitar os agravos advindos da poli farmácia será, sem dúvida, um dos grandes desafios da saúde pública deste século. Como homeopata os cuidados devem ser redobrados quando você for procurado para tratar e acompanhar um idoso. Entre esses cuidados necessários e essenciais na condução do tratamento homeopático em idosos, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta.
I. Perguntar aos pacientes sobre o tipo, dose e frequência de todos os seus medicamentos, inclusive os sem prescrição, e sobre os tratamentos complementares, tais como: fisioterapia, psicoterapia, atividade física, acupuntura, fitoterapia, homeopatia etc.
II. Avaliar os potenciais riscos e benefícios de cada medicamento, antes de iniciar qualquer tratamento. Os medicamentos devem ser categorizados como essencial para os resultados desejados ou opcionais, com o objetivo de reduzir ou eliminar os opcionais.
III. Suspender as medicações que não têm uma indicação exata ou são contraindicadas. A utilização de medicações deve ser limitada apenas àquelas que são absolutamente necessárias.
IV. Descontinuar lentamente o uso dos medicamentos alopáticos, quando possível, na medida em que o paciente for melhorando com o tratamento homeopático, devido ao risco de efeito rebote.
Estão corretas as afirmativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...