Lista completa de Questões sobre Geriatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo em vista que a doença de Paget é a segunda doença óssea mais comum que afeta cerca de 4% a 6% dos idosos.
Diagnóstico radiológico reflete áreas de osteólise nas regiões distais da epífise distal de ossos longos.
Na maioria das vezes, é sintomática, com dor óssea e aumento da temperatura local.
A degeneração neoplásica é acontecimento relativamente comum.
A fosfatase alcalina é um marcador de pouca especificidade relacionada com atividade de doença.
É uma doença caracterizada por aumento de reabsorção óssea mediada por osteoblastos.
Paciente de 92 anos portadora de doença de Parkinson, com múltiplas contraturas, afasia, quadro demencial, má conservação de dentes, com incontinência urinária e fecal, foi internada para tratamento de úlcera por pressão com infecção secundária, submetida a debridamento cirúrgico. Essas condições permitem airmar que a paciente apresenta:
No que se refere à osteoporose, assinale a opção correta.
A tomografia computadorizada quantitativa não detecta perda óssea precoce.
A definição diagnóstica corresponde a densitometria óssea inferior a !2,0 desvios padrões abaixo do pico de massa óssea.
Marcadores bioquímicos de remodelação óssea não estão associados com aumento do risco de fraturas em mulheres idosas.
C Telopeptídeo (CTx) e N Telopeptídeo (NTx) urinários são marcadores úteis de formação óssea.
A medição de densidade mineral óssea por absorciometria por dupla emissão de raios X é o melhor instrumento para avaliar risco de fratura.
A Incontinência Urinária (IU) é uma das grandes síndromes geriátricas, tendo várias causas. Marque a airmativa correta. A incontinência urinária:
Texto para as questões 53 e 54
Um paciente com sessenta e seis anos de idade foi atendido no consultório de geriatria relatando a manifestação de dor lombar por três meses, irradiada para a coxa direita, que piora com a movimentação. Relata que a dor apresenta discreta melhora no período da noite. A filha vem achando o pai muito cansado, com grande dificuldade para realizar suas atividades da vida diária. Nos últimos meses, apresentou três episódios de infecção urinária. Ao exame físico, apresentava regular estado geral, hipocorado, afebril e acianótico. Exames cardiovascular e respiratório sem alterações. Abdome com discreto aumento do fígado (aproximadamente 2 cm do RCD). Exames laboratoriais apresentaram: anemia normocítica normocrômica; ureia 60 mg/dL; creatinina 1,8 mg/dL; sódio de 135 mEq/L; potássio 3,5 mEq/L; cálcio 10,6 mg/dL. EAS com glicosúria +. Raios X coluna lombossacra mostrou: achatamento de corpo vertebral ao nível de L5 sugestivo de fratura vertebral patológica e osteopenia. Pesquisa de proteína Bence Jones na urina foi negativa. Aspirado de medula óssea com > 20% de plasmócitos monoclonais.Considerando os diversos aspectos relacionados a esse caso clínico, assinale a opção correta.
Cintilografia óssea com tecnécio deve ser realizada.
A anemia persistente, tem baixa resposta ao uso de eritropoetina.
S. pneumoniae e S. aureus são patógenos identificados com frequência nos quadros infecciosos.
As principais causas de insuficiência renal são: amiloidose e hipercalcemia.
O achado de hepatomegalia ocorre com frequência.
Várias doenças reumáticas podem afetar a pessoa idosa. Um paciente portador de monoartrite crônica apresentou grande processo inlamatório em panturrilha homolateral. Sabendo-se que esse quadro é uma complicação da monoartrite, a causa provável é:
Texto para as questões 53 e 54
Um paciente com sessenta e seis anos de idade foi atendido no consultório de geriatria relatando a manifestação de dor lombar por três meses, irradiada para a coxa direita, que piora com a movimentação. Relata que a dor apresenta discreta melhora no período da noite. A filha vem achando o pai muito cansado, com grande dificuldade para realizar suas atividades da vida diária. Nos últimos meses, apresentou três episódios de infecção urinária. Ao exame físico, apresentava regular estado geral, hipocorado, afebril e acianótico. Exames cardiovascular e respiratório sem alterações. Abdome com discreto aumento do fígado (aproximadamente 2 cm do RCD). Exames laboratoriais apresentaram: anemia normocítica normocrômica; ureia 60 mg/dL; creatinina 1,8 mg/dL; sódio de 135 mEq/L; potássio 3,5 mEq/L; cálcio 10,6 mg/dL. EAS com glicosúria +. Raios X coluna lombossacra mostrou: achatamento de corpo vertebral ao nível de L5 sugestivo de fratura vertebral patológica e osteopenia. Pesquisa de proteína Bence Jones na urina foi negativa. Aspirado de medula óssea com > 20% de plasmócitos monoclonais.Com base no quadro clínico apresentado, assinale a opção que corresponde ao diagnóstico mais provável.
osteodistrofia renal
osteomalacia
osteoporose
macroglobulinemia de Waldenstrom
mieloma múltiplo
Paciente do sexo feminino, de 83 anos, queixa-se de sensação desagradável de desconforto nas pernas, principalmente à noite. Em algumas noites sente mais do que em outras e melhora fazendo movimentos com as pernas. A ilha informa que, ultimamente, sua mãe anda irritadiça. A primeira hipótese diagnóstica é:
Acerca do tremor essencial, assinale a opção correta.
Na maioria das vezes, tem apar¨ºncia de ¡°rolar p¨ªlulas¡±.
A primidona ¨¦ considerada droga eficaz.
É autossômico recessivo.
¦Â bloqueador adren¨¦rgico cardiosseletivo ¨¦ considerado tratamento farmacol¨®gico de primeira linha.
Piora com a ingestão de etanol.
Alguns achados ultrassonográicos são sugestivos de malignidade em nódulo de tireoide. Assinale a airmativa correta:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...