Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos casos de hemorragia digestiva alta de causas pouco frequentes, é correto afirmar que
a hemobilia é uma hemorragia oriunda de um vaso que se rompe no íleo terminal, quando há excesso de bile durante o processo digestivo.
a angiodisplasia é uma lesão vascular de aspecto varicoso, de causa congênita, e mais comum em jovens.
as fístulas aortoentéricas é a comunicação direta entre a aorta e a veia mesentérica causada por distensão da parede do intestino delgado.
a lesão de Dieulafoy ocorre por ruptura de arteríola calibrosa da submucosa do estômago.
o tratamento endoscópico da lesão de Dieulafoy é pouco efetivo na maioria dos casos.
No que diz respeito ao câncer avançado de esôfago, assinale a opção correta.
A laringobroncoscopia é um exame desnecessário no estadiamento do câncer esofágico avançado.
A queixa clínica de disfagia de curto espaço de tempo e emagrecimento são as manifestações clínicas mais frequentes do câncer avançado de esôfago.
O tumor avançado de esôfago é considerado irressecável se ocorre invasão de vias aéreas.
A sobrevida média dos pacientes a partir do momento do diagnóstico de adenocarcinoma ou carcinoma epidermoide é de 5 anos.
A principal indicação de prótese esofágica como tratamento paliativo do câncer esofágico é na ocorrência de estenos esofágica.
Quanto à hemorragia digestiva alta varicosa, assinale a opção correta.
A perfuração da parede esofágica é uma complicação frequente e grave da escleroterapia endoscópica de varizes esofágicas sangrantes.
A febre e a bacteremia são complicações raras da escleroterapia endoscópica, com resolução espontânea em até 48 horas com uso de antitérmicos.
Entre as indicações de ligadura elástica profilática, estão os casos de varizes esofageanas de grosso calibre com red spots em pacientes intolerantes ao betabloqueador oral.
Quanto melhor a função hepática do paciente hepatopata, maior o risco de ruptura das varizes esofágicas.
Nos casos de recidiva da hemorragia digestiva alta varicosa em cirróticos Child-Pugh A compensados, cogita-se a derivação transjugular portossistêmica (TIPS) ou cirurgia.
Texto para as questões 51 e 52
O diagnóstico, complicações e terapêuticas da doença ulcerosa péptica são temas relevantes e amplamente discutidos pela literatura médica especializada, sempre na expectativa de novos avanços na prevenção, diagnóstico precoce e cura da doença.Ainda com relação ao assunto abordado no texto, assinale a opção correta.
A hemorragia acomete mais de 50% dos pacientes portadores de úlcera péptica, principalmente os jovens.
A estenose geralmente ocorre em nível de corpo gástrico e 2.ª porção duodenal, é súbita e o tratamento é sempre cirúrgico.
A maioria das úlceras duodenais se localiza na parede anterior do bulbo duodenal.
A deformidade bulbar é uma complicação da doença ulcerosa aguda.
A intratabilidade clínica da doença ulcerosa péptica é uma complicação frequente e cabe investigação extensa de outras patologias concomitantes.
Texto para as questões 51 e 52
O diagnóstico, complicações e terapêuticas da doença ulcerosa péptica são temas relevantes e amplamente discutidos pela literatura médica especializada, sempre na expectativa de novos avanços na prevenção, diagnóstico precoce e cura da doença.Assinale a opção correta, a respeito do tema tratado no texto acima.
Em pacientes idosos, ocorre a tendência da migração distal das úlceras em direção ao piloro.
A endoscopia digestiva alta permite o exame direto da mucosa gastroduodenal, com biópsias e cromoscopia, além da pesquisa direta do Helicobacter pylori.
A avaliação endoscópica das pregas mucosas, as quais convergem para a úlcera gástrica são de pouca importância na diferenciação de lesões benignas e malignas.
Na úlcera gástrica benigna observa-se, em geral, o fundo ulceroso sujo, necrótico, com área irregular, elevada e deprimida.
Quando o achado endoscópico for de lesões ulcerosas múltiplas no estômago, considerar uso prévio de anabolizantes.
Texto para as questões 49 e 50
Embora conhecida desde a Antiguidade, a doença ulcerosa péptica continua afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se, nos Estados Unidos da América, uma casuística de 500 mil novos casos por ano de doença ulcerosa péptica.Ainda com relação ao assunto tratado no texto, assinale a opção correta.
O tabagismo é considerado importante fator de risco para doença ulcerosa péptica, a despeito da associação de infecção por Helicobacter pylori.
O estresse emocional precede um importante fator de risco para doença ulcerosa péptica, a despeito da associação ou não com a infecção pelo Helicobacter pylori.
O mecanismo de ação dos anti-inflamatórios não hormonais (AINES) é envolvido apenas por efeitos sistêmicos mediados pela estimulação da COX.
São fatores de risco para a complicação gastrointestinal por AINES: idade maior que sessenta anos, doença ulcerosa pregressa e uso de anticoagulantes.
O quadro clínico da doença ulcerosa péptica envolve dor abdominal epigástrica, e que em geral, não cede ao uso de antiácidos ou alimentos alcalinos.
Texto para as questões 49 e 50
Embora conhecida desde a Antiguidade, a doença ulcerosa péptica continua afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se, nos Estados Unidos da América, uma casuística de 500 mil novos casos por ano de doença ulcerosa péptica.A respeito do assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.
Os principais fatores etiológicos das úlceras gástricas são a infecção pelo Helicobacter pylori e o uso de anti-inflamatórios não hormonais.
O Helicobacter pylori é uma bactéria gram-positiva produtora de urease que coloniza a mucosa gástrica.
A minoria das úlceras gástricas e duodenais nos dias de hoje estão relacionadas com a infecção pelo Helicobacter pylori.
A úlcera péptica é a solução de continuidade da mucosa gastrointestinal exposta ao ácido e à pepsina envolvendo apenas a mucosa.
Texto para as questões 47 e 48
A cromoscopia é uma técnica endoscópica utilizada há décadas com objetivo de aumentar a acurácia no diagnóstico e direcionar as biópsias em lesões suspeitas de mucosa do trato gastrointestinal.Ainda com referência ao enunciado do texto, assinale a opção correta.
O vermelho congo é um corante utilizado para determinar a porção secretora do duodeno.
O índigo carmim é um corante de contraste, ou seja, promove o realce topográfico do epitélio com suas mínimas alterações.
O índigo carmim tem interpretação tardia e não é muito utilizado no estômago, duodeno e colón.
Efeitos colaterais pelo uso do índigo carmim incluem hipertensão arterial e diarreia.
O corante índigo carmim não altera as características superficiais de pólipos adenomatosos e hiperplásicos do estômago.
Texto para as questões 47 e 48
A cromoscopia é uma técnica endoscópica utilizada há décadas com objetivo de aumentar a acurácia no diagnóstico e direcionar as biópsias em lesões suspeitas de mucosa do trato gastrointestinal.De acordo com a informação apresentada, assinale a opção correta.
O azul de metileno é um corante não tóxico e não altera a coloração da urina e fezes.
A metaplasia intestinal é realçada pelo corante azul de metileno, diferenciando áreas displásicas de não displásicas.
A metaplasia gástrica não pode ser encontrada no duodeno com o uso do azul de metileno.
Um dos corantes de uso rotineiro no estômago e duodeno é o azul de metileno.
O azul de metileno é um corante não biológico, o qual é empregado para identificar o epitélio escamoso, sendo por este absorvido.
Na cromoscopia, os corantes ou contrastes são utilizados para diferenciar o tecido normal do patológico durante o exame endoscópico. Diante dessa informação, assinale a opção correta.
O uso de corantes tem eficácia discutível no diagnóstico de câncer precoce de esôfago durante a endoscopia digestiva alta.
A cromoscopia deve ser realizada durante endoscopia de pacientes do grupo de risco: esofagite eosinofílica, portadores de tumores de mediastino e jovens viciados em drogas.
A solução de lugol é a base de enxofre, e cora de laranja o tecido maligno do esôfago.
Sugere-se sempre lavar o esôfago com água antes de usar o corante se esse apresentar secreção ou exsudato.
O azul de metileno é um corante de grande utilidade para salientar ares de metaplasia gástrica na região do cárdia em pacientes com doença do refluxo gastroesofágico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...