Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação a proilaxia e tratamento das infecções pelo Pneumocystis jiroveci em crianças, é correto airmar que:
A infecção relacionada a cateter venoso central é um dos principais fatores de aumento da morbidade e mortalidade de pacientes internados em UTI. Recentemente, demonstrou-se que o uso de um pacote ou conjunto (bundle) de cuidados específicos pode reduzir significativamente a incidência de infecção. Nesse sentido, assinale a opção em que é apresentado um cuidado específico, com nível de evidência elevado (I-A), que integra o bundle acima referido.
Preparar a pele com gluconato de clorexidina alcoólica 0,5%, como antisséptico antes da inserção do cateter.
Usar cateter central revestido por antibiótico de largo espectro para evitar colonização.
Evitar a veia femoral para cateterismo intravenoso central em crianças.
Sempre aguardar a visita clínica multidisciplinar para discutir a indicação de uso de dispositivo venoso central.
Administrar antibiótico sistêmico antes da inserção do cateter venoso central para prevenir colonização.
Lactente com 1 mês de vida, bom estado nutricional, apresentando tosse seca intensa há 10 dias, sem a presença de febre. Ao exame a criança está ativa, taquipneica, com tosse acentuada. Na ausculta pulmonar o murmúrio vesicular está presente, sem ruídos adventícios. História pregressa de parto normal e de conjuntivite purulenta. O RX de tórax evidencia infiltrado intersticial e o hemograma leucocitose discreta e eosinofilia. O diagnóstico mais provável e o tratamento indicado são:
Assinale o principal componente hemodinâmico encontrado no choque da dengue.
A melhor opção antimicrobiana para o tratamento de infecções causadas pela Stenotrophomonas maltophilia é:
O conceito de sepse inclui as situações em que se estabelece a síndrome da resposta inflamatória sistêmica desencadeada por infecção suspeita ou confirmada. Acerca dessa patologia, assinale a opção correta.
A fluidoterapia deve ser limitada ao máximo de 20 mL/kg na primeira hora de atendimento, para evitar o risco de edema pulmonar agudo.
O uso de drogas vasoativas está contraindicado até que se obtenha um acesso venoso central seguro.
A ativação do sistema de coagulação pode culminar na instalação da coagulação intravascular disseminada, sendo importante preditora de óbito.
O diagnóstico de sepse é feito pela dosagem de biomarcadores específicos, que apresentam grande sensibilidade e especificidade.
A antibioticoterapia deve ser retardada até que se obtenha a estabilização hemodinâmica do paciente.
A violência doméstica é a forma mais comum de agressão contra a criança e o adolescente, sendo os maustratos considerados a fonte de todas elas. Ao atender uma criança com lesões sugestivas de maus-tratos, compete ao médico
Na dengue, a síndrome de extravasamento vascular é caracterizada por:
Paciente internado em unidade de terapia intensiva apresenta quadro de crise convulsiva e febre. Realizada punção lombar, houve identiicação de Klebsiella pneumoniae produtora de beta-lactamase de espectro estendido. Indica-se como antibiótico inicial:
Com relação ao atendimento da criança queimada, assinale a opção correta.
As queimaduras não superficiais são tratadas com a aplicação de um antibiótico tópico para prevenir infecções, sendo o agente mais utilizado a sulfadiazina de prata.
O uso de solução salina hipertônica está indicado na reanimação fluídica dos casos mais graves, porque reduz a incidência de disfunção de órgãos.
O aspecto necrótico da ferida associado à persistência de febre e plaquetopenia não são suficientes para o diagnóstico de infecção, devendo-se realizar biópsia da pele.
Os coloides sempre devem ser utilizados nas primeiras 24 horas para a reposição de fluidos.
No cálculo da superfície corporal queimada, a regra dos nove é o método preferencial em qualquer idade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...