Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às alterações clínicas e à terapia hormonal e não hormonal no climatério, julgue os itens subsequentes.
O uso dos bisfosfonatos na prevenção de fraturas osteoporóticas é seguro e sua ação consiste na redução da reabsorção óssea mediada pelos osteoclastos, resultando em diminuição da atividade e aumento da apoptose dessas células.
Com relação à síndrome de lise tumoral, assinale a opção correta.
A síndrome de lise tumoral é uma emergência oncológica causada por alterações metabólicas que ocorrem apenas após início do tratamento de neoplasias de alto índice de proliferação celular.
Rasburicase não pode ser usada no tratamento de paciente que apresenta deficiência congênita de glicose 6 fosfato desidrogenase (G6PD).
A classificação Cairo-Bishop estabelece como critério laboratorial para o diagnóstico dessa síndrome níveis séricos de ácido úrico igual ou superior a 8 mg/dL; de potássio igual ou superior a 6mEq/L; de fosfato igual ou superior a 6,5; e de cálcio igual ou inferior a 7 mg/dL; acidose metabólica com pH sanguíneo menor que 6,5; alcalose respiratória compensatória com pCO2 menor que 20mmHg.
Alopurinol deve ser usado na profilaxia dessa síndrome, visto que inibe a enzima xantina oxidase, embora não funcione na presença de hiperpotassemia.
A necessidade de hemodiálise na síndrome de lise tumoral no linfoma de Burkitt não diminui com o uso da enzima rasburicase, que converte ácido úrico em alantoina que é cinco a dez vezes mais hidrossolúvel que o ácido úrico e pode ser excretado pelo rim.
Com relação às alterações clínicas e à terapia hormonal e não hormonal no climatério, julgue os itens subsequentes.
Estudos recentes revelam que a terapia combinada com estrogênios conjugados e acetato de medroxiprogesterona, bem como a terapia com tibolona, eleva o risco cardiovascular em mulheres pós-menopáusicas. Ambas as terapias devem ser reservadas apenas em casos com sintomatologia intensa de fogacho.
Assinale a opção em que são apresentados critérios para o diagnóstico da síndrome de lise tumoral.
paciente com diagnóstico de LLA de células precursoras B; leucometria = 8.000/mm3; ácido úrico = 5 mg/dL; potássio = 4.8mEq/L; creatinina = 0.7 mg/dL; fosfato = 7.2 mg/dL; e cálcio = 8.8 mg/dL
paciente com massa de mediastino anterior ocupando mais que 30% do diâmetro torácico, com S. veia cava superior sem infiltração da medula óssea e diagnóstico histopatológico de linfoma Hodgkin; á c i d o ú r i c o = 3 . 9 m g / d L ; p o t á s s i o = 3 . 8 m E q / L ; creatinina = 0.6 mg/dL; fosfato = 5.2 mg/dL; e cálcio = 8.8 mg/dL
paciente com tumor retroperitoneal com compressão de vias urinárias e oligúria; creatinina = 2.5 mg/dL; potássio = 5.4 mEq/L; ácido úrico = 4.8 mg/dL; fosfato = 4.5 mg/dL; e cálcio = 9.8 mg/dL
paciente com massa abdominal de 20 cm de diâmetro, cuja biópsia revelou linfoma de Burkitt; ácido úrico = 7 mg/dL; potássio = 5.8mEq/L; creatinina = 1.3 mg/dL; fosfato = 6.2 mg/dL; e cálcio = 7.8 mg/dL
paciente com lesões líticas em coluna, proteinúria com pico monoclonal de imunoglobulina e insuficiência renal
Acerca das patologias da gravidez, julgue os itens que se seguem.
A presença de incisura protodiastólica nas artérias uterinas, detectada através da dopplerfluxometria após a 24.ª semana de gestação, é um indicativo de disfunção endotelial presente na pré-eclampsia. O aumento progressivo do índice de resistência ao fluxo nesses vasos indica piora do prognóstico fetal, podendo ser usado como parâmetro para a indicação do parto.Uso de antraciclinas no regime de tratamento do sarcoma de Ewing possibilita maiores taxas de resposta ao tratamento. No entanto, doses cumulativas desse quimioterápico acarretam efeitos colaterais, como cardiotoxicidade tardia. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A suscetibilidade individual aos efeitos tardios das antraciclinas pode ser detectada mediante estudos genéticos pela epidemiologia molecular. Tais estudos possibilitam a detecção de polimorfismos nos genes CBR1 e CBR3 (Carbon Reductase) associados à ocorrência de cardiomiopatia com doses cumulativas menores que 250mg/m2.
Dislipidemia, diabetes tipo II e hipertensão são eventos cuja ocorrência eleva-se com a idade, não estando associados à maior ocorrência de cardiomiopatia relacionada a doses de antraciclinas maiores que 250mg/m2.
Desrazoxane é um cardioprotetor, cujo mecanismo de ação consiste em diminuir a formação de radicais livres nos miócitos, mediante ação no citocromo p450, que diminui a transformação de ADP em ATP e, assim, protegendo o coração do efeito cardiotóxico.
Radioterapia torácica e em mediastino não aumentam a frequência de cardiotoxicidade da antraciclina.
Insuficiência cardíaca congestiva, evento raro da cardiotoxicidade relacionada à antraciclina, ocorre nos dois primeiros anos do tratamento, havendo pouca chance de ocorrer após esse período.
Acerca das patologias da gravidez, julgue os itens que se seguem.
A gemelaridade monocoriônica decorre da divisão embrionária entre o 4.º dia e o 8.º dia da fertilização. Uma das complicações desse tipo de gravidez é o desenvolvimento do gêmeo acárdico.
Assinale a opção correta no que se refere ao mecanismo de ação do mesilato de imatinib, medicação adotada no tratamento de vários tumores.
A inibição da fosforilação de proteínas citoplasmáticas é indiscriminada, o que resulta na retirada de energia da célula e na indução à apoptose.
A inibição da atividade fosforilativa no tumor estromal gastrointestinal, GIST, bem como no neurofibroma plexiforme, ocorre na molécula de PDGFR, que é o receptor do fator de crescimento derivado de plaqueta.
O referido medicamento bloqueia o sítio de ligação do ATP da molécula ABL, incluindo a molécula híbrida BCR/ABL na leucemia mieloide crônica, inibindo sua atividade fosforilativa de proteínas (tirosina quinase), induzindo a célula à apoptose.
A ação dessa medicação ocorre no dermatofibrosarcoma, por inibir o receptor do stem cell factor c-KIT.
A atividade tirosina kinase dessa medicação é específica em moléculas que convertem ADP em ATP.
Julgue os itens seguintes, relativos à dor pélvica aguda.
Em pacientes com doença inflamatória pélvica aguda, na qual o abscesso intrabdominal apresenta continuidade com o fundo de saco vaginal, uma alternativa ao tratamento cirúrgico é a culdocentese com posterior fixação de dreno no local da punção.
Uma paciente, com onze anos de idade, apresentava, havia três semanas, dor torácica e cansaço progressivo. Na admissão, o raio X do tórax mostrou massa em mediastino anterior, com compressão de veia cava superior e traqueia. Considerando-se esse caso clínico, é correto afirmar que
a CT de tórax com contraste deve ser obtida imediatamente, para guiar o cirurgião quanto à ressecabilidade da massa, para o diagnóstico e tratamento imediato.
o diagnóstico diferencial deve incluir os tumores de células germinativas, devendo-se obter os marcadores séricos (alfafetoproteína e beta-HCG) em conjunto com a avaliação laboratorial inicial.
a obtenção de fragmento por biópsia sob sedação é necessária para o diagnóstico correto.
a faixa etária do paciente indica a possibilidade de leucemia linfoblástica aguda, porém somente a imunofenotipagem e a citogenética do aspirado de medula óssea poderão confirmar tal diagnóstico.
consiste em emergência oncológica, devendo ser obtido aspirado de medula óssea sob sedação, pela possibilidade de ser leucemia linfoide de células precursoras T, e ser iniciado tratamento imediatamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...