Questões sobre Anestesiologia

Lista completa de Questões sobre Anestesiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

D. H. S. R., 17 anos de idade, sexo feminino, chega ao pronto-socorro acompanhada pela mãe e apresentando queixa de urina de coloração levemente avermelhada, além de espumosa. Apresenta antecedente recente de infecção de vias aéreas. Ao exame físico, está hipocorada +2/+4 e apresenta frequência cardíaca de 85 batimentos/minuto, pressão arterial de 125 mmHg x 100 mmHg e edema +1/+4 em membros inferiores. Achados relevantes do laboratório são creatinina plasmática de 4,8 mg/dL, hipoproteinemia significativa, IgA com títulos normais, queda acentuada da fração C3 do complemento, proteinúria +3/+4 e hematúria microscópica, com hemácias eumórficas e cilindros hialinos.

A respeito do caso hipotético apresentado, é correto afirmar que o quadro clínico corresponde a

  • A. glomerulonefrite mesângiocapilar, doença que predomina em adultos jovens femininos com faixa etária em idade inferior a 30 anos. A presença de infecção de vias aéreas precede o quadro em torno de 40%. Na microscopia óptica, há hipercelularidade, expressão da matriz mesangial e duplicação da membrana basal glomerular.
  • B. glomerulonefrite hipocomplementênica, doença que acomete proporcionalmente homens e mulheres jovens e com idade inferior a 20 anos, cursando com doença renal crônica e agudizações da doença renal crônica. A infecção de vias aéreas está associada ao quadro em até 53% dos casos. Na microscopia óptica, há hipercelularidade, matriz mesangial íntegra e membrana basal glomerular com depósitos de IgA e fração C3 do complemento, mesmo na vigência de títulos normais.
  • C. glomerulonefrite parietoproliferativa, doença que acomete jovens femininos até a segunda década de vida. Pode haver relação com infecção de vias aéreas em até 60% dos casos, podendo cursar com IgA em títulos normais ou elevados, assim como hematúria micro e macroscópica. Na microscopia óptica, observam-se deposição de imunocomplexos e fração C3 do complemento, variável na matriz mesangial e na membrana basal glomerular.
  • D. glomerulonfrite membranoproliferativa, doença que acomete homens e mulheres na proporção 4:1, em qualquer faixa etária, porém com predomínio em adultos jovens. Os pródromos são infecções de vias aéreas, na grande maioria dos casos, podendo evoluir com crises intermitentes e doença renal crônica, na vigência de títulos normais de IgA, e títulos elevados de IgG e IgM. Na microscopia óptica, há a presença de concrescentes celulares do espaço de Bowman.
  • E. nefropatia de Berger, doença que acomete qualquer faixa etária, sendo frequente entre os 20 e 30 anos de idade, com predomínio do sexo masculino na proporção 3:1. A apresentação clínica mais comum são surtos de hematúria macroscópica ou microscópica associada a infecções inespecíficas do trato respiratório superior. Pode cursar com títulos de IgA normais ou elevados, em até 50% dos casos. A microscopia óptica pode variar com deposição predominante de IgA no mesângio à imunofluorescência.

Sobre o potencial de ação ocorrido na bioeletrogênese cardíaca, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A excitação da fibra miocárdica inicia com despolarização da célula através do rápido influxo de Na+ para dentro do sarcolema.

II. Durante o platô do potencial de ação, ocorre saída lenta de Ca++ da célula, adiantando a repolarização.

III. Na fase de repolarização, há efluxo rápido de K+ da célula.

IV. Durante a diástole e após a repolarização, há mais entrada de sódio na célula.

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas I e IV.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas II e IV.

A ocorrência de náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO) em pacientes pediátricos, são um dos efeitos adversos mais comuns após procedimento anestésicocirúrgico, sendo importante para o anestesiologista saber identificar quais os fatores de risco que podem estar associados ao NVPO nesses pacientes. Dentre os fatores de risco de NVPO em crianças estão: Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I. Crianças menores de 3 (três) anos.

II. Cirurgia de estrabismo.

III. História prévia de NVPO dos pais ou familiares de 1º grau.

IV. Duração da cirurgia maior que 30 minutos.

V. Cirurgia de tonsilectomia ou de adenoidectomia.

Estão corretas:

  • A. Apenas as afirmativas I, II, III e IV
  • B. Apenas as afirmativas II, III, IV e V
  • C. Apenas as afirmativas I, II e IV
  • D. Apenas as afirmativas II, III e V
  • E. Todas as afirmativas

Médica radiologista de 40 anos de idade, sem estados mórbidos associados, em um exame radiológico de rotina tem como achado linfonodomegalia cervical. A ressonância magnética evidencia formação expansiva, de contornos lobulados, localizada no espaço visceral paratraqueal direito, com desvio da traqueia para o lado oposto. Na entrevista pré-anestésica, não há queixa de disfagia e/ou disfonia. Após anestesia geral venosa total, é realizada cervicotomia exploradora com a monitorização de eletroneuromiografia transoperatória. Após despertar no centro cirúrgico, a paciente recebe alta da sala de recuperação anestésica com Aldrete-Kroulik 10. A respeito desse caso, pode-se afirmar:

  • A. o nervo laríngeo superior ou recorrente inerva a traqueia
  • B. a traqueia se estende até a carina ao nível da sexta vértebra dorsal
  • C. o nervo glossofaríngeo exerce inervação sensitiva e motora da laringe
  • D. o uso de atropina venosa antes da anestesia tópica da orofaringe diminui a diluição da lidocaína pela saliva

Paciente W. S. S., 20 anos de idade, sexo feminino, 60 kg, é admitida no pronto-socorro com quadro de confusão mental e rebaixamento do nível de consciência. Os familiares informam que ela esteve internada por três dias em um serviço de referência para tratamento de um quadro de encefalite herpética. O relatório médico de alta apontava drenagem, por sonda nasogástrica, de aproximadamente 2.000 mL de estase ao dia, além do uso de manitol e da infusão de 2.000 mL de solução glicosada 5% por dia. O exame físico revela PA de 70 mmHg x 40 mmHg, frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto, extremidades frias e tempo de enchimento capilar de sete segundos, veias jugulares colabando com a respiração e oligoanúrica.

Em relação ao caso clínico relatado e ao exame físico, assinale a alternativa correta.

  • A. A paciente apresenta elevado grau de depleção do espaço intracelular, causando os manifestos sinais de choque hipovolêmico.
  • B. A paciente apresenta depleção aproximada de 25% a 35% do componente vascular, fato que impacta na pressão de perfusão renal, levando à oligoanúria.
  • C. As soluções adequadas para reposição de volume e de eletrólitos, nesse caso, são as salinas hipertônicas, como Ringer-lactato e salina a 3%. Estas, quando infundidas em velocidades adequadas, levam à restauração de volume circulante e de eletrólitos.
  • D. Durante a primeira hora, é importante infundir volume suficiente para controlar os sinais de instabilidade hemodinâmica. Como medida clínica auxiliar, pode-se utilizar a quantificação da diurese, além de ser mandatória a monitorização da pressão venosa central.
  • E. A paciente apresenta aproximadamente 12 litros de volume de espaço extracelular, enquanto o déficit estimado corresponde a 40% a 50%. O volume que deverá ser infundido será entre 4,8-6,0 litros de salina isotônica.

Na etiopatogênese da hipertermia maligna, qual tipo de receptor se apresenta como uma isoforma anormal que vai desencadear o processo?

  • A. Receptor de Acetilcolina.
  • B. Receptor de Serotonina.
  • C. Receptor de Dantroleno.
  • D. Receptor de Cafeína.
  • E. Receptor de Rianodina.

Assinale a alternativa correta. No bloqueio do plexo braquial em pacientes pediátricos, a abordagem utilizada mais comumente pela simplicidade da técnica e baixo risco de complicações é através da via:

  • A. Infraclavicular
  • B. Interescalênica
  • C. Paraescalenica
  • D. Supraclavicular
  • E. Axilar

Paciente masculino de 62 anos de idade foi submetido a ressecção endoscópica da próstata sob raquianestesia hiperbárica lombar. A baricidade e a densidade são dois conceitos a serem levados em consideração quando indicada a raquianestesia. Nesse sentido, pode-se afirmar:

  • A. a densidade do líquor varia com o sexo
  • B. o sufentanil tem densidade maior que o líquor
  • C. a densidade de uma solução não varia com a temperatura
  • D. a baricidade se define pela relação entre densidade da solução anestésica e a densidade do sangue

L. A. P., 42 anos de idade, bancário, comparece ao ambulatório de clínica médica para avaliação. Ele relata ao médico residente que passa por quadro de dispneia, ortopneia, dispneia paroxística noturna e rouquidão há três anos, com piora recente, inclusive com um episódio de hemoptoico. Aponta ainda que apresentou dois episódios de síncope no trabalho, após intensa angústia, sudorese fria e tremores em extremidades superiores. Clinicamente, apresenta discreto edema em membros inferiores. O exame do aparelho respiratório encontra-se dentro dos parâmetros de normalidade. O aparelho cardiovascular apresenta ritmo irregular, percebendo-se ruflar diastólico após estalito de abertura e B1 e P1 hiperfonéticas.

Com base nesse caso e nos exames complementares, assinale a alternativa que indica o quadro da paciente.

  • A. Estenose aórtica; eletrocardiograma esboça aumento atrial esquerdo e hipertrofia ventricular esquerda; ecocardiograma com hipertrofia ventricular esquerda concêntrica, separação reduzida das cúspides da valva aórtica e doppler mostrando gradiente acentuado nos casos graves.
  • B. Insuficiência mitral; eletrocardiograma esboça aumento atrial esquerdo e hipertrofia ventricular esquerda; ecocardiograma com aumento de ventrículo esquerdo, hipertrofia ventricular esquerda e doppler com grande jato regurgitante.
  • C. Estenose mitral; eletrocardiograma esboça aumento atrial esquerdo e hipertrofia ventricular direita; ecocardiograma com movimento restrito dos folhetos de valva mitral e doppler tricúspide pode revelar hipertensão pulmonar.
  • D. Insuficiência aórtica; eletrocardiograma esboça aumento atrial esquerdo e hipertrofia ventricular esquerda; ecocardiograma mostra, para os casos crônicos, grande aumento de ventrículo esquerdo e, para os agudos, ventrículo esquerdo pequeno e pré-fechamento de válvula mitral.
  • E. Insuficiência pulmonar; eletrocardiograma esboça aumento atrial direito e hipertrofia ventricular direita; ecocardiograma mostra, para os casos crônicos, grande aumento de ventrículo direito e, para os agudos, ventrículo direito pequeno e pré-fechamento de válvula tricúspide.

Dentre as substâncias a seguir, qual NÃO é algiogênica?

  • A. Leucotrieno.
  • B. Substância P.
  • C. Histamina.
  • D. Serotonina.
  • E. Bradicinina.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...