Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente masculino, 16 anos de idade, após libação alcoólica e privação de sono na noite anterior, desperta com episódios de abalos rápidos, semelhantes a choques nos membros superiores, sem alteração da consciência. Devido a isso, joga objetos no chão. Um dia evoluiu com crise tônico-clônica generalizada, pela manhã, após os episódios mioclônicos. O tratamento de escolha é:
Paciente masculino, 28 anos de idade, queixando-se de dificuldade para correr e caminhar, com início há aproximadamente 4 anos e com piora progressiva. À ectoscopia, apresenta amiotrofia em pernas, com predomínio na musculatura intrínseca dos pés e do músculo tibial anterior e possui, também, pés cavus. Reflexos profundos ausentes em membros inferiores. Sensibilidade vibratória e tato diminuídos. Mãe apresenta dificuldade de marcha e paresia dos membros superiores, com necessidade de cadeira de rodas, associada a deformidades importantes nos pés. O diagnóstico é:
Paciente feminina, 38 anos de idade, em pós-operatório recente de macroadenoma hipofisário, evoluindo com fadiga, mal estar e confusão mental. Exames realizados, no setor de emergência: Hto 29%, leucograma com 4862 células e 2% de bastões, K 4,6 mEq/L, Na 120 mEq/L, ureia 32 mg/dL, creatinina 0,9 mg/dL. O diagnóstico é:
Paciente, de 20 anos de idade, despertou com queda do punho da mão direita e paresia na extensão dos dedos. Foi lesionado o nervo:
Paciente, 25 anos de idade, apresenta crise convulsiva tônico-clônica generalizada, após acidente automobilístico, e TCE moderado com concussão hemorrágica frontal medindo 0,9 cm x 1,3 cm. Na emergência, foi administrado diazepam endovenoso e fenitoína bolus e manutenção. Mantendo nível de consciência embotado, foi necessária intubação orotraqueal para proteção de vias aéreas. Após extubação, paciente apresenta nistagmo, tremor de extremidades e ataxia de marcha. A medida apropriada é:
Paciente de 35 anos de idade, sem comorbidades ou queixas prévias, apresenta cefaleia holocraniana de moderada intensidade, contínua, opressiva, com início, há 5 semanas. Relata turvação visual bilateral de início recente, além de sudorese profusa, vespertina. Tomografia de crânio sem contraste não evidencia alterações. Exame de líquor demonstra pressão inicial 32 cmH20, 284 células com predomínio de mononucleares, glicose 32 mg/dL e proteína 86 mg/dL. O diagnóstico é:
Síndrome de Hakim-Adams é usada para descrever a hidrocefalia comunicante crônica do adulto. A tríade de sintomas encontrada é:
Paciente masculino, 58 anos de idade, portador de neoplasia gástrica e ressecção extensa, permaneceu internado por longa data, devido a complicações infecciosas pós-operatórias, com necessidade de nutrição parenteral prolongada. Apresenta início súbito de confusão mental, nistagmo horizontal nas miradas laterais, paralisia do reto lateral à direita e ataxia apendicular. Ressonância de crânio evidencia alteração de sinal em FLAIR, distribuída simetricamente em região periaquedutal, sem restrição à difusão e sem captação de contraste. O diagnóstico é:
Miastenia gravis é uma desordem que afeta a transmissão neuromuscular caracterizada por fraqueza muscular flutuante. Em aproximadamente 80-85% dos pacientes, encontra-se o anticorpo anti-acetilcolina circulante. Na miastenia gravis não timomatosa e anti-AChR negativo, o anticorpo a ser pesquisado é o:
Paciente, 68 anos de idade, hipertenso, diabético e dislipidêmico, apresenta instalação aguda de paraplegia arreflexa e hipotônica, associada à anestesia dolorosa e térmica, com nível sensitivo em T6, sensibilidade vibratória e propriocepção preservada. Retenção urinária e fecal. O diagnóstico é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...