Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 73 e 74
O câncer em crianças é diferente do câncer em adultos, no que se refere ao prognóstico, à distribuição e às peculiaridades histológicas. As formas mais comuns dessa doença em crianças são: leucemia linfoblástica aguda e linfomas, aproximadamente 40% dos casos; tumores do sistema nervoso, cerca de 30% dos casos; e sarcomas e tumores embrionários, perto de 10% dos casos. Os tumores de órgãos como pulmões, cólon, mamas e próstata são mais comuns na idade adulta. No primeiro ano de vida, os tumores embrionários como nefroblastoma (tumor de Wilms), retinoblastoma, rabdomiossarcoma e meduloblastoma são os mais frequentes.Ainda com base nas informações do texto apresentado, assinale a opção correta.
O maior número de casos de neuroblastoma em crianças tem localização torácica.
O neuroblastoma é um tumor que pode se desenvolver em qualquer sítio anatômico em que haja tecido do sistema nervoso simpático.
As metástases do neuroblastoma em crianças ocorrem mais frequentemente no pulmão.
A presença de imagens calcificadas em resultados de exames de raios X simples ou de tomografia computadorizada de massa abdominal é sugestiva de tumor de Wilms.
Para fazer o diagnóstico de neuroblastoma nas crianças, a média de idade é 10 anos.
Com relação a diarreia infecciosa pelo rotavirus, pode-se afirmar que:
A combinação de resultados que melhor descreve uma coagulação intravascular disseminada é
trombocitose, tempo de tromboplastina parcial ativada normal, tempo de protrombina normal e fibrinogênio elevado.
trombocitopenia, tempo de tromboplastina parcial ativada elevado, tempo de protrombina normal e fibrinogênio baixo.
trombocitopenia, tempo de tromboplastina parcial ativada normal, tempo de protrombina elevado e D dímero diminuído.
trombocitopenia, tempo de tromboplastina parcial ativada elevado, tempo de protrombina elevado e fibrinogênio baixo.
plaquetas normais, tempo de tromboplastina parcial ativada elevado, tempo de protrombina normal e fibrinogênio baixo.
A diarreia ainda é um problema grave em muitas regiões do mundo, podendo ser especialmente letal quando superposta à desnutrição. Os distúrbios hidroeletrolíticos são causadores de parte significante da morbimortalidade relativa a essa condição clínica. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
As concentrações séricas de potássio e fósforo, eletrólitos com alta concentração extracelular, refletem o conteúdo corporal total desses eletrólitos.
Texto para as questões de 73 e 74
O câncer em crianças é diferente do câncer em adultos, no que se refere ao prognóstico, à distribuição e às peculiaridades histológicas. As formas mais comuns dessa doença em crianças são: leucemia linfoblástica aguda e linfomas, aproximadamente 40% dos casos; tumores do sistema nervoso, cerca de 30% dos casos; e sarcomas e tumores embrionários, perto de 10% dos casos. Os tumores de órgãos como pulmões, cólon, mamas e próstata são mais comuns na idade adulta. No primeiro ano de vida, os tumores embrionários como nefroblastoma (tumor de Wilms), retinoblastoma, rabdomiossarcoma e meduloblastoma são os mais frequentes.Em relação às informações apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.
Diferentemente do câncer do adulto, os tumores da criança não se relacionam com mecanismos genéticos.
No momento do diagnóstico de câncer, as metástases já estão presentes na maioria dos adultos e praticamente ausentes na criança.
A exposição a radiações ionizantes e a agentes quimioterápicos diversos está na gênese da maioria de casos de tumores na criança.
Crianças portadoras de neurofibromatose têm alto risco de desenvolver schwanomas e feocromocitomas.
Pacientes pediátricos com hepatite-B não apresentam risco de desenvolver carcinoma hepatocelular.
O quadro de depressão medular em pacientes com anemia falciforme é desencadeado com mais frequência pelo seguinte agente:
Assinale a opção que contém a neoplasia que apresenta maior risco de desenvolvimento de síndrome de lise tumoral com insuficiência renal durante o início do tratamento oncológico.
osteossarcoma localizado
melanoma cutâneo
policitemia vera
leucemia linfoide aguda com leucócitos acima de 100.000
linfoma não Hodgkin de zona marginal extranodal gástrico (MALT)
A diarreia ainda é um problema grave em muitas regiões do mundo, podendo ser especialmente letal quando superposta à desnutrição. Os distúrbios hidroeletrolíticos são causadores de parte significante da morbimortalidade relativa a essa condição clínica. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
No feto e no recém-nascido, o volume de líquido intracelular (LIC) é maior que o líquido extracelular (LEC).
O pediatra deve trabalhar com elevado grau de suspeita de imunodeficiências, de modo que elas sejam diagnosticadas precocemente, para que o tratamento seja instituído antes de surgirem lesões irreversíveis. Por exemplo, casos de febres ou infecções recorrentes na criança, que representem dilemas diagnósticos de difícil solução. Crianças com manifestação clínica de alguma doença imune, ou que apresentem infecções de etiologia rara, sejam crônicas ou recorrentes, requerem avaliação ampla de sua imunidade. A partir dessas informações, assinale a opção correta.
Candidíase muco-cutânea, de morbidade elevada, é expressão de hepatopatias autoimunes.
Na criança portadora de deficiência de anticorpos, as infecções são mais graves que naquelas que apresentam deficiência de linfócitos-T.
A síndrome de Wiskott Aldrich se caracteriza por trombocitose e plaquetas de diâmetro aumentado.
A agamaglobulinemia ligada ao cromossoma X se associa à diminuição de hormônio tireoidiano.
A deficiência dos componentes C6, C7 e C8 do complemento frequentemente se relaciona a quadro de meningite recorrente por bactéria do grupo Neisseria.
Em lactentes portadores de bacteremia oculta, o agente etiológico mais frequente é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...