Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma adolescente de treze anos de idade apresenta-se à consulta com queixa de obesidade. Ela relata que engordou muito nos últimos dois anos, apresentando quadro de telarca aos dez anos de idade, pubarca aos dez anos e seis meses e menarca há um ano. A paciente apresenta ciclos irregulares, ficando até três meses sem menstruar. Reporta ainda que ingere grandes quantidades de alimentos em horários irregulares e não pratica atividade física. No exame físico constata-se obesidade com IMC > P95, P/I no percentil 97 e E/I no percentil 75, sem outras alterações.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A irregularidade menstrual da adolescente sugere síndrome de ovários policísticos.
Uma lactente de três meses de vida foi trazida pela mãe ao ambulatório de puericultura para consulta de seguimento, após ter sido feita a quimioprofilaxia primária antituberculose. A criança estava em bom estado geral, assintomática e, no que diz respeito à relação peso/idade, encontrava-se escore = +1.
Com base nesse caso clínico, a conduta médica mais adequada ésolicitar exame de raios X de tórax.
manter a quimioprofilaxia.
encerrar o caso.
iniciar BCG-ID.
solicitar prova tuberculínica.
Assinale a opção em que é apresentado o anticoagulante cuja avaliação é documentada em pediatria e que apresenta, portanto, o perfil de segurança adequado a pacientes lactentes e pré-escolares.
clopidogrel
clopidogrel
clopidogrel
tirofiban
abciximab
Em relação à infecção urinária na infância, julgue os itens seguintes.
O achado de refluxo vesicoureteral de grau 3 a 5 nos exames de imagem indicam quimioprofilaxia para ITU.
Uma criança de cinco anos de idade chegou ao prontosocorro com quadro de rinorreia, congestão nasal, febrícula, halitose e edema periorbitário sem dor. A mãe referiu que a criança apresentou tosse diurna, que se agravava à noite havia cerca de quinze dias e negou a ocorrência de vômitos ou diarreia.
Em relação a esse caso clínico, a conduta médica mais adequada éprescrever antibioticoterapia e acompanhar a evolução do quadro.
solicitar hemograma.
solicitar exame de raios X de seios da face.
solicitar dosagem de eletrólitos sanguíneos.
solicitar hemocultura.
Assinale a opção em que é apresentado o medicamento de escolha inicial indicado para o tratamento de endocardite nosocomial associada à prótese valvar implantada há menos de sessenta dias.
linezolida e cefepime
vancomicina e daptomicina
ceftriaxona e amicacina
penicilina G
vancomicina e gentamicina
Em relação à infecção urinária na infância, julgue os itens seguintes.
A realização de exames de imagem após o primeiro episódio de ITU é recomendável em crianças com histórico familiar de refluxo vesicoureteral.
Um menino de cinco anos de idade foi levado ao ambulatório de pediatria em razão de uma professora ter notado estrabismo no olho direito da criança. Segundo relato da mãe, a criança nasceu prematura, de trinta e quatro semanas, parto normal, com 47 cm, peso igual a 2.700 g e Apgar de 9/9, tendo ficado por seis horas em CPAP nasal e capacete de O2, por apresentar desconforto respiratório leve. A criança teve alta em 72 horas, sem outras alterações. A mãe negou a existência de infecções durante a gestação. Ao exame físico, a criança apresentou estrabismo e esotropia a direita e reflexo pupilar esbranquiçado.
Considerando o caso clínico apresentado, assinale a opção que apresenta a hipótese diagnóstica.rabdomiossarcoma
retinoblastoma
crânio-faringioma
retinopatia da prematuridade
retinite pigmentar
Assinale a opção em que é apresentada a intervenção com o melhor grau de evidência e a menor controvérsia na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica.
aplicação diária de agente antimicrobiano nas traqueostomias
uso de sistema fechado de aspiração
elevação da cabeceira da cama a 30-45 graus
administração contínua de nutrição enteral
uso de filtros trocadores de calor e umidade (HME)
Em relação à infecção urinária na infância, julgue os itens seguintes.
Um crescimento bacteriano de 10.000 UFC/mL de Escherichia coli em urina, colhida por punção suprapúbica, leva ao diagnóstico de infecção do trato urinário (ITU).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...