Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cetoacidose diabética é a complicação mais grave do diabetes melito tipo 1, com taxa de letalidade de cerca de 100% se não for tratado e de 5% mesmo com tratamento adequado. Essa enfermidade caracteriza- se pela presença de hiperglicemia e:
Assinale a opção em que é apresentada uma planta que leva à intoxicação, causando dores abdominais intensas e diarreia sanguinolenta.
comigo-ninguém-pode
tinhorão
mandioca
pinhão-branco
mamona
Um aluno do sétimo ano do turno vespertino de uma escola do município de Jaboatão PE foi diagnosticado com meningite meningocócica. Nessa situação, a conduta a ser adotada, a partir da notificação do caso, consiste em
vacinação e quimioprofilaxia em todos os colegas do sétimo ano e suspensão das aulas no turno da tarde.
vacinação de todos os alunos da escola e quimioprofilaxia para todos os colegas da turma frequentada pelo paciente.
manutenção das aulas, em regime normal, sem aplicação de medida profilática e orientação dos alunos quanto ao aparecimento de algum sinal ou sintoma.
suspensão das aulas da turma frequentada pelo paciente, quimioprofilaxia para todos os colegas e professores do sétimo ano.
manutenção das aulas, em regime normal, e quimioprofilaxia para todos os alunos, professores e funcionários da escola.
As cardiopatias congênitas são importantes causas de mortalidade neonatal. No diagnóstico destas patologias, deve-se considerar que
Criança de 2 anos de idade, com relato de ter tido duas crises convulsivas febris seis meses atrás, chega à emergência com quadro de 39º C de febre. Objetivando reduzir a temperatura corpórea, todas as condutas a seguir podem ser indicadas, EXCETO:
A respeito de arritmias comumente observadas no ECG na UTI pediátrica, assinale a opção correta.
Na taquicardia supraventricular, a frequência cardíaca é de 130 a 210 batimentos por minuto, com QRS alargado.
A torsades de pointes é uma forma distinta de VT polimórfica, cujos fatores de risco incluem toxicidade por droga e condições hereditárias.
Na taquicardia ventricular as ondas P geralmente estão presentes e relacionadas ao QRS, com ondas T de mesma polaridade que o QRS.
O bloqueio A-V de primeiro grau é caracterizado por ondas P não conduzidas para o ventrículo, alternando-se com ondas P conduzidas em uma razão de 2:1.
A hipocalemia resulta no prolongamento do intervalo P-R, no alargamento do QRS e no aumento do intervalo QT.
Uma lactente de cinco meses de idade foi levada à emergência da pediatria devido a vômitos e diarreia com sangue havia cerca de quinze dias. A mãe referiu que o quadro tivera início após a introdução de alimentos como papinha de legumes, frutas e leite de vaca. Ao exame físico, a criança pesava 5.700 g, estava hidratada, hipocorada, afebril e com eczema de face e couro cabeludo.
Com base nesse quadro clínico, assinale a opção que apresenta o diagnóstico correto.intolerância a lactose
invaginação intestinal
alergia alimentar
gastroenterite viral
gastroenterite bacteriana
O equilíbrio hidroeletrolítico é fundamental para a homeostase do organismo. Conhecer o diagnóstico desta situação e o tratamento são fundamentais no atendimento da criança. Em relação ao equilíbrio hidroeletrolítico, verifica-se que
Em crianças com menos de 2 meses de idade e pneumonia, são sinais de gravidade todos os tópicos a seguir, EXCETO:
Estado de mal epiléptico é definido como uma crise convulsiva prolongada ou crises recorrentes sem recuperação do estado de consciência. Acerca dessa patologia, assinale a opção correta.
Valproato não é uma alternativa para o tratamento do estado do mal epiléptico, devido ao risco de hepatotoxidade e hiperamonemia.
No período neonatal, o tratamento com fenobarbital é preferível ao uso da fenitoína.
Em crianças em idade escolar, a ocorrência de mal convulsivo por dependência de piridoxina constitui um diagnóstico diferencial importante.
Os benzodiazepínicos constituem a terceira classe de drogas mais utilizadas no tratamento do mal convulsivo.
O estado de mal epiléptico não está associado com sequelas motoras ou cognitivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...