Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando, respectivamente, um conjunto de resultados representado pela série A1C, glicemia de jejum, glicemia ao acaso e teste de tolerância a glicose, assinale a alternativa que indica o critério atual para o diagnóstico de diabetes.
Acerca de medicina e segurança do trabalho e de alguns instrumentos da política de saúde e segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.
O estabelecimento da relação causal entre um determinado evento de saúde dano ou doença , individual ou coletivo, potencial ou instalado, e uma dada condição de trabalho constitui condição básica para a implementação das ações de saúde do trabalhador nos serviços de saúde.
Em relação ao quadro clínico e tratamento do diabetes melito (DM), selecione a afirmativa correta.
Não há evidência epidemiológica que as modificações no estilo de vida, bem como do uso de agentes farmacológicos, nos indivíduos com tolerância á glicose diminuída, previnem ou retardam o início do DM.
Não há evidência epidemiológica que o controle rígido da pressão arterial reduza tanto as complicações microvasculares como macrovascularesempacientes diabéticos.
Nos estágios iniciais oDMdo tipo 2 caracteriza-se por um período de resistência à insulina, seguido pela tolerância à glicose diminuída e, finalmente o DMdo tipo 2.
Não há evidência epidemiológica da obesidade centrípeta como parte do processo patogênico da arteriosclerose noDMdo tipo 2.
As evidências epidemiológicas dos estudos recentes demonstram o benefício do controle glicêmico intensivo para melhoria da qualidade de vida, mas não reduziram as complicações microvasculares.
Acerca de medicina e segurança do trabalho e de alguns instrumentos da política de saúde e segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.
A recomendação do equipamento de proteção individual (EPI) adequado para o trabalhador desempenhar determinada atividade com segurança é de competência do serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT) ou, na sua inexistência, da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA).
Considerando a diretriz mais recente sobre ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em adultos, assinale a opção correta.
Entende-se por RCP de qualidade: frequência de até cem compressões por minuto, profundidade de compressão mínima de três centímetros e retorno parcial do tórax após cada compressão.
A avaliação da respiração ver, ouvir e sentir tem maior acurácia na detecção de ventilação adequada, possibilitando que se evitem intubações desnecessárias.
A recomendação referente à relação compressão-ventilação é de 30:2 para um único socorrista e de 15:2 para dois socorristas.
A sequência para atendimento recomendada para um socorrista que atue sozinho é que ele inicie as compressões torácicas antes da ventilação de resgate.
É imprescindível checar o pulso da vítima após o primeiro choque de desfibrilação, antes de se reiniciar a RCP.
Em relação à epidemiologia e manejo clínico da doença vascular hipertensiva, selecione a afirmativa correta.
Não há evidência epidemiológica da associação do aumento da prevalência da hipertensão arterial e a obesidade.
O aumento da atividade do eixo renina-angiotensina-aldosterona está, invariavelmente, associado à hipertensão arterial.
A redução da pressão arterial sistólica em 10 a 12 mmHg e da pressão diastólica de 5 a 6 mmHg com a terapia medicamentosa confere redução de risco relativas de 35 a 40% para acidente vascular cerebral e 12 a 16% para insuficiência cardíaca congestiva, em um período de 5 anos do início do tratamento.
Apesar da terapia medicamentosa reduzir a mortalidade cardiovascular, não se observa redução do risco de desenvolver insuficiência cardíaca.
Os beta bloqueadores sem atividade simpaticomimética intrínseca, reduzem a taxa de morte súbita, mortalidade geral e infarto do miocárdio recorrente, mas em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, não reduziram os riscos de hospitalização e mortalidade.
Acerca de medicina e segurança do trabalho e de alguns instrumentos da política de saúde e segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.
De acordo com portaria do Ministério da Saúde, os agravos relacionados ao trabalho de notificação obrigatória ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação são elencados nos seguintes anexos:
I lista dos agravos e doenças de notificação compulsória;
II lista dos agravos e doenças de notificação compulsória imediata;
III lista dos agravos e doenças de notificação compulsória em unidades sentinelas.
Após a estabilização clínica do paciente descrito no texto, a conduta mais indicada para esse paciente será o
uso de digitálico associado ao diurético de alça.
acompanhamento clínico a cada dois anos.
encaminhamento ao hemodinamicista para avaliação de valvuloplastia por cateter balão.
uso de betabloqueador associado ao diurético tiazídico.
encaminhamento ao cirurgião cardíaco para avaliação de correção da valvopatia.
Em relação ao quadro clínico das osteartrites, selecione a afirmativa correta.
A dor articular da osteoartrite manifesta-se tanto durante atividades físicas como em repouso e a rigidez articular costuma ser de longa duração.
Não há evidência epidemiológica da associação de osteoartrite de joelho e obesidade.
Em geral, a osteoartrite não poupa os punhos, cotovelo e tornozelos.
A osteoartrite é incomum em adultos com menos de 40 anos e nas pessoas de meia idade e idosos, é muito mais comum em homens que nas mulheres.
Aosteoartrite afeta comumente a coluna cervical e lombossacra, o quadril, o joelho e a primeira articulação metacarpofalangeana.
Acerca de medicina e segurança do trabalho e de alguns instrumentos da política de saúde e segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.
O benefício da aposentadoria por invalidez será concedido aos trabalhadores filiados ao RGPS que, por doença ou acidente, forem considerados por perícia médica da previdência social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...