Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de quarenta anos de idade, com exame físico normal, realizou mamografia digital que evidenciou imagem nodular espiculada em quadrante superior lateral da mama esquerda. O ultrassom mamário mostrou, na mesma topografia, um nódulo sólido de contornos irregulares, medindo 1 cm e com o diâmetro anteroposterior maior que o látero-lateral. A paciente foi submetida a punção com agulha fina do referido nódulo, guiada por ecografia, e o resultado citológico foi de atipias leves.
Com base no caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A lesão nodular descrita deve ser classificada na categoria 4 do BIRADS (Breast Imaging Reporting and Data System).
Assinale a opção que apresenta condição associada a bom prognóstico em LLA na infância.
pesquisa de doença residual mínima por citometria de fluxo com 1% de células leucêmicas no 29.o dia do tratamento
presença de clone leucêmico com a hipodiploidia de 36 cromossomos e índice de DNA menor que 1,16
diagnóstico de LLA de células T com leucometria inicial de 95.000/mm3 e massa de mediastino
presença de alteração clonal com translocação t(4,11)(q11;q23) e transcrito AF4-MLL
leucometria ao diagnóstico menor que 50.000/mm3 em criança de dois a dez anos de idade com leucemia de células precursoras B
Com relação aos métodos contraceptivos, julgue os itens subsequentes.
Quando utilizados em pacientes com menos de 35 anos de idade que apresentam cefaleia com aura, os anticoncepcionais orais combinados só devem ser utilizados como última opção e, caso sejam utilizados, requerem acompanhamento rigorosoConsiderando a atual classificação das leucemias mieloides agudas, proposta pela OMS em 2002, assinale a opção correta.
O encontro de sinais de displasia não alteram o prognóstico.
Recomenda-se a contagem de pelo menos quinhentas células em sangue periférico e medula óssea para a contagem percentual de blastos.
A classificação morfológica proposta pelo grupo FAB é a principal classificação a ser considerada, permanecendo o critério de 30% de blastos na medula óssea como diagnóstico de LMA.
Os achados genéticos recorrentes são considerados diagnósticos, independentemente da contagem de blastos na medula óssea.
Achados citogenéticos como t(15,17) e t(8,21) requerem contagem de blastos acima de 20% para diagnóstico.
Com relação aos métodos contraceptivos, julgue os itens subsequentes.
O diafragma é um dispositivo que apresenta fundamentalmente uma ação mecânica, impedindo a ascensão dos espermatozoides no trato genital.
Texto para as questões 56 e 57
O desenvolvimento tecnológico e o progresso nas descobertas científicas proporcionaram avanço rápido nas pesquisas e no uso clínico das terapias imunológicas em pacientes oncológicos, superando a resistência tumoral ao tratamento convencional com quimioterapia. Os anticorpos monoclonais contra antígenos tumorais humanos têm sido usados associados, ou não, a esquemas de quimioterapia.Assinale a opção que descreve corretamente os mecanismos da ação antineoplásica dos anticorpos monoclonais in vivo sobre os tumores.
internalização do anticorpo e ação do anticorpo no núcleo, bloqueando os genes que controlam a divisão celular
ligação ao antígeno de superfície, bloqueando a molécula que age como receptor, e transdução do sinal intracitoplasmático para a apoptose
indução da fagocitose, por meio da ligação da porção Fc ao receptor específico nos monócitos
indução da dimerização de cadeias de receptores de fator de crescimento, levando à internalização do receptor, que não pode ser mais estimulado
fixação de complemento, citotoxicidade mediada por célula, associação do anticorpo com moléculas radioativas e quimioterápicas, bloqueando ação de ligantes aos antígenos que são receptores de fator de crescimento
A respeito da ocorrência de vulvovaginites, julgue os itens a seguir.
A secreção vaginal fisiológica tem predomínio de aeróbios e é constituída por secreção sebácea, esfoliação vaginal e cervical e secreção das glândulas de Bartholin e Skene.
Texto para as questões 56 e 57
O desenvolvimento tecnológico e o progresso nas descobertas científicas proporcionaram avanço rápido nas pesquisas e no uso clínico das terapias imunológicas em pacientes oncológicos, superando a resistência tumoral ao tratamento convencional com quimioterapia. Os anticorpos monoclonais contra antígenos tumorais humanos têm sido usados associados, ou não, a esquemas de quimioterapia.Considerando essas informações, assinale a opção em que é apresentado anticorpo que faz parte do tratamento de neuroblastoma.
anticorpo monoclonal Gentuzumab, antígeno CD33
anticorpo monoclonal ch14.18, antígeno GD2
anticorpo monoclonal Rituximab, antígeno CD20
anticorpo monoclonal Nimotuzumab, antígeno EGFR
anticorpo monoclonal Brentuximab vedotin (SGN-35), antígeno CD30
A respeito da ocorrência de vulvovaginites, julgue os itens a seguir.
A C.glabrata e a C.tropicalis estão associadas à vulvovaginite fúngica recorrente e são resistentes à terapia medicamentosa convencional.Texto para as questões 54 e 55
Um paciente com doze anos de idade relatou tosse, febre e dispneia iniciadas havia três semanas. Radiografia de tórax revelou, inicialmente, sinais de pneumonia com derrame pleural discreto à esquerda. O paciente permaneceu em tratamento antibiótico por uma semana sem apresentar melhora dos sintomas. Seu estado evoluiu com piora do desconforto respiratório e dessaturação, mesmo com oxigenioterapia sob máscara não reinalante. Não se observaram, no exame físico, turgência jugular nem circulação colateral evidente em tórax. Não há edema em parede torácica. Controle radiográfico revelou aumento significativo do derrame pleural e surgimento de volumosa massa mediastinal anterior que comprime e desvia a traquéia para o lado contralateral ao derrame pleural. O hemograma do sangue periférico apresentava-se normal.Assinale a opção que representa a emergência oncológica do paciente em questão.
síndrome mediastinal superior
neutropenia febril
síndrome de veia cava superior
síndrome de hipertensão intracraniana
síndrome de lise tumoral
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...