Lista completa de Questões sobre Anestesiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de bloqueio mais indicado para o procedimento de hidrocelectomia em pacientes pediátricos:
Atleta de 23 anos de idade, candidato a cirurgia eletiva para reparo de ligamentos do joelho, foi submetido a bloqueio subaracnóideo na posição sentada, sob sedação. No caso em questão, pode-se afirmar que:
Paciente H. L. S., 52 anos de idade, é levado ao pronto-socorro por familiares, apresentando quadro de rebaixamento do nível de consciência e de agitação psicomotora. Os informantes negam antecedentes patológicos, uso de medicação contínua ou alergia aos fármacos habituais. Na sala de emergência, após as medidas iniciais, o paciente segue retirando-se dos estímulos dolorosos, desorientado e com abertura ocular aos estímulos dolorosos, com PA de 84 mmHg x 62 mmHg e frequência cardíaca de 97 batimentos/minuto. A análise gasométrica arterial apresenta como valores: pH = 7,15; HCO3 = 6 mEq/litro; PCO2 = 18 mmHg; Na+ = 135 mEq/litro; Cl = 114 mEq/litro; e K+ = 4,5 mEq/litro.
Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa que indica a pontuação na escala de Glasgow após as medidas iniciais, a PCO2 esperada para o distúrbio gasométrico, o valor do hiato iônico e o diagnóstico gasométrico final.
Como se denomina a presença de dor desencadeada por um estímulo não doloroso?
A respeito da técnica de bloqueio de nervo peniano em pacientes pediátricos, assinale a alternativa incorreta.
Na unidade de recuperação pós-anestésica, o tremor pode aumentar o risco de complicações, principalmente nos pacientes com miocardiopatia isquêmica. Está indicada no tratamento de tremores no pós-operatório a seguinte droga:
Qual é a via de metabolização do betabloqueador esmolol?
A manutenção da permeabilidade das vias áreas superiores nos pacientes pediátricos com síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), quando submetidos à anestesia geral, é de extrema importância, visto que estes pacientes apresentam maior risco de complicações relacionados aos procedimentos e aos agentes anestésicos, que podem piorar a condição obstrutiva da síndrome, predispondo ao aumento da resistência das vias áreas superiores, ocasionando eventos obstrutivos. A respeito dos agentes anestésicos apresentados abaixo e seus efeitos em pacientes pediátricos com síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), analise as afirmativas, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
( ) Os barbitúricos podem agravar a obstrução das vias aéreas superiores e aumentar o risco de depressão respiratória.
( ) O uso de fentanil, mesmo em doses baixas, após anestesia inalatória, pode resultar em agravamento dos sintomas da síndrome.
( ) A sedação com dexmedetomidina produz sono com propriedades sedativas semelhantes ao sono natural, possui ainda propriedades ansiolíticas, sedativas e analgésicas.
Com referência às alterações fisiológicas induzidas pela gravidez, pode-se afirmar:
Um paciente jovem, sem comorbidades, em jejum adequado, foi submetido à cirurgia de adenoamigdalectomia sob anestesia geral, tendo sido hidratado com apenas 500ml de solução cristaloide. No momento da extubação, o paciente sofreu um laringoespasmo importante, difícil de ser revertido, tendo que, além de ventilar com pressão positiva e oxigênio a 100%, administrar dose baixa de succinilcolina e propofol, conseguindo então resolver o laringoespasmo após 3 minutos dele ter se iniciado. Já estabilizado, a ausculta do tórax revela estertores bilaterais. Sobre o quadro, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...