Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, acerca dos antimicrobianos utilizados na infância.
A amoxicilina é contraindicada nos casos de mononucleose infecciosa.
Texto para as questões 64 e 65
O controle da temperatura corporal é regulado por neurônios termossensíveis da região anterior do hipotálamo. Esses neurônios respondem a mudanças da temperatura sanguínea, do mesmo modo que as conexões neurais diretas com receptores do frio e do calor, localizadas na pele e no músculo. As respostas corporais incluem redirecionamento do fluxo sanguíneo seja a partir do leito vascular cutâneo, seja no sentido oposto , aumento ou redução da transpiração, regulação do volume de fluido extracelular. Há também respostas comportamentais, como a busca de ambiente mais quente ou mais frio. A febre é regulada da mesma maneira pela qual a temperatura é mantida se a pessoa estiver num ambiente frio. A diferença é que, na febre, os termostatos corporais são acionados numa temperatura mais alta.A partir das informações dadas no texto apresentado, assinale a opção correta.
A intensidade da febre de natureza infecciosa na criança é fator preditivo da gravidade da doença.
O ritmo circadiano da temperatura da criança alterna temperaturas corporais mais baixas no período matutino, com temperatura de um grau a mais no final da tarde e no início da noite.
A incidência de bacteriemia em crianças entre 3 e 36 meses de vida não guarda relação com a febre nem com leucocitose.
A endotoxina bacteriana não afeta os mecanismos de termorregulação do hipotálamo.
A febre terçã é típica da malária causada pelo Plasmodium malariae.
Com relação à púrpura trombocitopênica imunológica (PTI), assinale a opção correta.
Não apresenta formas recorrentes.
É crônica quando tem duração superior a três anos.
É mais frequente em crianças com tipo sanguíneo O.
Pacientes de PTI com sangramento e contagem de plaquetas inferior 30.000 devem iniciar terapia com corticoide ou imunoglobulina.
A PTI crônica é mais frequente em pacientes do sexo masculino.
Julgue os itens seguintes, acerca dos antimicrobianos utilizados na infância.
Hiponatremia e hipocalcemia são sinais da nefrotoxicidade da amicacina.
Texto para as questões 64 e 65
O controle da temperatura corporal é regulado por neurônios termossensíveis da região anterior do hipotálamo. Esses neurônios respondem a mudanças da temperatura sanguínea, do mesmo modo que as conexões neurais diretas com receptores do frio e do calor, localizadas na pele e no músculo. As respostas corporais incluem redirecionamento do fluxo sanguíneo seja a partir do leito vascular cutâneo, seja no sentido oposto , aumento ou redução da transpiração, regulação do volume de fluido extracelular. Há também respostas comportamentais, como a busca de ambiente mais quente ou mais frio. A febre é regulada da mesma maneira pela qual a temperatura é mantida se a pessoa estiver num ambiente frio. A diferença é que, na febre, os termostatos corporais são acionados numa temperatura mais alta.Tendo como referência as informações expostas no texto acima, assinale a opção correta.
A taquicardia desproporcional à temperatura sugere a presença de quadro infeccioso com toxina bacteriana responsável pelas manifestações clínicas.
A terapêutica com antipirético pode reduzir o curso da doença infecciosa responsável pela febre.
O uso de aspirina é a conduta terapêutica mais segura para controle da febre.
A febre da gestante não repercute na saúde do feto.
Na maioria das vezes, o pico febril isolado se associa a doença infecciosa.
Assinale a opção que apresenta patologia na qual o cloroma, ou sarcoma granulocítico, pode ser observado.
histiocitose
retinoblastoma
leucemia mieloide aguda
leucemia linfoide aguda
neuroblastoma
Acerca da hepatoesplenomegalia na infância, julgue os itens a seguir.
Tuberculose com hepatoesplenomegalia é comum em crianças que tomaram a vacina BCG, que protege contra a forma pulmonar da doença.
Um adolescente de catorze anos de idade relatou que, havia três dias, apresentava episódios de febre alta e tosse seca, tendo, poucas horas antes do atendimento, percebido uma tumoração no pescoço, que o motivou a procurar auxílio médico de urgência. No exame, o médico observou fácies de sofrimento agudo, tumoração de 6 cm, no maior diâmetro, localizada na face lateral anterior do pescoço, dolorosa e avermelhada, de limites precisos e não aderida a planos profundos, sem outros comemorativos. O hemograma completo evidenciou hematócrito de 45%, hemoglobina de 14 g/dL, plaquetas de 180 mil/mm3 e glóbulos brancos de 22.000/mm3, com 10% de bastonetes e 55% de neutrófilos, com granulações tóxicas.
Nessa situação, a conduta mais adequada do médico consiste emindicar o uso de anti-inflamatório não hormonal para tratar a adenite de causa viral.
tratar o paciente com antibioticoterapia a base de penicilina, pois o quadro clínico refere-se, provavelmente, a adenite aguda de origem estreptocócica.
tratar o paciente com soro anti-diftérico, pois o diagnóstico mais provável é difteria.
realizar uma biópsia ganglionar, a fim de estabelecer o diagnóstico de certeza antes de iniciar o tratamento, visto que quadro clínico refere-se, provavelmente, a linfoma.
realizar um mielograma, a fim de estabelecer o diagnóstico de certeza antes de iniciar o tratamento, visto que quadro clínico refere-se, provavelmente, a leucemia aguda.
Assinale a opção que contém a alteração citogenética causadora de mau prognóstico de leucemias mieloides agudas.
T (8;21)
citogenética normal
7q-
T (15;17)
T (16)
Acerca da hepatoesplenomegalia na infância, julgue os itens a seguir.
Uma criança de três anos de idade com um quadro de hepatomegalia, febre, sibilos e eosinofilia de 30 a 40% sugere o diagnóstico de sarcoidose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...