Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, relativos à dor pélvica aguda.
Em uma paciente com atraso menstrual e dor pélvica, a presença de útero aumentado e amolecido ao toque, com colo uterino amolecido, além de eliminação de sangue escuro com pequenas quantidades de material compatível com restos deciduais ao exame especular, é patognomônica de abortamento em curso.
Apesar dos grandes avanços no tratamento dos tumores pediátricos e da elevação das taxas de cura, aproximadamente 20% das crianças podem não se curar, necessitando de tratamentos inovadores. Acerca das escalas disponíveis para avaliação do estado geral de crianças em tratamento oncológico, assinale a opção correta.
É desnecessária a avaliação do grau de inaptidão ou de deficiência por meio de escalas como Karnofsky e Lansky em análises baseadas em resultados, uma vez que o resultado final esperado é sempre a sobrevida.
As escalas de avaliação do estado geral não são utilizadas para comparar a efetividade de diferentes tratamentos, mas para avaliação individual do grau de toxicidade do tratamento.
Nas escalas de Karnofsky e de Lansky, a pontuação é crescente, conforme o grau de inaptidão, isto é, na maior pontuação, que é 100, o paciente é considerado inapto para cuidar de si mesmo e requer cuidados hospitalares ou equivalentes.
Os estudos multicêntricos de câncer pediátrico têm considerado a avaliação do estado geral por meio da escala de Lansky, que é mais adaptada à avaliação pediátrica, dado que avalia o grau de atividade com o tempo dispensado em brincadeiras, tendo pontuação equiparada à escala de Karnofsky.
A escala de Karnofsky classifica os pacientes de acordo com o grau de sua inaptidão ou deficiência funcional, tendo sido desenvolvida para avaliação de pacientes submetidos ao transplante de medula óssea.
Considerando a conduta terapêutica nas patologias ginecológicas benignas, julgue os itens a seguir.
Os mecanismos de ação dos progestogênios na endometriose incluem, entre outros, a inibição da ação do estrogênio no tecido endometriótico pela indução de enzimas responsáveis pela inativação do estradiol.
Um paciente com seis anos de idade, com diagnóstico de LLA de células precursoras B, CALLA positiva com baixa leucometria inicial e sem infiltração em SNC, recebeu quimioterapia conforme protocolo institucional, obtendo remissão morfológica ao final da quarta semana de tratamento. A citogenética colhida no diagnóstico revelou t(9,22)(q34;q11), característica do cromossomo Filadelfia, e o estudo molecular mostrou transcrito quimérico BCR/ABL, p190.
Considerando-se esse caso clínico, é correto afirmar quepacientes com essas características representam aproximadamente 25% dos pacientes pediátricos diagnosticados com LLA.
o uso de mesilato imatinibe está indicado para o tratamento do referido paciente, devendo ser monitorado com a pesquisa da translocação e do transcrito ao longo do tratamento.
o paciente em questão é candidato ao transplante autólogo com células-tronco hematopoiéticas ao final da indução.
o tratamento quimioterápico não deve incluir estratégia para leucemia de alto risco, de forma a poupar o organismo de efeitos colaterais, por ser leucemia de bom prognóstico.
o achado citogenético é característico, sendo dispensável a confirmação com o estudo molecular e determinação do tipo de transcrito.
Considerando a conduta terapêutica nas patologias ginecológicas benignas, julgue os itens a seguir.
A redução do peso corpóreo em pacientes obesas portadoras da síndrome dos ovários policísticos é eficaz porque reduz os níveis de SHBG e de androgênios circulantes.
Assinale a opção que apresenta corretamente mecanismo de resistência ao tratamento com terapia celular (imunoterapia) com células T modificadas por receptor de antígeno quimérico CAR cells (chimeric antigen receptor cell) que explica a perda ou não resposta desse tratamento em LLA de células precursoras B.
ocorrência de secreção de citocinas inflamatórias, com possibilidade de ocorrência febre alta com hipotensão, o que elimina a possibilidade de enxertia da célula efetora
resistência prévia à quimioterapia, que constitui fator de resistência à imunoterapia
uso de transfecção das células T para imunoterapia com técnicas que utilizam lentivírus ou eletroporação
uso sequencial de quimioterapia e de corticosteroides, o que impede a enxertia das células T efetoras
perda do antígeno CD19 nos casos de CAR cells anti CD19 e não enxertia das células CAR
Uma paciente de quarenta anos de idade, com exame físico normal, realizou mamografia digital que evidenciou imagem nodular espiculada em quadrante superior lateral da mama esquerda. O ultrassom mamário mostrou, na mesma topografia, um nódulo sólido de contornos irregulares, medindo 1 cm e com o diâmetro anteroposterior maior que o látero-lateral. A paciente foi submetida a punção com agulha fina do referido nódulo, guiada por ecografia, e o resultado citológico foi de atipias leves.
Com base no caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Com o resultado de atipias leves na punção, a principal hipótese diagnóstica para a paciente em questão é fibroadenoma complexo. Dessa forma, o controle ecográfico pode ser realizado após seis meses e a exérese simples do nódulo será indicada apenas no caso de a paciente não concordar com o seguimento semestral.O mecanismo de ação das drogas antineoplásicas pode resultar em alta incidência de toxicidade potencialmente severa, que pode ser aguda ou crônica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
A ocorrência de leucemia mieloide aguda, após o uso de epipodofilotoxina, como o teniposide(VM 26), está relacionada à suscetibilidade individual ao medicamento, ao envolvimento do gene AML1, sendo dependente da dose cumulativa do medicamento.
A perda auditiva sensorioneural e a ocorrência de tinitus são efeitos tardios de quimioterápicos do grupo dos agentes alquilantes como dacarbazina e procarbazina.
São fatores de risco para a ocorrência da miocardiopatia relacionada ao uso endovenoso de altas doses de citarabina o uso concomitante de quimioterapia intratecal, idade maior que cinco anos durante o tratamento e ausência de infiltração leucêmica do SNC.
O estudo da função renal e da densidade óssea devem ser realizados a longo prazo após uso de altas doses de methotrexate, uma vez que essa droga, em altas dosagens, é nefrotóxica.
Paciente acometido por osteosarcoma metastático pode beneficiar-se do uso de protetores do miocárdio, como dexrazoxane, uma vez que eles previnem a miocardiopatia relacionada à antraciclina.
Uma paciente de quarenta anos de idade, com exame físico normal, realizou mamografia digital que evidenciou imagem nodular espiculada em quadrante superior lateral da mama esquerda. O ultrassom mamário mostrou, na mesma topografia, um nódulo sólido de contornos irregulares, medindo 1 cm e com o diâmetro anteroposterior maior que o látero-lateral. A paciente foi submetida a punção com agulha fina do referido nódulo, guiada por ecografia, e o resultado citológico foi de atipias leves.
Com base no caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, o resultado citológico da punção é incompatível com o achado das imagens, sendo mandatória a biópsia para estudo histológico e diagnóstico da lesão.
Assinale a opção que apresenta corretamente condições associadas à maior frequência de diagnóstico de leucemia mieloide aguda.
síndrome de Down e síndrome de Beckwith Wiedman
imunodeficiência congênita e hipogamaglobulinemia
anemia de Fanconi e mielodisplasia secundária ao uso de alquilantes
monossomia do cromossomo 6, síndrome de Beckwith Wiedman
infecção pelo vírus Epstein Barr (EBV) e pelo da hepatite B
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...