Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Você atende um paciente masculino, pardo, com 56 anos de idade, com dor precordial há cerca de 40 minutos. O paciente é hipertenso, tabagista e não refere episódios semelhantes antes. Sua pressão arterial era de 130 x 90 mmHg. O ECG é compatível com infarto agudo do miocárdio em parede anterior. A saturação de oxigênio é de 92% em ar ambiente. Entre as condutas imediatas a serem tomadas, antes da admissão hospitalar, assinale a INCORRETA:
Considere um paciente masculino, branco, 63 anos, com quadro de insuficiência cardíaca sintomática (classe III) e disfunção ventricular. Esse paciente é encaminhado após ser feito esse diagnóstico, há 3 dias, por médico da equipe de saúde da família sem medicação. Entre as opções abaixo para tratamento, assinale a alternativa correta:
Você atende um paciente de 62 anos, com histórico de insuficiência cardíaca com disfunção ventricular esquerda. Esse paciente apresenta quadro agudo de fibrilação atrial com alta resposta ventricular. Entre as opções para tratamento farmacológico imediata abaixo, a mais indicada seria:
Paciente diabético masculino 61 anos de idade vem sendo tratado com metformina, com excelente controle metabólico, mantendo glicemias pré-prandiais < 100 mg/dl. Você atende esse paciente pela primeira vez e observa que o mesmo é portador de doença renal crônica com filtração glomerular de 49 ml/min, estável nos últimos 6 meses. A conduta mais adequada seria:
Paciente masculino, 71 anos de idade, realizou glicemia após 10 horas de jejum, cujo resultado foi de 128 mg/dl. Foi orientado a repetir o exame após uma semana com jejum de 12 horas, sendo que o resultado desse exame foi de 126 mg/dl. Quanto ao diagnóstico desse paciente assinale a alternativa correta:
Paciente de 65 anos portador de doença renal hipertensiva apresenta em seus exames de seguimento, taxa de filtração glomerular estimada pela fórmula do MDRD de 44 ml/min/1,73 m2. A dosagem de albuminúria foi de 49 mg/24 horas. Considerando o estadiamento da doença renal crônica desse paciente, sua classificação seria:
Paciente feminina com 27 anos de idade, peso corporal de 64 kg, está internada e recebendo tratamento com amicacina e ceftriaxone para pielonefrite aguda, há 5 dias. À admissão apresentava creatinina sérica de 0,8 mg/dl e, após 5 dias de internação, sua creatinina sérica é de 1,2 mg/dl, exame repetido com resultado confirmado. Manteve diurese de cerca de 1050 ml nas últimas 24 horas antes do exame. Considerando a diretriz do KDIGO (Kidney Disease Improvement Global Outcomes), sobre a função renal desse paciente assinale a alternativa correta.
Para estimativa da filtração glomerular, considerando o desempenho das diferentes formas de avaliação, o resultado mais acurado é dado pela:
Assinale a alternativa correta que contém um exame complementar que deve ser pedido, rotineiramente, na avaliação inicial de todos os pacientes hipertensos. Considere as recomendações da 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (2016).
CCF, 57 anos, feminina, diabética, tem diagnóstico confirmado de hipertensão arterial estágio 1. Não ingere álcool, não é tabagista e seus exames laboratoriais (perfil lipídico, albuminúria, glicemia de jejum e filtração glomerular) estão todos na faixa da normalidade. Ao ECG, observa-se ausência de sinais de hipertrofia ventricular, sem outros dados relevantes. Pais são vivos com idade superior a 80 anos e não relata vasos de doença cardiovascular prematura na família. As demais avaliações não são compatíveis com lesões de órgãos-alvo. A conduta correta seria:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...