Lista completa de Questões sobre Geriatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à hidrocefalia normobárica, assinale a opção que caracteriza a tríade clássica.
alucinações visuais, incontinência urinaria e amnésia
distúrbio de marcha, demência e incontinência urinária
tremor de repouso, demência e bradicinesia
incontinência urinária, embotamento emocional e flutuações
demência, instabilidade postural e alucinações
A causa mais comum de sangramento digestivo baixo nos idosos, entre as seguintes, é:
Um paciente com setenta e oito anos de idade, com flutuações cognitivas de início insidioso, rigidez com predomínio axial, transtorno de marcha, alucinações visuais e distúrbio do sono, possui como diagnóstico mais provável
demência de Alzheimer.
paralisia supra nuclear progressiva.
demência por corpos de Lewy.
doença de Huntington.
delirium.
Paciente idoso, queixando-se de dores no corpo há vários meses. Não há sinais de logose nas articulações. O laboratório mostra anemia, elevação das escorias nitrogenadas e hipercalcemia. A hipótese clinica provável é:
Texto para as questões 58 e 59
Um paciente com sessenta e nove anos de idade, contador, foi levado à consulta pela filha, que estava muito preocupada com a situação do pai. Relatava que o pai sempre foi uma pessoa tímida e reservada. Gostava de ficar em casa e evitava locais com grandes aglomerações de pessoas. Há seis meses, estava evoluindo com apatia. Há três meses, foi a um evento em que observou o pai muito agitado, falando alto e gesticulando muito, (muitas vezes gestos obscenos). Há um mês, encontrou o pai andando nu pela casa. Acha estranho a dificuldade que o pai vem tendo para realizar cálculos simples, coisa que tinha muita facilidade pela profissão que exercia. Desde então desistiu de trabalhar. Paciente negava doenças prévias e uso de medicamentos. Exame físico sem achados anormais. Foi solicitada ressonância nuclear magnética do crânio que evidenciou atrofia focal de lobos frontais.Ainda com referência ao quadro clínico apresentado, é correto afirmar que, na avaliação neuropsicológica, observa-se com mais frequência anormalidades na
atenção.
praxia.
orientação espacial.
função executiva.
memória.
Em relação à demograia no Brasil, assinale a airmativa correta:
Texto para as questões 58 e 59
Um paciente com sessenta e nove anos de idade, contador, foi levado à consulta pela filha, que estava muito preocupada com a situação do pai. Relatava que o pai sempre foi uma pessoa tímida e reservada. Gostava de ficar em casa e evitava locais com grandes aglomerações de pessoas. Há seis meses, estava evoluindo com apatia. Há três meses, foi a um evento em que observou o pai muito agitado, falando alto e gesticulando muito, (muitas vezes gestos obscenos). Há um mês, encontrou o pai andando nu pela casa. Acha estranho a dificuldade que o pai vem tendo para realizar cálculos simples, coisa que tinha muita facilidade pela profissão que exercia. Desde então desistiu de trabalhar. Paciente negava doenças prévias e uso de medicamentos. Exame físico sem achados anormais. Foi solicitada ressonância nuclear magnética do crânio que evidenciou atrofia focal de lobos frontais.Com base nesse quadro clínico, assinale a opção que corresponde ao diagnóstico mais provável.
doença de Creutzfeldt Jakob
degeneração fronto temporal
demência de Alzheimer
demência por corpúsculo de Lewy
demência vascular
São características da Avaliação Geriátrica Ampla:
Entre os medicamentos considerados inapropriados para os idosos, assinale a opção que apresenta o medicamento que está associado à disfunção tireoideana e ao aumento do intervalo QT.
amiodarona
clorpropramida
flurazepam
digoxina
amitriptilina
hidrocefalia de pressão normal
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...