Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente, portador de mieloma múltiplo sintomático, foi admitido em urgência oncológica devido a hipercalcemia grave (cálcio sérico acima de 14 mg/dL), associado a náuseas, vômitos, constipação intestinal, porém com diurese mantida.
Com base nessas informações, assinale a opção que indica a medida capaz de reduzir os níveis séricos de cálcio mais rapidamente.corticoide associado a diurético
calcitonina e insulinoterapia
hemodiálise e quimioterapia
zolendronato associado à hidratação vigorosa
pamidronato e diálise peritoneal
Com relação a dermatoses na infância, julgue os itens a seguir.
A forma mais frequente da tinha de couro cabeludo é a alopécia areata.
Texto para as questões de 69 a 71
Um dos problemas mais comuns de saúde pública, amplamente difundido no planeta, é a salmonelose. Essa doença é transmitida por alimentos contaminados e afeta milhões de indivíduos com expressivo grau de mortalidade. Duas bactérias, a Salmonella typhimurium e a Salmonella typhi, são responsáveis pelas ações patogênicas que desencadeiam os quadros mórbidos correspondentes. Esses agentes microbianos podem causar duas síndromes clínicas na espécie humana, incluindo crianças e adolescentes. A primeira é a gastroenterite, geralmente benigna, não complicada, frequentemente associada à Salmonella typhimurium; a segunda é a doença chamada febre tifoide, que provoca comprometimento sistêmico e é desencadeada pela cepa Salmonella typhi. Nos dois casos, a combinação de bases clínicas sólidas e a identificação do agente microbiano envolvido são indispensáveis ao correto diagnóstico, ao tratamento, e às medidas preventivas cabíveis.Ainda a respeito do assunto e nas informações apresentadas no texto, assinale a opção correta.
A perfuração intestinal na criança acometida por febre tifoide se traduz clinicamente por queda brusca da frequência do pulso, hipertensão arterial e ausência de rigidez abdominal.
A sensibilidade diagnóstica de hemoculturas para identificar a Salmonella typhi é geralmente baixa, por causa do uso ilimitado de antibióticos: prática comum em muitos países.
A resistência aos antibióticos, amplamente empregados na cura de doenças provocadas pelas salmonelas, mantém baixa frequência em casos de febre tifoide.
A febre tifoide é doença que depende unicamente da virulência do agente bacteriano, mas não da predisposição causada por características do hospedeiro, como sua imunidade.
O teste de Widal, que mede os anticorpos contra os antígenos O e H da Salmonella typhi, tem alta sensibilidade, mas baixa especificidade.
Criança com broncoespasmo diurno três vezes na semana e dificuldades para dormir em função de broncoespasmo em três noites no mês possui classificação de asma como:
Com relação à reação transfusional de enxerto versus hospedeiro, assinale a opção correta.
Responde rapidamente ao uso de corticoesteroides e ciclosporina.
Seu diagnóstico é considerado definitivo quando comprovada pela biópsia de medula óssea.
A ação das imunoglobulinas IgA presentes na bolsa do doador é uma das causas.
Ela pode ser prevenida pela irradiação prévia dos hemoderivados.
Costuma ser autolimitada e sofrer involução espontânea, estando associada ao baixo risco de mortalidade.
Com relação a dermatoses na infância, julgue os itens a seguir.
O uso de penicilina, ácido valpróico e anti-inflamatórios não hormonais é uma das causas mais frequentes de farmacodermia.
Texto para as questões de 69 a 71
Um dos problemas mais comuns de saúde pública, amplamente difundido no planeta, é a salmonelose. Essa doença é transmitida por alimentos contaminados e afeta milhões de indivíduos com expressivo grau de mortalidade. Duas bactérias, a Salmonella typhimurium e a Salmonella typhi, são responsáveis pelas ações patogênicas que desencadeiam os quadros mórbidos correspondentes. Esses agentes microbianos podem causar duas síndromes clínicas na espécie humana, incluindo crianças e adolescentes. A primeira é a gastroenterite, geralmente benigna, não complicada, frequentemente associada à Salmonella typhimurium; a segunda é a doença chamada febre tifoide, que provoca comprometimento sistêmico e é desencadeada pela cepa Salmonella typhi. Nos dois casos, a combinação de bases clínicas sólidas e a identificação do agente microbiano envolvido são indispensáveis ao correto diagnóstico, ao tratamento, e às medidas preventivas cabíveis.A respeito do assunto abordado no texto apresentado, assinale a opção correta.
A ingestão de alimentos ou de água contaminada por fezes humanas é a maior via de contaminação pela Salmonella typhimurium.
Na criança, o quadro clínico da febre tifoide é caracterizado, nos estágios mais avançados da doença, por diarreia seguida de obstrução intestinal.
A maioria das crianças acometidas por gastroenterite por salmonela não se recupera totalmente, permanecendo com importantes sequelas digestivas.
Após infecção por Salmonella typhimurium, a criança pode continuar excretando a bactéria nas fezes por até cinco dias.
A Salmonella Typhi, causadora da febre tifoide, é bactéria gram-positiva.
Acerca de transfusão maciça, assinale a opção correta.
A reposição de plasma fresco pobre em crioprecipitado soluciona os quadros de coagulopatia secundária à transfusão maciça, não necessitando de controle de TAP, TTAP e plaquetas.
Transfusão maciça é definida como administração aguda de volume superior ao volume total sanguíneo do paciente.
Alcalose metabólica, distúrbios trombóticos e hemodiluição são complicações da transfusão maciça.
A coagulopatia secundária à transfusão maciça pode ser reconhecida pelo sangramento anormal das mucosas, serosas ou sítio operatório.
A transfusão maciça não tem relação com o aumento da mortalidade de pacientes.
Com relação a dermatoses na infância, julgue os itens a seguir.
Uma criança que apresente pápulas pequenas, endurecidas, com umbilicação central e indolor, deve ser tratada com ceratolítico.
Texto para as questões de 69 a 71
Um dos problemas mais comuns de saúde pública, amplamente difundido no planeta, é a salmonelose. Essa doença é transmitida por alimentos contaminados e afeta milhões de indivíduos com expressivo grau de mortalidade. Duas bactérias, a Salmonella typhimurium e a Salmonella typhi, são responsáveis pelas ações patogênicas que desencadeiam os quadros mórbidos correspondentes. Esses agentes microbianos podem causar duas síndromes clínicas na espécie humana, incluindo crianças e adolescentes. A primeira é a gastroenterite, geralmente benigna, não complicada, frequentemente associada à Salmonella typhimurium; a segunda é a doença chamada febre tifoide, que provoca comprometimento sistêmico e é desencadeada pela cepa Salmonella typhi. Nos dois casos, a combinação de bases clínicas sólidas e a identificação do agente microbiano envolvido são indispensáveis ao correto diagnóstico, ao tratamento, e às medidas preventivas cabíveis.A partir das informações apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.
O uso de antibióticos é sempre recomendado para o tratamento da gastroenterite por salmonela.
Diarreia muco-sanguinolenta não é considerada um sintoma sugestivo de contaminação por salmonela.
As infecções por salmonela são reconhecidas como as causas principais de doença diarreica na infância.
A acidez gástrica estimula a multiplicação das salmonelas causadoras de febre tifoide.
A forma clínica mais comum de apresentação da doença por salmonela na criança é a febre tifoide.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...