Lista completa de Questões sobre Reumatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 32 anos de idade, negra, previamente hígida, queixa-se de vir apresentando, há 6 meses, tosse seca, febre, perda ponderal, nodulações eritematosas nas pernas e oligoartrite de início súbito envolvendo tornozelos. Nega outras queixas ou doenças prévias pessoais ou de familiares. O exame físico revela linfonodomegalia (com lifonodos de 1 cm de diâmetro) em cadeias cervical e axilar, não-dolorosa, nódulos eritematosos nas faces extensoras de membros inferiores, artrite nos tornozelos, dor à palpação dos tendões de Aquiles e dactilite em alguns pododáctilos, sem outras alterações. Com relação aos exames complementares, a tomografia computadorizada de tórax mostra adenomegalia periilar e mediastinal; a ultra-sonogafia de abdome mostra alguns granulomas hepáticos e a avaliação sérica indica hipercalcemia (cálcio = 13,5 mg/dL).
Analisando-se apenas os dados fornecidos, a hipótese diagnóstica mais provável para a paciente éEm relação ao mecanismo de ação das drogas biológicas antifator de necrose tumoral alfa (anti-TNF ) mais utilizadas — infliximabe, etanercepte e adalimumabe —, assinale a opção correta.
O infliximabe é um receptor solúvel do fator de necrose tumoral alfa.
O etanercepte é um anticorpo murino dirigido contra o fator de necrose tumoral alfa.
O adalimumabe é um anticorpo humanizado contra o fator de necrose tumoral alfa.
Infliximabe e etanercepte são ambos receptores solúveis contra o fator de necrose tumoral alfa, enquanto o adalimumabe é um anticorpo murino.
Todas as três drogas — infliximabe, etanercepte e adalimumabe — são anticorpos humanizados contra o fator de necrose tumoral alfa.
Um homem de 28 anos de idade vem queixando-se, há dois anos, de ocorrência de úlceras orais e genitais de repetição (mais de 3 vezes ao ano), além do surgimento de lesões eritematonodulares em membros inferiores.
Considerando esse caso clínico, assinale a opção correta.A doença de Behçet é uma hipótese diagnóstica, mas as lesões em membros inferiores não são características da doença, devendo-se investigar outras causas.
A doença de Behçet é uma hipótese diagnóstica e explicaria toda a sintomatologia do paciente, inclusive as lesões dos membros inferiores, que são compatíveis com eritema nodoso.
A doença de Behçet não deve ser considerada como hipótese diagnóstica, pois a idade e o sexo do paciente não sugerem epidemiologicamente essa condição.
A doença de Behçet é uma hipótese diagnóstica, mas só poderá ser confirmada por meio da pesquisa de marcadores sorológicos específicos.
A doença de Behçet é uma hipótese diagnóstica e, dada a ocorrência muito freqüente, nesse caso, de manifestações vasculares e neurológicas, o paciente deverá iniciar tratamento imediato com interferon.
Sob a denominação de vasculites, encontra-se um grupo pleomórfico de doenças que têm em comum a ocorrência de processo inflamatório que acomete a parede dos vasos. Acerca das diversas vasculites, assinale a opção correta.
A arterite de Takayasu, vasculite que afeta preferencialmente os pequenos vasos, ocorre mais freqüentemente no sexo masculino.
A doença de Kawasaki é mais prevalente em indivíduo com mais de 30 anos de idade.
A granulomatose de Wegener, na maioria das vezes, acomete muito precocemente os rins, observando-se, apenas em uma fase bastante tardia, envolvimento pulmonar.
A poliarterite nodosa é uma das causas de mononeurite múltipla.
Atualmente, dado o surgimento de novos e potentes imunossupressores, os corticóides não são prescritos para o tratamento das vasculites, mesmo na fase inicial da doença.
Uma mulher que apresentava quadro de xerostomia e xeroftalmia intensas recebeu, após investigação, o diagnóstico de síndrome de Sjögren. Assinale a opção correta acerca dessa síndrome.
A forma primária é cerca de 10 vezes mais prevalente que a forma secundária.
Fator reumatóide é um achado raro na síndrome de Sjögren.
Deve-se excluir diagnósticos como infecção pelos vírus da imunodeficiência humana adquirida (HIV), hepatite C, linfoma e sarcoidose, antes de se firmar o diagnóstico de síndrome de Sjögren.
Os anticorpos anti-Ro (SSA) e anti-La (SSB) raramente são observados na doença.
Deve-se evitar o uso de colírios e de saliva artificial, dado o risco de piora dos sintomas.
Com relação às miopatias inflamatórias, assinale a opção correta.
Na polimiosite/dermatomiosite, predomina a fraqueza muscular distal em relação à região proximal dos membros.
Elevação de enzimas musculares (creatinoquinase, desidrogenase lática e aldolase) é um achado específico e pouco freqüente nas miopatias inflamatórias.
Não há necessidade de solicitação de eletroneuromiografia na investigação das miopatias inflamatórias.
É recomendada a investigação de neoplasias em pacientes acometidos de ES, dada a maior prevalência de tumores nestes em relação à população geral.
Na dermatomiosite, a lesão de pele mais característica é o eritema malar (rash malar) em vespertílio.
A esclerose sistêmica (ES) é uma colagenose que, de acordo com seu espectro de manifestações, pode ser classificada em formas localizadas e sistêmicas (difusas e limitadas). Acerca da ES, assinale a opção correta.
A forma CREST (calcinose, fenômeno de Raynaud, acometimento esofágico, esclerodactilia e telangiectasias) é um tipo de ES limitada.
O fenômeno de Raynaud nos pacientes com ES é, em geral, muito brando e não requer tratamento específico.
A crise renal esclerodérmica é mais freqüente nas formas limitadas.
As formas cutâneas localizadas cursam mais freqüentemente com hipertensão pulmonar que as formas limitadas e sistêmicas.
Mesmo as formas sistêmicas difusas da ES costumam ser autolimitadas e com excelente prognóstico.
Tendo como base os exames de imagem empregados em reumatologia, assinale a opção correta.
Nos casos de AR, a radiografia de mãos demonstra porose óssea periarticular e as típicas erosões em saca-bocado.
A cintilografia óssea é um método de imagem pouco sensível, mas muito específico para AR.
As radiografias de mãos e punhos de pacientes com LES demonstram, mesmo nas fases iniciais da doença, a presença de erosões justarticulares.
A ressonância nuclear de coluna lombar está formalmente indicada em todos os casos de lombalgia mecânica.
Na detecção de erosões em pacientes com sacroileíte, a radiografia de sacroilíacas tem sensibilidade inferior à ressonância magnética.
Os exames laboratoriais são uma ferramenta extremamente útil na investigação de doenças reumáticas. Em relação aos exames laboratoriais em reumatologia, assinale a opção correta.
O anticorpo anti-núcleo (ANA) positivo é específico para o LES, não sendo encontrado em outras doenças.
O achado de fator reumatóide (FR) negativo, nas fases iniciais de investigação de um quadro de poliartrite, exclui o diagnóstico de AR.
O anticorpo anti-Jo1 (anti-histidil-t-RNA-sintetase) está associado ao acometimento pulmonar de pacientes com miopatia inflamatória.
O anticorpo anti-DNA está associado a manifestações musculares em pacientes com esclerose sistêmica.
O anticorpo antipeptídios citrulinados cíclicos (anti-CCP), que não demonstrou utilidade prática, não deve ser utilizado na investigação da AR inicial.
Acerca da artrite reumatóide (AR), doença sistêmica crônica que afeta preferencialmente a sinóvia, podendo acometer de forma eventual outros órgãos e sistemas, assinale a opção correta.
A doença é epidemiologicamente mais prevalente em homens jovens.
Fator reumatóide positivo em altos títulos indica pior prognóstico articular.
Doença poliarticular, acometimento extra-articular e presença de nódulos reumatóides são marcadores de bom prognóstico.
Aceita-se o tratamento exclusivo com antiinflamatórios nãohormonais nas fases iniciais da doença. O uso de drogas modificadoras da doença artrite reumatóide (DMARD) só está indicado caso se observem erosões radiográficas.
A mortalidade por AR, mesmo nas formas graves, é semelhante à da população não acometida pela doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...