Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um adolescente de quinze anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de febre, anorexia, dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia e cefaleia. Segundo ele, após um banho de lagoa, apresentou dermatite urticariforme (eritema, edema, prurido e erupção papular), que persistia havia três semanas, nos membros inferiores. No exame físico, o médico observou hepatomegalia.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável éendocardite bacteriana.
calazar.
blastomicose sul-americana.
forma aguda de doença de Chagas.
forma aguda de esquistossomose.
O termo mielodisplasia compreende um grupo bastante heterogêneo de distúrbios mais ou menos malignos da medula óssea. Todas essas doenças, apesar de terem características histológicas e morfológicas semelhantes, são produto da expansão de um clone de células progenitoras hematopoéticas mutantes. Na infância existem distúrbios constitucionais e defeitos associados a genes que predispõe à síndrome mielodisplásica. Com base nesse assunto, assinale a opção que exibe a associação correta.
síndrome de Kostman gene PTPN 11
anemia de Fanconi gene ELA2
síndrome de Noonan gene NF1
trissomia 21 (mosaicismo) gene GATA1
neurofibromatose tipo 1 gene FANC A-G
Acerca das crises da anemia falciforme, julgue os próximos itens.
A realização de atividade física intensa ou situações de estresse podem precipitar a crise dolorosa.
a bactéria Stafilococcus aureus.
o vírus H1N1.
a bactéria Streptococcus beta hemolítico do grupo B.
o protozoário Pneumocystis carinii.
a bactéria Streptococcus pneumoniae.
Uma criança de sete anos de idade foi encaminhada de área rural para avaliação especializada. Apresentou história prolongada de palidez, fadiga, hematoma, infecções de repetição e relato, em alguns momentos, de hepato esplenomegalia. Na análise do esfregaço de sangue periférico foram observadas ligeira anisocitose, policromasia e algumas macroplaquetas. A pesquisa de TAD foi negativa. O estudo citológico da medula óssea revelou displasia morfológica em duas linhagens, aumento de atividade mitótica eritropoiética e presença de micromegacariócitos. Ao estudo morfológico da medula óssea apresentou celularidade invertida, aglomerado de megacariócitos, aumento de células CD34 positivas, aumento do número de células/blastos positivos para CD61 e focos eritropoéticos.
Nesse caso, o provável diagnóstico ésíndrome de Evans.
leucose aguda.
síndrome imunológica congênita.
infecção viral por parvovirose.
síndrome mielodisplásica.
Acerca das crises da anemia falciforme, julgue os próximos itens.
A crise mão-pé é um tipo de crise dolorosa que acomete especialmente crianças acima de cinco anos de idade.
broncodilatadores a base de teofilina.
corticosteroides.
antiviral.
nebulização com solução salina hipertônica (a 3%) e oxigênio.
antibiótico de amplo espectro.
Uma criança de três anos de idade foi levada ao pediatra para consulta de rotina de crescimento e desenvolvimento, com história de palidez e astenia, dificuldade de ganho de peso, diarreia e alguns episódios infecciosos. A mãe é vegetariana havia cinco anos. O hemograma realizado mostrou hemoglobina abaixo do normal, macrocitose, policromasia, anisocitose, presença de anel de Cabot no eritrócito, discreta leucopenia e plaquetopenia. A ferritina e o ferro sérico estavam dentro da normalidade.
Assinale a opção que indica a hipótese diagnóstica mais provável nesse caso.doença mieloproliferativa com infiltração medular
anemia megaloblástica
anemia ferropriva
anemia sideroblástica
síndrome talassêmica
Acerca das crises da anemia falciforme, julgue os próximos itens.
A causa mais frequente de crises aplásicas é infecção viral.
As parasitoses intestinais, infestações do aparelho digestório que se manifestam em situações de precárias condições de habitação e de saneamento básico, têm elevada prevalência na infância, devendo ser consideradas pelo pediatra, por resultarem em desnutrição, anemia e retardo do crescimento e do desenvolvimento infantil. Em relação a essas infestações, assinale a opção correta.
Na presença de bolo de Ascaris lumbricoides com semiobstrução intestinal, deve-se, primeiramente, administrar levamizole, com a finalidade de matar os vermes e, após esse procedimento, administrar óleo mineral, a fim de desfazer a obstrução pela eliminação dos vermes mortos.
Tratamento periódico indiscriminado da população pediátrica, a cada seis meses, diminui a prevalência da infestação por Ascaris lumbricoides.
Giardia lamblia é um protozoário que parasita estritamente o cólon descendente e o sigmoide.
Criptosporydium sp é um protozoário que causa diarreia em indivíduos imunossuprimidos.
Amebíase, estrongiloidíase e esquistosomíase devem ser tratadas com albendazol.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...