Lista completa de Questões sobre Reumatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que uma paciente jovem, com o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES), apresente-se com hipertensão arterial de início recente, elevação das escórias nitrogenadas e alteração no exame sumário de urina (hematúria, proteinúria e cilindrúria). Em relação a essa doença e considerando esse caso clínico, assinale a opção correta.
A causa mais provável das alterações apresentadas pela paciente é o uso excessivo de antiinflamatórios não esteroidais, uma vez que tais achados não são explicados apenas pelo LES.
No caso clínico em questão, a biópsia renal, se realizada, mostraria, mais provavelmente, nefrite intersticial.
O auto-anticorpo que mais caracteristicamente se associa a manifestações renais no LES é o anticardiolipina.
O caso clínico descrito é provavelmente auto-limitado e não requer tratamento específico.
No caso clínico em apreço, trata-se, provavelmente, de glomerulonefrite proliferativa difusa associada ao LES cujo tratamento deverá incluir a prescrição de corticoesteróides e imunossupressores.
A síndrome do anticorpo antifosfolipídio (SAF), caso não seja diagnosticada e tratada precocemente, apresenta elevado potencial de morbimortalidade. Com relação a essa doença, assinale a opção correta.
A colagenose que mais se associa à síndrome do anticorpo antifosfolípide é a doença mista do tecido conjuntivo.
Uma paciente que apresente síndrome do anticorpo antifosfolipídio e trombose venosa deve receber antioagulação plena contínua, excetuando-se o período de gestação, quando deverá ser tratada apenas com heparina profilática.
Para se definir o diagnóstico da síndrome do anticorpo antifosfolipídio, é necessária a presença de trombose vascular ou morbidade gestacional típica da doença e a presença de um dos anticorpos antifosfolipídios (anticardiolipina IgM ou IgG — em títulos moderados ou altos— ou anticoagulante lúpico), pelo menos, em duas dosagens, com diferença mínima de 6 semanas entre as coletas.
Uma paciente que relata histórico de dois abortos não-consecutivos (anteriores à décima semana de gestação) e apresenta exames complementares que detectam a presença do anticorpo anticoagulante lúpico tem o diagnóstico definido de síndrome do anticorpo antifosfolipídio, segundo os critérios preliminares do Colégio Americano de Reumatologia.
Entre os critérios preliminares do Colégio Americano de Reumatologia, não se inclui o nascimento de feto prematuro por eclâmpsia ou pré-eclâmpsia grave antes da trigésima quarta semana de gestação.
Acerca da osteoartrite, distúrbio osteoarticular mais comum no mundo e uma das principais causas de dor e incapacidade em indivíduos idosos, assinale a opção correta.
A análise do líquido sinovial dos pacientes com osteoartrite revela, na maioria das vezes, um líquido tipicamente inflamatório com a contagem de leucócitos, em geral, superior a 50.000 células/mm3 .
Em paciente com monoartrite aguda de joelho, a evidência de osteopenia periarticular, na radiografia articular simples, deve corresponder, provavelmente, a um sinal radiográfico precoce de osteoartrite.
Um programa de exercícios físicos, mesmo que sem carga, deve ser terminantemente proibido para pacientes com osteoartrite, de forma a se poupar a cartilagem articular já lesionada.
São consideradas articulações tipicamente envolvidas na osteoartrite primária: interapofisárias na coluna cervical e lombar, primeira carpometacárpica, interfalangianas distais das mãos, dos quadris, dos joelhos e da primeira metatarsofalangiana.
Na articulação dos pacientes com osteoartrite, predominam os fatores inibidores das metaloproteinases sobre as proteinases.
A respeito da gota, assinale a opção correta.
A presença de gota em pacientes jovens (antes dos 25 anos de idade) e em mulheres na pré-menopausa tem curso clínico e fisiopatogenia idênticos aos dos pacientes com apresentação da doença em idade mais avançada (acima dos 40 anos de idade).
A hiperuricemia por hiperprodução primária de urato figura como a principal causa conhecida de gota.
Nos pacientes com o diagnóstico de gota, deve-se investigar síndrome metabólica, uma vez que, em pacientes gotosos, é maior a incidência de hipertensão arterial, obesidade e hipertrigliceridemia.
O diagnóstico definitivo de gota baseia-se na identificação do cristal de pirofosfato de cálcio no líquido sinovial de uma articulação com artrite aguda.
Durante o tratamento de um paciente com gota, objetiva-se manter o nível de ácido úrico sérico igual a 7,5 mg/dL.
Apesar do declínio da mortalidade por febre reumática aguda no século XX, decorrente, sobretudo, do advento dos antibióticos, a doença ainda é um sério problema de saúde pública, mesmo em países desenvolvidos. Com relação à febre reumática, assinale a opção correta.
No Brasil, a febre reumática é responsável por uma minoria dos casos de doença valvar cardíaca adquirida.
Segundo os critérios revisados de Jones, para o diagnóstico de alta probabilidade de febre reumática aguda, exige-se, além da presença de duas manifestações maiores ou uma maior e duas menores, necessariamente, a evidência de infecção prévia pelo estreptococo do grupo A.
Os nódulos subcutâneos e o eritema marginado são achados clínicos freqüentemente observados nos pacientes com febre reumática.
De acordo com os critérios de Jones revisados, cardite, coréia, poliartralgia e febre são consideradas manifestações maiores.
No tratamento de um paciente com febre reumática e cardite aguda, deve-se suspender, imediatamente o uso de corticosteróides e iniciar antibioticoterapia, devido ao risco de endocardite bacteriana aguda.
No espectro das doenças reumáticas, a fibromialgia é, sem dúvida, uma das mais freqüentes. Assinale a opção correta em relação à fibromialgia.
Sintomas como dor muscular, fadiga, diminuição da capacidade física e intolerância ao frio são comuns na fibromialgia e em doenças endócrinas, como no hipotireoidismo.
A fibromialgia raramente está associada a outras doenças reumáticas.
Verifica-se baixa ocorrência da fibromialgia em parentes em primeiro grau de pacientes portadores da doença.
O principal tratamento medicamentoso da fibromialgia baseiase no uso de antiinflamatórios não-hormonais.
Em pacientes acometidos de fibromialgia, não se observa alteração do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.
Em um paciente com tendinopatia, espera-se observar, em geral, alguns achados característicos na semiologia osteoarticular. Os achados semiológicos típicos de um paciente que apresente uma tendinopatia isolada (sem artrite associada) são
movimentação ativa e passiva dolorosas, manobras contra resistência dolorosas e aumento da temperatura articular ao toque.
movimentação ativa indolor, movimentação passiva dolorosa, manobras contra resistência indolores e temperatura articular normal ao toque.
movimentação ativa dolorosa, movimentação passiva indolor, manobras contra a resistência dolorosas e temperatura articular normal ao toque.
movimentação ativa indolor, movimentação passiva dolorosa, manobras contra a resistência dolorosas e temperatura articular normal ao toque.
movimentação ativa indolor, movimentação passiva indolor, manobras contra a resistência indolores e temperatura articular normal ao toque.
Acerca das articulações sinoviais e de seus componentes, é correto afirmar que
a nutrição dos condrócitos se dá, principalmente, pelos vasos do osso subcondral.
se encontra, na camada íntima da sinóvia normal, quantidade maior de fibroblastos que de macrófagos.
a inervação da cartilagem hialina é a principal responsável pela sensação de dor percebida pelos pacientes com osteoartrite.
a temperatura articular, em condições normais, é igual à temperatura corporal.
cerca de 20% da cartilagem articular é composta de água.
Sobre o complexo maior de histocompatibilidade (CMH), sua relação com a resposta imunitária e aplicabilidade clínica, assinale a opção correta.
O CMH, ou MHC, é codificado pelos antígenos leucocitários humanos (ALH).
O CMH de classe II encontra-se presente em todas as células nucleadas e plaquetas.
O ALH-B27, observado em 90% dos pacientes com espondilite anquilosante, e em cerca de 7% dos pacientes com lombalgia mecânica, está presente na maioria daqueles com manifestações cardíacas e está sendo usado como novo critério para o diagnóstico de espondilite anquilosante.
Os genes do comossomo 6 são os únicos implicados nas doenças reumáticas, pois são os que codificam o CMH de classe II.
O risco relativo da associação de determinados alelos do antígeno leucocitário humano (ALH) e o desenvolvimento das doenças reumáticas é, em geral, menor que 10. A exceção encontra-se na espondilite anquilosante, em que a presença do ALH-B27 confere um risco relativo próximo de 100.
Com base no Consenso Brasileiro sobre Lombalgias e Lombociatalgias, assinale a opção correta.
A lombalgia mecânica comum apresenta forte correlação com os achados clínicos e os de imagem.
As lombociatalgias causadas por hérnias discais são mais comuns em idosos.
Nas ciatalgias e lombociatalgias, a manobra de Lasègue é considerada menos específica quando está positiva entre 30º e 70º e a dor se manifesta no membro contralateral (onde não há queixa).
São considerados sinais de alerta para as lombalgias e lombociatalgias: idade acima dos 50 anos ou abaixo dos 20 anos; febre; perda de peso; pacientes imunossuprimidos; dor com piora noturna ou com o decúbito dorsal.
Na terapêutica de reabilitação, a utilização dos meios físicos (frio e calor) bem como a manipulação da coluna são fundamentais para o tratamento das lombalgias crônicas, por atuarem sobre as causas e sobre a história natural das síndromes dolorosas lombares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...