Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às parasitoses intestinais, que apresentam significativa prevalência entre as crianças brasileiras, razão por que é importante conhecer o comportamento clínico dessas enfermidades para o estabelecimento do correto diagnóstico, julgue os itens a seguir.
Na fase larvar da ascaridíase, predominam sintomas respiratórios como pneumonia e insuficiência respiratória.
Uma das alternativas no tratamento de urgência do infarto agudo do miocárdio com choque cardiogênico é o uso de um sistema de bombeamento com balão intra-aórtico (BIA), instalado por cateterização da artéria femoral de forma percutânea, visando rápida estabilização do paciente. Esse efeito é conseguido porque o BIA
Um lactente de 10 meses apresentou febre alta e irritabilidade durante 3 dias. Após esse período, a febre desapareceu e surgiu exantema maculopapular principalmente em tronco, com disseminação para extremidades. No momento está assintomático e o exame físico é normal. As hipóteses diagnósticas mais prováveis são:
Sarampo e enterovirose.
Exantema súbito e dengue.
Rubéola e doença de Kawasaki.
Eritema infeccioso e escarlatina.
Recém-nascido de 20 dias de vida é trazido pela mãe à UBS para sua primeira consulta de Puericultura. A Mãe está preocupada, relata que a criança está defecando fezes amolecidas e várias vezes, principalmente após as mamadas; chega a trocar até 5 fraldas por dia. As fezes são amareladas, com aparência de gema de ovo. Nega produtos patológicos nas fezes. Está em aleitamento materno exclusivo. Antecedentes: RN de termo, adequado para idade gestacional, filho de mãe primigesta, com 8 consultas de pré-natal, com sorologias negativas para HIV, VDRL e Hepatites B e C, imune para toxoplasmose, sem informações para rubéola, strepo B negativo. Nascido de parto normal em Hospital sem intercorrências, com 3.210g, comprimento 50cm, PC 33cm, Apegar 9/10/10. Encaminhado ao alojamento conjunto, onde evoluiu com boa aceitação do seio materno. Recebeu alta em bom estado geral, corado, hidratado, acianótico e ictérico zona II, com encaminhamento para UBS tendo recebido a BCG e a 1ª dose de Hepatite B. Considerando o exame físico geral normal, Peso: 3.331g e estatura 52cm.
Quanto à condução do caso, assinale a alternativa incorreta.Deve-se orientar a mãe e tranquilizá-la quanto à queixa, pois não se trata de uma doença. É normal o recém-nascido apresentar fezes de consistência amolecida e várias vezes, devido ao reflexo gastrocólico.
O Aleitamento Materno Exclusivo (AME) deve ser incentivado até os 6 meses. O AME é uma segurança para o médico e para a mãe de que essa criança está bem, e não se trata de uma diarreia patologia, e sim fisiológica.
Pode-se informar à mãe que a carteira vacinal da criança no momento está completa, e, ao completar um mês de vida, a criança deverá retornar ao serviço para fazer a segunda dose de Hepatite B.
Os riscos como o de morte súbita do recém-nascido devem ser pesquisados nesta consulta. A mãe deve ser orientada sobre medidas preventivas, como posição para dormir em decúbito dorsal horizontal e outras medidas preventivas para sufocamento etc.
Conclui-se que é uma criança que está em bom estado de saúde, eutrófico, ganhando cerca de 40g de peso por dia, com crescimento e ambiente emocional adequado, sendo cuidado por mãe zelosa. O retorno deverá ser agendado para seis meses.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
Criança de 8 anos está em tratamento para anemia ferropriva há 1 semana. Retorna ao ambulatório porque não está querendo tomar mais o sulfato ferroso, devido a dor abdominal. O desconforto pode ser minimizado com:
Administração do sulfato ferroso durante as refeições.
Uso regular de dimeticona.
Aumento da ingestão de fibras e água.
Ingestão do sulfato ferroso junto com vitamina C.
V.L. chegou ao consultório com seu filho de T.L., de 11 anos, e relatou que o menino costumava reclamar de dores abdominais e que tinha diarreias frequentes. Em meio à conversa, T. disse ao médico que queria ficar bom logo para voltar a comer seus pratos favoritos, kibe cru e carne extremamente mal passada. Diante do exposto, assinale a alternativa que representa o provável diagnóstico e o respectivo tratamento recomendado pelo médico.
Diagnóstico: infecção por Taenia solium e T. saginata. Tratamento: Praziquantel, 20-25mg/kg, dose única.
Diagnóstico: infecção por Balantidium coli. Tratamento: Metronidazol, 5-20 mg/kg/dia, 3 vezes/dia por 7 dias.
Diagnóstico: infecção por Taenia solium e T. saginata. Tratamento: Praziquantel, 10 mg/kg, dose única.
Diagnóstico: infecção por Balantidium coli. Tratamento: Praziquantel, 20-25mg/kg, dose única.
Diagnóstico: infecção por Taenia solium e T. saginata. Tratamento: Metronidazol, 5-20 mg/kg/dia, 3 vezes/dia por 7 dias.
É um estado no qual o coração não produz um débito necessário para manter a perfusão adequada dos tecidos, sendo assim incapaz de sustentar um transporte de oxigênio que atenda às necessidades metabólicas do organismo. Trata-se de
distúrbios da glicose.
choque.
insuficiência cardíaca.
obstrução das vias aéreas.
bronquiolite.
Em relação a anemia ferropriva, pode-se afirmar que:
O pico de reticulócitos após o início do tratamento ocorre após 1 mês do uso do ferro.
O aumento da hemoglobina em 1g/dl ocorre 3 meses após o início do tratamento, quando deverá ser reavaliada a dose.
A dose terapêutica do ferro é calculada na forma de ferro elementar e varia nos diferentes sais.
A anemia ferropriva é uma anemia do tipo macrocítica hipocrômica, e faz diferencial apenas com as infecções crônicas.
L.C., mãe de primeira viagem, levou seu filho A.C., de 11 meses, ao consultório médico e, desesperada, relatou que, após três dias de febre, sem que a criança apresentasse qualquer outro sintoma, começaram a aparecer, no tronco da criança, erupções de aspecto rendilhado e de evolução rápida. Diante do exposto, é provável que A.C. tenha
doença de Kawasaki.
catapora.
catapora.
exantema súbito.
escarlatina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...