Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 74 e 75
Um senhor de sessenta e três anos de idade compareceu ao ambulatório para investigação de dor abdominal, que perdurava havia cinco meses, associada à perda ponderal e icterícia progressiva. Relatou que, havia três dias, apresentava febre e calafrios. Diante dessa situação, o paciente foi internado, com indicação de antibioticoterapia, que, porém, não reverteu o quadro do paciente. A tomografia computadorizada de abdome evidenciou dilatação da árvore biliar intra e extra hepática, com lesão expansiva periampular e metástases hepáticas.Considere que, devido à persistência do quadro infeccioso, tenha ocorrido outra complicação com o paciente: o desenvolvimento de um abscesso hepático de 8 cm. Nessa situação, a abordagem terapêutica mais adequada é
o uso de colestiramina.
a drenagem percutânea guiada por imagem (tomografia computadorizada ou ultrassonografia) do abscesso.
a radiologia intervencionista da via biliar com drenagem externa da mesma.
a corticoterapia.
o uso de ácido ursodesoxicólico.
Texto para as questões 74 e 75
Um senhor de sessenta e três anos de idade compareceu ao ambulatório para investigação de dor abdominal, que perdurava havia cinco meses, associada à perda ponderal e icterícia progressiva. Relatou que, havia três dias, apresentava febre e calafrios. Diante dessa situação, o paciente foi internado, com indicação de antibioticoterapia, que, porém, não reverteu o quadro do paciente. A tomografia computadorizada de abdome evidenciou dilatação da árvore biliar intra e extra hepática, com lesão expansiva periampular e metástases hepáticas.Assinale a opção em que é apresentado o procedimento endoscópico terapêutico indicado para o caso acima descrito.
ecoendoscopia para estadiamento pré-operatório da lesão
endoscopia digestiva alta com gastroscópio e biópsias duodenais
endoscopia digestiva alta para avaliação de metástases gástricas
colangiopancreatografia endoscópica com tentativa de passagem de prótese em via biliar
ecoendoscopia com biópsia da lesão
Em pacientes com ingesta de cáusticos, a principal preocupação está relacionada à esofagite, com não raro negligenciamento das lesões gástricas. Com relação às gastrites químicas, assinale a opção correta.
O acometimento gástrico não é frequente.
Na ocorrência de necrose gástrica, a gastrostomia é indicada como procedimento de urgência.
Ao contrário do esôfago, a lavagem gástrica é recomendada.
O acometimento duodenal concomitante alcança 90%.
A região predominantemente envolvida é a antropilórica.
Em caso de realização de endoscopia digestiva em paciente com doenças transmissíveis por príon, como a encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como doença da vaca louca, as recomendações sobre a desinfecção do endoscópio são escassas no mundo, porém há diretrizes bem definidas pela Sociedade Europeia de Endoscopia. Com base nessas diretrizes, nessa situação, é correto afirmar que
apenas uma lavagem manual é necessária para desinfecção do endoscópio.
o endoscópio deve ser esterilizado com ácido peracético.
não é recomendado qualquer cuidado especial com relação à desinfecção do endoscópio.
a orientação é destruição, quarentena ou uso exclusivo do endoscópio utilizado em pacientes com doença similar, após desinfecção.
o endoscópio deve ser encaminhado para esterilização com óxido de etileno.
Durante endoscopia em um paciente com gastrite atrófica, observou-se a presença de múltiplas lesões elevadas de corpo e fundo gástrico. O médico procedeu à retirada das lesões para avaliação histológica, cujo resultado evidenciou tumor carcinoide. Com base nessas informações, e no que se refere a tumores carcinoides, assinale a opção correta.
No caso clínico acima, é descrito um caso clássico de tumor carcinoide do tipo III.
No caso clínico acima apresentado, é descrita uma apresentação clássica de tumor carcinoide do tipo I.
O carcinoide do tipo I é extremamente agressivo, com achados de metástases em cerca de 50% dos casos.
O carcinoide é uma lesão pré-neoplásica, o que o difere de adenocarcinoma.
Hipogastrinemia e hipercloridria são fatores determinantes para o desenvolvimento das lesões descritas no caso clínico acima apresentado.
Texto para as questões 69 e 70
Marcelo, com setenta e nove anos de idade, hipertenso e diabético, foi admitido no pronto-socorro com astenia e melena, que começaram havia dois dias. Ele não soube referir as medicações em uso, mas informou uso crônico de inibidor de bomba de prótons por indicação de seu médico assistente. Ao exame médico, o paciente apresentou-se apenas hipocorado, sem outras alterações. O exame laboratorial indicou hemoglobina de 6,0 g/dL e contagem de plaquetas de 250.000. Submetido o paciente a endoscopia digestiva alta, foi identificada, em fundo gástrico, lesão elevada com sinal da tenda positivo, medindo cerca de 8 cm e ulceração central de 3 cm, com coágulo plano aderido.Ainda considerando o caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.
O uso de inibidor de bomba de prótons endovenoso deve ser mantido na infusão de 8 mg por hora.
Devido às dimensões descritas e a alta prevalência da lesão, o neurofibroma é o diagnóstico mais provável.
No caso descrito, a reposição de plaquetas é imperativa.
Caso seja realizada ecoendoscopia e punção da lesão, a imunohistoquímica será dispensável.
O principal promotor da lesão descrita é o Helicobacter pylori, portanto o uso crônico de inibidor de bomba de prótons favorece a proliferação dessa bactéria, o que torna mais fácil sua identificação em uma biópsia endoscópica convencional.
Texto para as questões 69 e 70
Marcelo, com setenta e nove anos de idade, hipertenso e diabético, foi admitido no pronto-socorro com astenia e melena, que começaram havia dois dias. Ele não soube referir as medicações em uso, mas informou uso crônico de inibidor de bomba de prótons por indicação de seu médico assistente. Ao exame médico, o paciente apresentou-se apenas hipocorado, sem outras alterações. O exame laboratorial indicou hemoglobina de 6,0 g/dL e contagem de plaquetas de 250.000. Submetido o paciente a endoscopia digestiva alta, foi identificada, em fundo gástrico, lesão elevada com sinal da tenda positivo, medindo cerca de 8 cm e ulceração central de 3 cm, com coágulo plano aderido.Considerando as informações do caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.
Apesar do sangramento, e após a estabilização clínica, não há indicação de abordagem para ressecção da lesão.
A descrição do caso clínico de Marcelo é compatível com câncer gástrico precoce ligeiramente elevado.
O caso clínico de Marcelo refere-se a uma complicação comum que ocorre nos pólipos de glândula fúndica.
O exame endoscópico indicará com precisão o diagnóstico de adenocarcinoma gástrico avançado, Bormmann III.
Após a estabilização clínica, a ecoendoscopia é benéfica para o mais preciso diagnóstico do paciente.
Texto para as questões 67 e 68
Joaquim, soropositivo para HIV, com hepatite C com alta carga viral, deverá ser submetido a exame de endoscopia digestiva alta, devido à hemorragia digestiva alta causada por varizes de esôfago, com a aplicação de ligadura elástica sem intercorrências.Ainda considerando o caso clínico acima descrito, assinale a opção correta com relação à sedação de Joaquim.
Joaquim é um paciente com provável cirrose hepática, portanto o propofol é totalmente contraindicado.
O flumazenil deve estar disponível como antídoto de opioides que possam ser eventualmente utilizados durante o procedimento.
O naloxano deve ser prontamente administrado para reversão da encefalopatia potencialmente indutível por benzodiazepínicos.
Recomenda-se a monitorização cardíaca e com oximetria durante o procedimento adotado no caso em tela.
Se Joaquim estiver fazendo uso de ritonavir e lopinavir, ele deverá ser sedado com o uso de midazolam.
Texto para as questões 67 e 68
Joaquim, soropositivo para HIV, com hepatite C com alta carga viral, deverá ser submetido a exame de endoscopia digestiva alta, devido à hemorragia digestiva alta causada por varizes de esôfago, com a aplicação de ligadura elástica sem intercorrências.Acerca dos aspectos relacionados ao atendimento de Joaquim e do risco de infecção entre pacientes, assinale a opção correta.
A coinfecção de HIV e hepatite C demanda o uso de aparelho único para o paciente.
Joaquim deverá ser o último paciente a ser atendido durante o expediente.
Nessa situação, a desinfecção padrão do endoscópio é indicada.
A duração da desinfecção do endoscópio deverá ser o dobro do tempo preconizado para pacientes habituais.
Soluções à base de glutaraldeído não têm poder virucida contra a hepatite e o HIV.
A respeito da desinfecção de equipamento endoscópico, assinale a opção correta.
A endoscopia digestiva alta é a causa mais comum de infecção por Helicobacter pylori.
Pinças de biópsia endoscópica são consideradas artigos de uso semi-crítico.
Os endoscópios de uso em trato digestivo superior são considerados artigos de uso não crítico.
Os endoscópios de uso em trato digestivo baixo são considerados artigos de uso crítico.
Se, ao final do expediente, forem obedecidos os procedimentos adequados de desinfecção de alto nível, a desinfecção, que ocorrer antes do primeiro procedimento do expediente seguinte, será dispensada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...