Lista completa de Questões sobre Anestesiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente O. L. S., 65 anos de idade, sexo masculino, branco, trabalhador rural, comparece ao serviço de atendimento com queixa de mancha na fronte com crescimento progressivo nos últimos oito anos, tendo se originado de uma pinta na região. O paciente negou dor no local ou prurido. Clinicamente, trata-se de lesão plana e assimétrica, com bordos irregulares e heterocromia em tons de marrom, medindo 4,5 cm no maior diâmetro. Na região cervical, sobressaem alguns linfonodos de consistência amolecida, indolores e móveis.
Quanto a esse caso clínico, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e a lesão originária corretas.
O reflexo oculocardíaco (ROC) é o reflexo mais importante que pode ocorrer em cirurgia oftálmica, sendo que a monitoração e manipulação adequadas ao paciente são de extrema importância, uma vez que sua incidência pode colocar em risco a vida do paciente. Sobre o ROC, assinale a alternativa correta:
A estimulação de nervos é uma técnica que tem alta aplicabilidade na anestesia regional. A respeito dessa técnica, pode-se afirmar:
P. P. S., 58 anos de idade, sexo masculino, etilista crônico e portador de cirrose hepática, é admitido com quadro de hematêmese moderada e melena, associado à queda do estado geral. Clinicamente observa-se paciente grave, ictérico +2/+4, afebril, consciente e orientado. Ele apresenta ascite volumosa, circulação colateral tipo porta, aranhas vasculares e ginecomastia moderada. No pronto-socorro, após as medidas iniciais, realiza-se paracentese com débito de oito litros de líquido ascítico turvo, encaminhado ao laboratório juntamente à amostra de sangue. Na análise do laboratório, obtêm-se gradiente soro-ascite albumina = 1,3 g/dL; adenosina deaminase do líquido ascítico = 10 UI; contagem de polimorfonucleares = 252/mm3; no plasma, ureia = 80 mg/dL e creatinina = 1,9 mg/dL. Acultura do líquido e do sangue não apresentaram crescimento de aeróbios e anaeróbios.
Com relação ao caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta o anestésico intravenoso que está associado ao menor risco de ocorrência de náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO) precoce, quando utilizado na indução anestésica em anestesia geral:
O plexo braquial é formado pelas raízes de C5 a T1, a respeito das quais é possível afirmar:
Paciente D. G. F., 40 anos de idade, sexo feminino, vítima de acidente automobilístico com três óbitos no local, foi admitida em UTI após a estabilização do quadro de traumatismo cranioencefálico grave. Ela segue estável hemodinamicamente sem uso de drogas vasoativas, com necessidade de suporte ventilatório e sem sedação há 48 horas. O laboratório clínico não aponta distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos, a gasometria arterial está dentro dos parâmetros de normalidade, temperatura central é de 36,5 °C e PAM = 80 mmHg.
Com base nesse caso clínico e considerando os preceitos legais e as Diretrizes para Avaliação e Validação do Potencial Doador de Órgãos em Morte Encefálica, assinale a alternativa correta.
Qual tipo de choque está associado a níveis baixos de TNF (Fator de Necrose Tumoral)?
O medicamento comumente utilizado para profilaxia de náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO) em pacientes pediátricos de baixo risco, administrado em dose única na indução anestésica é:
Assinale a alternativa correta.
A oclusão da artéria retiniana é uma complicação pósanestésica que se caracteriza como cegueira monocular indolor. A respeito dessa complicação, pode-se afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...