Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Intoxicação é o processo de alteração mórbida do organismo causado por substâncias exógenas
ou endógenas caracterizado por desequilíbrio fisiológico decorrente de alterações bioquímicas.
caracterizado por quadro clínico típico para cada xenobiótico ou grupo de xenobióticos.
caracterizado por quadro laboratorial típico para cada xenobiótico ou grupo de xenobióticos.
caracterizado por desequilíbrio psicológico e afetivo decorrentes de alterações bioquímicas.
ou endógenas e caracterizado por quadro clínico típico para cada xenobiótico ou grupo de xenobióticos.
A dermatite de contato é também conhecida como dermatite venenata, que é uma condição inflamatória que, com frequência, apresenta eczemas e é causada por uma reação cutânea a diversos tipos de alergênicos.
A dermatite de contato é uma resposta de reação de hipersensibilidade retardada do tipo
I.
II.
III.
IV.
V.
Segundo a Norma Regulamentadora 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA),
consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, mecânicos e de acidentes existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
na ausência de valores quantitativos da exposição dos trabalhadores a agentes químicos não previstos na NR 15, deve-se adotar limites de exposição ocupacional estabelecidos pela American Conference of Governmental Industrial Higyenists- ACGIH, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho.
as ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do Engenheiro de Segurança ou Técnico de Segurança do Trabalho, sem a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.
considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações para que as exposições a agentes ambientais retornem aos limites de tolerância ultrapassados, minimizando os riscos de agravos à saúde do trabalhador.
a elaboração e implementação do PPRA é obrigatória, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, visando sempre à avaliação ambiental quantitativa dos riscos ocupacionais existentes e sua divulgação junto à CIPA.
Os tipos mais comuns de câncer de pele são carcinoma
basocelular e o carcinoma de células escamosas.
basocelular e o dermatofibrosarcoma protuberans.
basocelular e o carcinoma de células de Merkel.
basocelular e o sarcoma de Kaposi.
de células de Merkel e o sarcoma de Kaposi.
De acordo com a Norma Regulamentadora 7, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá conter, dentre outras informações: I
técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho − SSST.
II
. O nome completo do trabalhador, o número de registro de sua entidade, e sua função, a indicação dos procedimentosmédicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados.
III
. O nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM.IV
. A data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no ConselhoRegional de Medicina.
V
. A definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu.Está correto o que se afirma em
IV e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, II e III, apenas.
A exposição ao amianto por um período longo de tempo pode levar à asbestose e a outra patologia mais comum, que é o
adenocarcinoma de pulmão.
carcinoma epidermoide de pulmão.
carcinoma brônquico.
carcinoma de pequenas células.
mesotelioma.
A Norma Regulamentadora 7 − Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional − PCMSO estabelece que
o programa é um documento que necessita ser homologado e registrado nas Delegacias Regionais do Trabalho, além de ter uma cópia arquivada nas dependências da empresa.
as empresas de grau de risco 1 e 2 com até 25 empregados e as empresas de grau de risco 3 e 4 com até 10 empregados estão desobrigadas da elaboração do Programa.
o programa deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
há obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, exclusivamente com objetivo de dar assistência médica ao conjunto dos seus trabalhadores.
há obrigatoriedade de sua elaboração e implantação do Programa, por parte dos empregadores e instituições, com o objetivo de monitorar, individualmente, somente os trabalhadores expostos aos agentes químicos, físicos e biológicos definidos pela NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA).
A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão. O trabalhador que se encontra exposto a esta doença é o
agricultor.
escultor.
mineiro.
professor.
operário de indústria têxtil.
As doenças causadas por agentes biológicos foram as primeiras a ser associadas aos ambientes de trabalho. De acordo com o tipo de atividade realizada, pode haver maior probabilidade de contágio e adoecimento por determinadas doenças infectoparasitárias. A atividade laboral com maior probabilidade de contágio e adoecimento por Carbúnculo é a exercida por
jardineiros.
lavradores.
limpadores de fossa.
lixeiros.
vaqueiros.
Asma Ocupacional − Adiquirida por meio da inalação de poeira de materiais como algodão, linha, borracha, couro, sílica, madeira vermelha etc. Os trabalhadores de fábricas, medeireiras, plantações de algodão e tecelagens apresentam sintomas como falta de ar, tosse, aperto e chiado no peito e tosse noturna.
A complicação mais frequente em pacientes portadores dessa doença é
infecção brônquica.
atelectasia.
cor pulmonale agudo.
derrame pleural.
pneumotórax.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...