Questões sobre Pneumologia

Lista completa de Questões sobre Pneumologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da história clínica realizada em pacientes que buscam avaliar a respectiva condição de saúde, julgue os itens a seguir. 
Mulher de 60 anos de idade com história de ganho de peso e sonolência diurna tem como um dos diagnósticos possíveis a síndrome da apneia e hipopneia do sono.

Assinale a alternativa correta sobre a linfangioleiomiomatose.

    A) Derrame pleural, se presente, é geralmente um exsudato linfocítico.

    B) A presença de angiomiolipomas de rim é necessário para o diagnóstico.

    C) O risco de pneumotórax recorrente é maior.

    D) A função pulmonar é geralmente caracterizada por restrição de redução da DLCO.

    E) Nunca ocorre no sexo masculino.

Acerca da história clínica realizada em pacientes que buscam avaliar a respectiva condição de saúde, julgue os itens a seguir. 
Deve-se suspeitar de pneumoconiose no caso de um paciente de 40 anos de idade, que manifesta dispneia progressiva e tem antecedente de ter trabalhado em uma olaria.

A imagem, abaixo, no corte tomográfico do tórax pode ser compatível com:
I. Pneumonia bacteriana. II. Pneumonia viral por influenza. III. Pneumonia organizante. IV. Pneumonia viral por covid-19.
Quais estão corretas?

    A) Apenas II.

    B) Apenas I e III.

    C) Apenas II e IV.

    D) Apenas I, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Um paciente de 25 anos de idade procura o ambulatório para submeter-se a uma avaliação periódica de saúde. Está assintomático e não possui histórico de doenças prévias. O exame físico mostra PA = 110 mmHg x 70 mmHg, FC = 65 bpm, FR = 18 irpm, SatO2 = 98% e temperatura axilar = 36 °C. Realizou-se radiografia de tórax, por meio da qual se verificou a presença de massa em mediastino anterior, posteriormente comprovada por tomografia computadorizada de tórax.


Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A maioria das massas em mediastino anterior é maligna.

Paciente de 30 anos, com paralisia cerebral, trazido para a emergência com dificuldade respiratória, náuseas, vômitos e desconforto abdominal. História de constipação crônica. Sem febre e hemograma sem leucocitose, nem desvio. Com base no Rx de tórax abaixo, qual a maior probabilidade diagnóstica?

    A) Pneumonia adquirida na comunidade.

    B) Pneumonia de hipersensibilidade.

    C) Sarcoidose.

    D) Pneumonia lipoídica.

    E) Fibrose pulmonar familiar.

A síndrome cavitária é decorrente de um processo destrutivo do parênquima pulmonar (necrose ou supuração) secundária à tuberculose pulmonar, a abscesso pulmonar ou de uma neoplasia escavada. A principal etiologia é a:

    A) Supuração.

    B) Insuficiência pulmonar.

    C) Necrose pulmonar.

    D) Asma brônquica.

    E) Tuberculose.

Uma paciente de 30 anos de idade procura um serviço de atendimento médico e informa que desde a infância, manifesta episódios de chiado no peito, tosse seca e dispneia, os quais remitem espontaneamente ou com o uso de beta-2 agonista de curta duração. Percebeu um aumento na frequência dos sintomas no último mês, agravados pelo fato de, por três vezes, ter apresentado sintomas noturnos. Nega tabagismo ou uso de drogas ilícitas. Mora em casa com boas condições sanitárias e faz trabalhos de freelancer como publicitária. O tratamento tem base no uso de beta-2 agonista de curta duração, quando das exacerbações. O exame físico mostra PA = 120 mmHg x 80 mmHg, FC = 65 bpm, FR = 16 irpm, SatO2 = 98% e temperatura axilar = 36 °C. A ausculta pulmonar é normal.


Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O tratamento realizado está correto, levando em conta que se trata de um caso de asma intermitente.

Mulher de 27 anos refere história de dispneia há 3 dias e escarro com raias de sangue. Rx de tórax mostra opacidades bilaterais. Apresenta SatO2 em ar ambiente de 88%. Durante o exame broncoscópico para coleta de material, as primeiras alíquotas do lavado broncoalveolar foram normais e depois passaram a ter aspecto hemorrágico. Há suspeita de doença autoimune. Qual dos exames abaixo seria o MENOS provável de definir o diagnóstico?

    A) ANCA c e p.

    B) Anticorpo antimembrana basal.

    C) FAN.

    D) Anti SCL70.

    E) Anti DNA.

A radiografia simples do tórax em PA e perfil pode demonstrar várias anormalidades radiológicas com relação às bronquiectasias. Representando brônquios cheios de muco observa-se:

    A) Opacidades em anel.

    B) Espaços císticos.

    C) Opacidades tubulares.

    D) Opacidades lineares paralelas em “trilho de trem”.

    E) Aumento da trama e perda da definição da trama pulmonar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...