Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do monitoramento do paciente crítico, assinale a opção correta.
Na monitorização invasiva da pressão arterial, quando ocorre amortecimento significativo do sinal (damping), a pressão diastólica apresenta leituras reduzidas, mas a pressão sistólica permanece com leituras confiáveis.
O pulso paradoxal, um exagero na queda normal da pressão sistólica, ocorre durante a fase expiratória da respiração espontânea.
A pressão venosa central tem excelente correlação com o estado volêmico do paciente.
A saturação venosa central abaixo de 0,7 é um indicador de aumento de extração do oxigênio e se correlaciona com estados de choque descompensado.
Na determinação não invasiva da pressão arterial, há uma tendência a subestimar a leitura na presença de hipotensão e superestimá-la na presença de hipertensão.
Um lactente de quatro meses apresenta quadro de regurgitações frequentes, irritabilidade e ganho de peso insuficiente. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A pHmetria esofágica é o exame indicado para o diagnóstico de refluxo, principalmente nos casos pós-prandiais.
Texto para as questões 38 e 39
Um lactente de cinco meses de idade foi admitido ao hospital com história de diarreia grave havia três dias. A mãe negou a presença de febre e vômitos e relatou dar à criança leite de vaca integral, chás e água de arroz. Ao exame clínico, a criança apresentou-se letárgica e desidratada, com olhos afundados, fontanelas deprimidas, mucosas secas e turgor diminuído. Apresentava também pulsos filiformes, tempo de enchimento capilar de quatro segundos, pressão arterial de 70 mmHg × 30 mmHg, frequência cardíaca de 190 bpm, temperatura axilar de 38°C e peso de 6.300 g. Os outros aparelhos e sistemas encontravam-se dentro dos limites de normalidade.Ainda com relação a esse caso clínico, o bolo de fluido intravenoso inicial administrado a essa criança deverá conter
100 mEq/L de sódio e 60 mEq/L de potássio.
75 mEq/L de sódio e 40 mEq/L de potássio.
35 mEq/L de sódio e 40 mEq/L de potássio.
nenhum sódio e 10 mEq/L de potássio.
140 mEq/L de sódio e nenhum potássio.
Lactente de 15 meses de idade, com pneumonia, está recebendo, no 5º dia de tratamento, amoxicilina em doses terapêuticas. A mãe o levou até você para discutir se poderia administrar a vacina 10 valente contra o pneumococo. Nesse caso, considerando que todas as vacinas, até o presente momento, foram administradas de acordo com o Programa Nacional de Imunizações, em relação à vacinação contra o pneumococo, a conduta deverá ser a de:
No que diz respeito ao uso de hemocomponentes na UTI pediátrica, assinale a opção correta.
O plasma fresco congelado é o expansor de escolha nos casos de choque séptico, porque previne profilaticamente o sangramento provocado por possível coagulação intravascular disseminada.
Quando uma transfusão sanguínea é administrada rapidamente, há risco significativo de hipernatremia e hipermagnesemia.
A injúria pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI) é caracterizada por edema pulmonar, e ocorre até seis horas após o término de uma transfusão.
Não há relação entre a capacidade de transporte de oxigênio e o tempo de armazenamento do concentrado, desde que o tempo seja limitado a quarenta e dois dias, quando utilizada a conservação em SAG-manitol.
Pacientes em risco para doença do enxerto versus hospedeiro (GVHD) devem receber hemocomponentes submetidos à leucorredução ou irradiação.
Texto para as questões 38 e 39
Um lactente de cinco meses de idade foi admitido ao hospital com história de diarreia grave havia três dias. A mãe negou a presença de febre e vômitos e relatou dar à criança leite de vaca integral, chás e água de arroz. Ao exame clínico, a criança apresentou-se letárgica e desidratada, com olhos afundados, fontanelas deprimidas, mucosas secas e turgor diminuído. Apresentava também pulsos filiformes, tempo de enchimento capilar de quatro segundos, pressão arterial de 70 mmHg × 30 mmHg, frequência cardíaca de 190 bpm, temperatura axilar de 38°C e peso de 6.300 g. Os outros aparelhos e sistemas encontravam-se dentro dos limites de normalidade.Em relação a esse caso clínico, assinale a opção que apresenta a quantidade de salino puro que a criança deve receber por meio de infusão intravenosa (bolo).
20 mL/kg
1 mL/kg
5 mL/kg
100 mL/kg
50 mL/kg
Assinale o grupo de pessoas abaixo que poderia ser vacinado, gratuitamente, contra a varicela no Centro de Referência para Imunobiológicos especiais
Com referência à nutrição enteral em crianças gravemente doentes, assinale a opção correta.
Estimativas de gasto energético formuladas com base em fórmulas padronizadas, são altamente precisas no que se refere à população pediátrica.
A posição pós-pilórica do cateter de nutrição enteral é indicada a crianças com alto risco de broncoaspiracão ou com falha na tentativa da utilização da via gástrica.
Crianças com doença crítica devem passar por um período de jejum após a admissão na UTI pediátrica, para prevenir a translocação bacteriana.
A sepse e a colestase são complicações da nutrição enteral.
Dietas imunomoduladoras são recomendadas como rotina na população pediátrica com doenças críticas.
Um lactente de dois meses de idade, com história de boa aceitação alimentar e ganho de peso adequado, apresentou quadro febril agudo. O pediatra solicitou hemograma, que mostrou hematócrito = 27% e hemoglobina = 9,5 g/dL. A história pré-natal evidenciou boa sucção, gestação sem anormalidades e parto normal a termo, sem intercorrências neonatais. A criança é alimentada exclusivamente ao seio materno e seu crescimento e desenvolvimento são compatíveis com a idade.
Com base nesse quadro clínico e nos resultados do hemograma apresentados, a conduta correta com relação à anemia ésolicitar contagem de reticulócitos.
dosar a ferritina sérica.
solicitar o teste de Coombs direto.
iniciar ferro oral.
interpretar os valores como anemia fisiológica e acompanhar ambulatorialmente.
As intoxicações agudas na infância são acidentes cujo reconhecimento rápido e determinação do agente causador podem determinar o seu desfecho. O quadro clínico pode sugerir o agente causador em algumas situações. Sobre isso, verifica-se que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...