Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O estudo dos mecanismos endocrinológicos envolvidos na reprodução necessita da compreensão da ação de hormônios e fatores neuroendócrinos que são produzidos ou que agem sobre o tecido reprodutor feminino. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
O TRH (hormônio liberador de tireotrofina), a vasopressina, os opiáceos endógenos, o peptídeo intestinal vasoativo e a acetilcolina estimulam a liberação de prolactina.
Segundo o sistema de estadiamento Ann Arbor, a melhor definição para linfoma de Hodgkin estádio III é
envolvimento de cadeias linfonodais de ambos os lados do diafragma.
envolvimento de cadeias linfonodais de ambos os lados do diafragma com presença ou não de metástases pulmonares.
envolvimento de uma cadeia linfonodal ou um único órgão ou sítio extralinfático.
envolvimento de duas ou mais cadeias linfonodais do mesmo lado do diafragma ou envolvimento localizado de um órgão ou sítio extralinfático ou mais regiões do mesmo lado do diafragma.
envolvimento disseminado de um ou mais órgãos extralinfáticos.
O estudo dos mecanismos endocrinológicos envolvidos na reprodução necessita da compreensão da ação de hormônios e fatores neuroendócrinos que são produzidos ou que agem sobre o tecido reprodutor feminino. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
A dopamina é produzida principalmente no núcleo arqueado do hipotálamo e é capaz de inibir a liberação de prolactina.
pacientes sem t(9;22)(q34;q11) BCR-ABL p190 apresentam taxas de sobrevida global em 10 meses significativamente maiores que as dos portadores de t(9;22)(q34;q11).
as taxas de sobrevida global em cinco anos dos pacientes com t(9;22)(q34;q11) BCR-ABL p190 são melhores do que a dos sem a translocação.
o tempo de seguimento relatado nesse estudo é adequado para a comparação com outros estudos semelhantes publicados.
pacientes na situação 2 têm indicação de transplante autólogo como primeira linha de tratamento, dado seu pior prognóstico.
pacientes na situação 1 não têm indicação de transplante de medula óssea como primeira linha de tratamento.
No que se refere às complicações clínicas da gravidez, julgue os itens subsecutivos.
Um dos efeitos colaterais do uso da heparina nos casos de trombofilias é a plaquetopenia, que pode atingir tanto a mãe quanto o feto.
O metotrexato constitui uma das drogas antineoplásicas mais amplamente utilizadas na prática oncológica pediátrica. É essencial que o oncologista tenha familiaridade com a forma de utilização e com os potenciais efeitos adversos dessa droga. Em relação a esse quimioterápico, assinale a opção correta.
Em razão de essa droga sofrer essencialmente metabolização hepática, alterações nos níveis de escórias nitrogenadas tem pouca influência sobre a frequência de toxicidade decorrente do uso desse medicamento.
A utilização da droga na dose de 25mg/m2 durante a manutenção dos esquemas de leucemias linfoides agudas requer o uso de ácido folínico, a fim de evitar os efeitos adversos da droga.
Apesar de muito utilizado pelos oncologistas pediátricos, esse medicamento é indicado apenas para o tratamento de neoplasias hematológicas, não tendo eficácia comprovada no de tumores sólidos.
A presença de acúmulo anormal de líquidos no corpo, como ascite, derrames ou edema, aumenta a frequência de toxicidade pelo uso de metotrexato.
Devido a seu efeito vesicante extremo, o metotrexato pode ser administrado apenas por via venosa.
No que se refere às complicações clínicas da gravidez, julgue os itens subsecutivos.
A maioria das gestantes com asma apresenta menor frequência de crises asmáticas durante a gravidez, enquanto uma pequena porcentagem apresenta exacerbação das mesmas.
Texto para as questões 45 e 46
A experiência de décadas no tratamento das leucemias linfoides agudas da infância mostra que, independentemente do protocolo terapêutico adotado, a sequência indução, consolidação/intensificação e manutenção deve ser mantida na utilização de quimioterapia convencional.Ainda considerando as informações acima apresentadas, assinale a opção que define melhor o objetivo da fase indutória do tratamento das leucemias linfoides agudas da infância.
eliminação de doença residual mínima
indução de remissão citológica, com recuperação dos precursores normais da medula óssea e eliminação de doença residual mínima
indução de remissão molecular
indução de remissão citológica, com recuperação dos precursores normais da medula óssea
indução de remissão citológica com eliminação de doença residual mínima
Com base no uso dos métodos contraceptivos, julgue os itens seguintes.
Os contraceptivos combinados injetáveis causam maior retenção hídrica em relação aos combinados orais, tendo em vista que o efeito de primeira passagem hepática dos hormônios orais evita a ativação do sistema reninaangiotensina- aldosterona.
Texto para as questões 45 e 46
A experiência de décadas no tratamento das leucemias linfoides agudas da infância mostra que, independentemente do protocolo terapêutico adotado, a sequência indução, consolidação/intensificação e manutenção deve ser mantida na utilização de quimioterapia convencional.Considerando essas informações, assinale a opção em que é apresentada combinação quimioterápica comumente utilizada em esquemas indutórios de tratamento para leucemias linfoides agudas.
metotrexate em baixas doses + mercaptopurina
citarabina em altas doses + daunorrubicina
ifosfamida + carboplatina + etoposide
corticosteroide + vincristina + daunorrubicina
metotrexate em altas doses + mercaptopurina
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...