Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Alguns gestos, posturas e esforços realizados no trabalho estão relacionados à ocorrência de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Considere as associações abaixo, que especificam as doenças que compõem o grupo LER/DORT e a respectiva condição causadora. I
II
. Síndrome do Canal de Guyon → carimbar.III
. Síndrome do Desfiladeiro Torácico → operar ferramentas manuais vibratórias.IV
. Lombociatalgia → operação de tratores e empilhadeiras.Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e III.
I, II e III.
II e IV.
I, II e IV.
Apresenta a correta relação entre o fator de risco de natureza ocupacional e a respectiva doença:
Berílio − Neoplasia maligna da laringe.
Vibrações − Hipertensão arterial.
Cloro − Dermatoses Pápulo-Pustulosas.
Manganês − Estomatite ulcerativa crônica.
Asbesto − Placas epicárdicas.
Trabalhadores apresentam um maior risco de câncer de bexiga quando expostos, dentre outros, aos seguintes agentes cancerígenos (Grupo II da classificação de Schilling):
emissões de fornos de coque e alcatrão.
sílica e aminas aromáticas.
asbesto e mercúrio inorgânico.
ácido sulfúrico e óleos minerais.
betume e chumbo.
Apresenta a correta relação entre agente químico que pode oferecer risco para a saúde de trabalhadores expostos e a situação de trabalho na que o agente é encontrado:
Arsênio − fabricação de vidro.
Chumbo − estações de tratamento de águas residuais.
Sisal − indústria da viscose.
Mercúrio − limpeza de metais.
Benzeno − refinação de cobre.
De acordo com a relação de doenças relacionadas ao trabalho, constantes no Regulamento da Previdência Social, são agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacionais relacionados às síndromes mielodisplásicas:
amina aromática e compostos arsenicais.
cromo e seus compostos tóxicos.
tetracloreto de carbono e trinitrotolueno.
benzeno e radiações ionizantes.
Há estados patológicos que contra-indicam seriamente a permanência da pessoa no trabalho em turnos, especialmente se há necessidade de trabalho noturno. São exemplos desses estados patológicos:
úlcera péptica recorrente, lúpus eritematoso sistêmico e hipertensão.
síndrome do cólon irritável, epilepsia e gastrite.
hipertensão requerendo uso de múltiplos medicamentos, fibromialgia e depresão crônica.
epilepsia, lúpus eritematoso sistêmico e asma necessitando de medicação regular.
doença coronariana, asma necessitando de medicação regular e depressão crônica.
Constitui fator de risco relativamente bem documentado do ponto de vista epidemiológico para a neoplasia maligna da laringe a exposição ocupacional a
poeiras da indústria do couro.
névoas de ácidos inorgânicos fortes.
cloreto de vinila.
dicloro-difenil-tricloroetano (DDT).
radiações ionizantes.
Em relação ao mobiliário do checkout e às suas dimensões, incluindo distâncias e alturas, no posto de trabalho deve-se:
atender às características antropométricas médias dos trabalhadores, respeitando os alcances dos membros e da visão, ou seja, compatibilizando as áreas de visão com a manipulação.
adotar em cada posto de trabalo sistema com esteira eletro-mecânica para facilitar a movimetação nos checkout.
respeitar os ângulos limites e trajetórias naturais dos movimentos, durante a execução das tarefas, a fim de evitar a alternância do trabalho na posição em pé com o trabalho na posição sentada.
assegurar a postura para o trabalho na posição sentada e em pé, e as posições confortáveis dos membros superiores e inferiores, nessas duas situações.
colocar apoio para os pés, acoplados à base da cadeira quando esta tiver o assento alto (maior que 60 cm).
Segundo a Convenção no 148, da Organização Internacional do Trabalho sobre a Proteção dos Trabalhadores Contra os Riscos Profissionais Devidos à Contaminação do Ar, ao Ruído e às Vibrações no Local de Trabalho, é correto afirmar:
Sempre que vários empregadores realizarem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho, estes deverão compartilhar as informações contidas no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) de cada empresa, sem descaracterizar, entretanto, a responsabilidade de cada empregador quanto à saúde e à segurança dos trabalhadores que empregam.
Sempre que vários empregadores realizarem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho, terão o dever de colaborar para aplicar as medidas prescritas, prevendo-se a responsabilidade compartilhada de todos os empregadores na ocorrência de qualquer dano à saúde do trabalhador.
Deverão ser adotadas medidas, considerando as condições e os recursos nacionais, para promover a pesquisa no campo da prevenção e limitação dos riscos devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho.
Os trabalhadores ou seus representantes terão direito a apresentar propostas, receber informações e orientação, mas somente os membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) poderão recorrer a instâncias apropriadas, a fim de assegurar a proteção contra riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho.
Os trabalhadores terão direito a apresentar propostas, receber informações e orientação, mas somente seus representantes formalmente constituídos poderão recorrer a instâncias apropriadas, a fim de assegurar a proteção contra riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho.
Segundo a NR-18 − Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, na ocorrência de um acidente fatal, além de isolar o local diretamente relacionado ao acidente é obrigatório comunicar o acidente fatal, de imediato
à autoridade policial competente, apenas.
ao órgão regional do Ministério do Trabalho, apenas.
à autoridade policial competente e ao sindicato da categoria.
à autoridade policial competente e ao órgão regional do Ministério do Trabalho.
ao órgão regional do Ministério do Trabalho e ao INSS através da CAT.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...