Lista completa de Questões sobre Anestesiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
D. H. S. R., 17 anos de idade, sexo feminino, chega ao pronto-socorro acompanhada pela mãe e apresentando queixa de urina de coloração levemente avermelhada, além de espumosa. Apresenta antecedente recente de infecção de vias aéreas. Ao exame físico, está hipocorada +2/+4 e apresenta frequência cardíaca de 85 batimentos/minuto, pressão arterial de 125 mmHg x 100 mmHg e edema +1/+4 em membros inferiores. Achados relevantes do laboratório são creatinina plasmática de 4,8 mg/dL, hipoproteinemia significativa, IgA com títulos normais, queda acentuada da fração C3 do complemento, proteinúria +3/+4 e hematúria microscópica, com hemácias eumórficas e cilindros hialinos.
A respeito do caso hipotético apresentado, é correto afirmar que o quadro clínico corresponde a
Sobre o potencial de ação ocorrido na bioeletrogênese cardíaca, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A excitação da fibra miocárdica inicia com despolarização da célula através do rápido influxo de Na+ para dentro do sarcolema.
II. Durante o platô do potencial de ação, ocorre saída lenta de Ca++ da célula, adiantando a repolarização.
III. Na fase de repolarização, há efluxo rápido de K+ da célula.
IV. Durante a diástole e após a repolarização, há mais entrada de sódio na célula.
A ocorrência de náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO) em pacientes pediátricos, são um dos efeitos adversos mais comuns após procedimento anestésicocirúrgico, sendo importante para o anestesiologista saber identificar quais os fatores de risco que podem estar associados ao NVPO nesses pacientes. Dentre os fatores de risco de NVPO em crianças estão: Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Crianças menores de 3 (três) anos.
II. Cirurgia de estrabismo.
III. História prévia de NVPO dos pais ou familiares de 1º grau.
IV. Duração da cirurgia maior que 30 minutos.
V. Cirurgia de tonsilectomia ou de adenoidectomia.
Estão corretas:
Médica radiologista de 40 anos de idade, sem estados mórbidos associados, em um exame radiológico de rotina tem como achado linfonodomegalia cervical. A ressonância magnética evidencia formação expansiva, de contornos lobulados, localizada no espaço visceral paratraqueal direito, com desvio da traqueia para o lado oposto. Na entrevista pré-anestésica, não há queixa de disfagia e/ou disfonia. Após anestesia geral venosa total, é realizada cervicotomia exploradora com a monitorização de eletroneuromiografia transoperatória. Após despertar no centro cirúrgico, a paciente recebe alta da sala de recuperação anestésica com Aldrete-Kroulik 10. A respeito desse caso, pode-se afirmar:
Paciente W. S. S., 20 anos de idade, sexo feminino, 60 kg, é admitida no pronto-socorro com quadro de confusão mental e rebaixamento do nível de consciência. Os familiares informam que ela esteve internada por três dias em um serviço de referência para tratamento de um quadro de encefalite herpética. O relatório médico de alta apontava drenagem, por sonda nasogástrica, de aproximadamente 2.000 mL de estase ao dia, além do uso de manitol e da infusão de 2.000 mL de solução glicosada 5% por dia. O exame físico revela PA de 70 mmHg x 40 mmHg, frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto, extremidades frias e tempo de enchimento capilar de sete segundos, veias jugulares colabando com a respiração e oligoanúrica.
Em relação ao caso clínico relatado e ao exame físico, assinale a alternativa correta.
Na etiopatogênese da hipertermia maligna, qual tipo de receptor se apresenta como uma isoforma anormal que vai desencadear o processo?
Assinale a alternativa correta. No bloqueio do plexo braquial em pacientes pediátricos, a abordagem utilizada mais comumente pela simplicidade da técnica e baixo risco de complicações é através da via:
Paciente masculino de 62 anos de idade foi submetido a ressecção endoscópica da próstata sob raquianestesia hiperbárica lombar. A baricidade e a densidade são dois conceitos a serem levados em consideração quando indicada a raquianestesia. Nesse sentido, pode-se afirmar:
L. A. P., 42 anos de idade, bancário, comparece ao ambulatório de clínica médica para avaliação. Ele relata ao médico residente que passa por quadro de dispneia, ortopneia, dispneia paroxística noturna e rouquidão há três anos, com piora recente, inclusive com um episódio de hemoptoico. Aponta ainda que apresentou dois episódios de síncope no trabalho, após intensa angústia, sudorese fria e tremores em extremidades superiores. Clinicamente, apresenta discreto edema em membros inferiores. O exame do aparelho respiratório encontra-se dentro dos parâmetros de normalidade. O aparelho cardiovascular apresenta ritmo irregular, percebendo-se ruflar diastólico após estalito de abertura e B1 e P1 hiperfonéticas.
Com base nesse caso e nos exames complementares, assinale a alternativa que indica o quadro da paciente.
Dentre as substâncias a seguir, qual NÃO é algiogênica?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...