Lista completa de Questões sobre Geriatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta, no que se refere ao câncer de próstata.
Idosos com múltiplas comorbidades e de expectativa de vida menor que 10 anos, deverão ser tratados com terapia antiandrogênica.
Quanto maior for a relação entre o PSA livre e o PSA total, maior será a possibilidade de câncer de próstata.
Em paciente hígido, sem comorbidades, com PSA livre / PSA total < 10% é indicado de realização de ultrassonografia transretal com biópsias em pelo menos 8 áreas diferentes da próstata.
A grande maioria dos tumores malignos da próstata é representado pelo carcinoma epidermoide.
Quanto menor for o escore de Gleason, mais indiferenciado e de pior prognóstico será o tumor.
Paciente M.C. feminino, 67 anos começou a apresentar tremor de mãos há alguns meses. Relata que é bilateral, porém mais acentuado à direita e que piora quando ica nervosa ou carrega algo mais pesado. O tremor desaparece com o repouso. Refere que o seu pai tinha um problema semelhante quanto tinha a mesma idade. O restante do exame neurológico era normal. Dos medicamentos abaixo, o mais indicado para o caso é:
Texto para as questões 64 e 65
Um médico geriatra recebe em seu consultório uma paciente idosa, setenta anos de idade, obesa, com quadro súbito de dor torácica, ventilatório dependente, dispneia e hemoptise. Ela queixa-se de dor na perna direita há 15 dias. Exame físico: BEG corada hidratada afebril e eupneica. Exame físico do aparelho cardiovascular e respiratório foram normais. FC 120 bpm, FR 32 irpm, PA 120 mmHg × 80 mmHg. ECG, Raio X de tórax, hemograma completo e enzimas cardíacas normais. D dímero positivo.Ainda com relação ao quadro clínico apresentado, assinale a opção correta acerca dos tratamentos utilizados nessa doença.
O tratamento com varfarina deverá começar 48 horas após o início da heparina de baixo peso molecular.
A trombocitopenia induzida pela heparina tipicamente se desenvolve cinco dias após o início do tratamento com heparina.
Heparina de baixo peso molecular é mais eficaz que heparina não fracionada em relação ao desfecho recorrência do tromboembolismo sintomático.
Não há necessidade de suspender heparina de baixo peso molecular se o paciente apresentar redução maior do que 50% do valor da plaqueta inicial.
Quando utilizar heparina não fracionada, o tempo de atividade da protrombina deve ser ajustado para manter o valor 1,5 vez maior do que o de controle.
Paciente de 80 anos foi atendido com quadro de Pneumonia por Streptococcus pneumoniae. Evolui com quadro súbito de deterioração mental. Esta evolução sugere:
Texto para as questões 64 e 65
Um médico geriatra recebe em seu consultório uma paciente idosa, setenta anos de idade, obesa, com quadro súbito de dor torácica, ventilatório dependente, dispneia e hemoptise. Ela queixa-se de dor na perna direita há 15 dias. Exame físico: BEG corada hidratada afebril e eupneica. Exame físico do aparelho cardiovascular e respiratório foram normais. FC 120 bpm, FR 32 irpm, PA 120 mmHg × 80 mmHg. ECG, Raio X de tórax, hemograma completo e enzimas cardíacas normais. D dímero positivo.De acordo com o quadro clínico apresentado, assinale a opção que corresponde ao próximo exame a ser solicitado para elucidação do diagnóstico.
angiografia pulmonar
gasometria arterial
angiotomografia
ultrassonografia venosa com doppler dos membros inferiores
ecocardiograma com doppler colorido
O número de pacientes idosos com lesão renal crônica vem aumentando e com isso estudos mais recentes demonstraram que:
Um paciente com oitenta anos de idade, previamente lúcido, deu entrada na emergência com quadro de sonolência, déficit de atenção e desorientação temporo-espacial há um dia. Segundo a esposa vem evoluindo com alguns períodos de lucidez ao longo do dia. Faz uso regular de enalapril 10 mg, hidroclorotiazida 12,5 mg, sinvastatina 20 mg e há dois dias iniciou tratamento com clorfenidramina para um quadro gripal. Exame físico, exames laboratoriais, Rx, exame de urina, exame da função tireoideana (feita há dez dias) não apresentaram alterações e foi constatado ausência de déficit motor.
Com base nesse caso clínico, é correto afirmar que a conduta inicial mais adequada éprescrever benzodiazepínico.
solicitar ressonância nuclear magnética de crânio.
solicitar exame do liquor.
prescrever haloperidol em doses baixas.
suspender o antigripal.
Fazem parte das grandes síndromes geriátricas:
Um paciente com sessenta e três anos de idade, tabagista inveterado de vinte cigarros/dia durante quarenta anos apresenta ao exame físico tórax em tonel, bulhas hipofonéticas com VEFI/CVF < 0,70. Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.
PaO2 arterial é o preditor mais importante de evolução da doença.
Os organismos mais comuns das vias respiratórias de pacientes com essa patologia são: Haemophilus Influenzae, streptococcus pneumoniae, Moraxella catarrhalis e Staphylococcus aureus.
A interrupção do tabagismo não altera o curso da doença.
O tratamento das exacerbações com antibióticos deve ser guiado por esfregaço e cultura de escarro.
Tiotrópio reduz o número de exacerbações e hospitalizações.
A súbita hipotensão acompanhada de redução da frequência cardíaca no teste de inclinação (tilt test) caracteriza uma resposta do tipo:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...