Lista completa de Questões sobre Hematologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo feminino notou manchas na perna e febre. Procurou auxílio médico e no exame clínico foram notadas palidez cutâneo-mucosa e petéquias em membros inferiores. Exames complementares:
Hemograma: Hb=5,0g/dL; Leuco=11.500/mm3 (0-0-0-0- 2- 68-20-10); plaquetas=10.000/mm3 LDH=850 U/L; U=80 mg/dL; Cr=220 mg/dL; K=5,0 mmol/L
Hematoscopia: anisopoiquilocitose acentuada, hemácias fragmentadas, eritroblastos. Leucócitos de morfologia normal, com predomínio de segmentados. Trombocitopenia.
Em relação à doença apresentada pela paciente, é INCORRETO airmar que:
Paciente de 65 anos, procura emergência por apresentar 1 episódio de hematêmese. Refere ter apresentado hematúria ontem. Na HPP relata uso de varfarina oral devido à ibrilação arterial. Exames realizados: Endoscopia digestiva alta: úlcera duodenal com aspecto de sangramento recente, sem sangramento ativo no momento.
Hemograma: Hb=10g/dL; Ht=30%;
leucócitos=10.000 (diferencial normal);
plaquetas=250.000/mm3,
TAP: INR>10; PTT= incoagulável
A melhor conduta na emergência é:Paciente de 30 anos, sexo feminino, apresentou dor torácica e dispneia súbita, que motivaram-na a procurar uma emergência. Foi avaliada recebendo o diagnóstico de embolia pulmonar. Não foi observada trombose venosa profunda em membros inferiores. A paciente estava em uso de contraceptivo oral (ACO). Foi iniciada anticoagulação, tendo alta em uso de varfarina. A paciente foi orientada a não usar ACO e a procurar um hematologista após a alta, para deinição diagnóstica e terapêutica. Os resultados dos exames coletados no primeiro dia de internação foram:
Hemograma normal; uréia e creatinina normais; Transaminases normais. Dímero D=1.215 ng/mL PTT= 40s (paciente)/28s (controle); TAP=85% Pesquisa do fator V de Leiden: presente na forma heterozigótica Homocisteína=8 mcmol/L Pesquisa do gen da metilenotetrahidrofolato redutase=presente na forma heterozigótica A melhor conduta então é:Paciente feminina de 35 anos, portadora de lúpus eritematosos sistêmico, com história de uso crônico de AINH e hidroxicloroquina, foi encaminhada ao hematologista por apresentar anemia crônica com os seguintes exames:
Hemograma: Hb=9,0g/dL; Ht=27%; VGM= 76; leucócitos=12.000 (diferencial normal); plaquetas=500.000 Ferro sérico=15 mcg/dL; Ferritina=40 ng/mL; IST= 7% Eletroforese de Hb=A=96%; A2=3,0%; fetal=1% A alteração hematológica apresentada pela paciente é:As talassemias são a desordem genética humana mais frequente, com um número estimado de carreadores de mais de 270 milhões, e mais de 350.000 afetados por formas graves. Em relação às talassemias, é INCORRETO airmar:
Paciente feminina, 20 anos, procurou emergência com dor abdominal intensa e aguda, fraqueza principalmente de membros superiores, sem febre ou outro sintoma. Airma já ter apresentado dor abdominal intensa em duas ocasiões, tendo procurado serviço de emergência, sem obter diagnóstico. Ao exame, apresenta dor difusa à palpação abdominal. Exames complementares:
Hemograma: Hb=12,0g/dL; Ht=37%; Leuco=5.500 (diferencial normal); plaquetas=200.000/mm3. U=40 mg/dL; Cr=1,2 mg/dL Na=128 mmol/L; K=3,5 mmol/L Considerando o diagnóstico de poriria, é correto airmar:Em relação a um paciente jovem, portador de hemoglobinopatia e história de múltiplas transfusões, é correto airmar:
Em relação ao Linfoma de Hodgkin, é correto airmar:
Nos casos de pacientes com sobrecarga de ferro, em relação ao diagnóstico de hemocromatose hereditária, é correto airmar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...