Lista completa de Questões sobre Geriatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na avaliação diagnóstica da doença de Parkinson é importante excluir causas secundárias de parkinsonismo. Com relação a essa informação, assinale a opção que apresenta um achado observado em causas secundárias de parkinsonismo.
disfunção do sistema nervoso periférico
tremor de repouso com uma frequência de 4 a 6 ciclos por segundo
rigidez observada nos movimentos passivos lentos
postura flexionada nos membros e no tronco
disautonomias
Dentre as substâncias listadas abaixo assinale a airmativa correta:
Um paciente sem doenças psiquiátricas prévias é submetido a um procedimento cirúrgico e apresenta estado confusional agudo após a cirurgia. Essa situação caracteriza
declínio cognitivo leve.
baixa reserva funcional cerebral.
depressão.
esquizofrenia de início tardio.
demência secundária.
Paciente feminina, 67 anos, procura o ambulatório de Geriatria para realização de check-up. Ao exame, são observadas algumas alterações cutâneas. Dentre as referidas a seguir, assinale a que deve ser necessariamente investigada pelo seu potencial cancerígeno:
O teste do relógio é bastante utilizado na prática geriátrica para avaliar
o humor.
a inteligência.
o equilíbrio.
a marcha.
a cognição.
Os fatores de risco para hipertensão arterial de maior impacto são:
Frequentemente, o idoso possui uma capacidade que o permite, como grupo ou comunidade, prevenir, minimizar ou ultrapassar as marcas ou efeitos das adversidades, atenuando o sofrimento psíquico. Esse conceito denomina-se
resiliência.
euforia.
conformidade.
independência.
autonomia.
Paciente de 68 anos em insuiciência cardíaca de difícil controle, apresenta quadro de cansaço aos pequenos esforços e dorme com muita facilidade, tendo até constrangimento social, adormecendo durante conversas. Seu ecocardiograma, além de cardiomegalia, mostra fração de ejeção de 21%. O ECG mostra complexo QRS alongado, maior do que 0,12 s, com padrão de BRE. O paciente encontra-se em classe funcional NYHA III. Faz uso de carvedilol 12,5 mg quatro vezes por dia, captopril 25 mg três vezes por dia, furosemida 40 mg uma vez por dia e espironolactona 25 mg uma vez por dia. Considerando-se o quadro do paciente a melhor conduta é:
Familiares procuram o serviço social de um hospital para o atendimento de um idoso de noventa e um anos de idade com síndrome da fragilidade, demência em estado moderado, limitação da mobilidade e prejuízos nas atividades instrumentais e básicas de vida diárias. Esse idoso é viúvo, mas recebe aposentadoria do serviço público de cerca de dez salários mínimos. Possui três filhos que vivem em outra cidade, mas que dependem financeiramente do mesmo. Considerando essa situação e os múltiplos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta acerca da interdição legal de idosos.
Não há necessidade de atestado médico nesse caso.
A ação de interdição só pode ser promovida por parentes.
A interdição é decretada quando o indivíduo não tem condições de governar sua própria vida e bens, deixando de praticar atos da vida civil, não podendo nem mesmo adquirir bens.
O juiz não poderá nomear como curador uma pessoa estranha à família.
Nesse caso, por residirem em outra cidade os filhos estão livres de serem indicados como curadores.
Apesar de ter cumprido suas orientações para o preparo de um sono tranquilo, o Sr. José, de 75 anos, não está conseguindo dormir. Fica deitado mas o sono não vem. O medicamento indicado é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...