Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Alguns pacientes procuraram assistência médica por apresentarem nódulos tireoideanos. Todos realizaram ultrassonografia de tireoide com Doppler.
As características mais associadas à malignidade são
A respeito da hiperuricemia, distúrbio metabólico que cursa com atrite, julgue os itens que se seguem. A presença de osteopenia, associada a osteoartrose, e de anquilose, nas fases mais avançadas de gota crônica, são características encontradas nos exames de imagem dessa doença.
Uma paciente de cinquenta anos de idade compareceu a um ambulatório de clínica médica relatando que, havia um mês, vinha apresentando dor difusa e aumento do volume do abdome. No prontuário da paciente, estava descrito que ela era supervisionada pelo serviço médico por apresentar hepatite crônica persistente. No exame físico, a paciente apresentou icterícia, macicez móvel, dor difusa à palpação e ausência de visceromegalias. Os exames laboratoriais mostraram albumina de 2g/dL (normal: 3,9 a 4,6g/dL); bilirrubina total de 5 mg/dL (3,5 mg/dL de bilirrubina direta); tempo de protrombina de 18 segundos (normal: 10 a 14 segundos); TGO de 150 U/L; e TGP de 100 U/L.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsecutivos.
O diagnóstico de hepatite C será firmado caso a paciente realize biópsia hepática que confirme o diagnóstico de cirrose nodular.Uma menina de dez anos de idade foi levada pela mãe a uma emergência pediátrica com inchaço havia trinta dias. A mãe relatou que não percebeu mudanças na cor e no volume urinário, bem como não referiu infecção de pele ou de vias aéreas superiores nesse período de tempo. Ao exame físico, a criança apresentou pressão arterial de 110 mm Hg x 75 mm Hg (percentil 85 da curva pressão arterial por altura); frequência cardíaca de 85 bpm; frequência respiratória de 20 irpm; palidez 1+/4, adinâmica, ritmos cardíaco e respiratório regulares, sem maiores achados à ausculta cardíaca e respiratória, hepatomegalia e edema generalizado. Os exame de urina mostrou duas células epiteliais/campo, seis hemácias/campo, seis leucócitos/campo, ausência de glicose, ausência de bilirrubinas, proteínas +++, ausência de nitritos, cilindros hemáticos ausentes, cilindros leucocitários ausentes, cilindros epiteliais ausentes, cilindros gordurosos presentes. Além do exame de urina, o médico solicitou outros exames.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Caso os exames complementares mostrem proteinúria de vinte e quatro horas de 80 mg/kg/dia, albumina sérica de 2,0 mg/dL e colesterol total de 300 mg/dL, o diagnóstico clínico será de síndrome nefrótica.Jovem de 32 anos procura o hospital para investigação de fraqueza progressiva de membros inferiores que teve início há 1 semana; no momento, com discreto desconforto respiratório. Nega febre ou alterações esfincterianas. Ao exame, taquipnéico, paraparesia simétrica de membros inferiores, com arreflexia, sem alterações sensitivas. Restante do exame normal. Punção liquórica revela dissociação albumino-citológica.
Diante do quadro clínico apresentado pelo paciente, o diagnóstico mais provável é:
Paciente em que, com maior probabilidade, ocorre um quadro de hiperparatireoidismo:
Acompanhando diversos pacientes acometidos de hipertireoidismo e comparando os achados nos jovens e nos idosos observa-se que nestes últimos é mais frequente o encontro de
A respeito da hiperuricemia, distúrbio metabólico que cursa com atrite, julgue os itens que se seguem. A monoartrite que acomete a primeira articulação metatarso-falângica constitui, em torno de 50% dos casos, a apresentação clínica inicial mais comum da doença.
Uma paciente de vinte e cinco anos de idade compareceu a um ambulatório de clínica médica relatando que, periodicamente, há um ano, apresenta quadro clínico constituído por dor abdominal difusa (que melhora com a evacuação) associada à alteração do hábito intestinal, podendo ocorrer diarreia ou constipação intestinal. A resolução dos sintomas é espontânea, os quais duram no máximo dois dias. O exame físico realizado na paciente não apresentou alterações dignas de nota.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.
Caso a paciente apresentasse P-ANCA positivo, o diagnóstico de síndrome do intestino irritável seria confirmado.Um pré-escolar do sexo masculino com dois anos de idade apresentava febre, polaciúria e disúria havia três dias. Sua mãe relatou ser a primeira vez que ele apresentava quadro como esse. O exame físico, exceto pela febre, foi normal. O resultado do hemograma completo mostrou hematócrito de 40%, 8.500 leucócitos/mm3, 45% de neutrófilos, 2% de bastonetes, 2% de eosinófilos, 1% de basófilos, 45% de linfócitos, 5% de monócitos. O exame de urina apresentou os seguintes resultados: três hemácias/campo, quinze piócitos/campo, uma célula epitelial/campo, ausência de proteínas e de glicose, nitrito positivo e ausência de cilindros.
No que diz respeito a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Esse pré-escolar deve receber tratamento inicial empírico com o antibiótico ceftazidime, na dose de 10 mg/kg/dose, a cada oito horas.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...