Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As formas de expressão clínica mais comuns das chamadas doenças inflamatórias intestinais são a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa idiopática (RCUI). Acerca dessas doenças, julgue os itens seguintes.
Inflamação difusa da mucosa que pode acometer qualquer parte do trato gastrintestinal caracteriza a DC.
Uma menina de oito anos de idade foi levada ao setor de emergência com história de 10 horas de vômitos biliares e dor abdominal em cólica. Radiografias simples do abdome mostram várias alças intestinais dilatadas e presença de hemivértebras. A tomografia computadorizada mostra uma estrutura cística com conteúdo líquido sem contraste, sugerindo duplicação intestinal do tipo cístico, comprimindo parte do intestino. Na cintilografia, houve captação do tecnécio no cisto.
Com referência ao caso descrito, julgue os itens seguintes.
O conteúdo de uma duplicação cística não-comunicante é tipicamente alcalino.
Em relação aos critérios de diagnóstico das neoplasias, julgue os itens que se seguem.
O adenocarcinoma invasivo da próstata, grau 6 (3+3) de Gleason, tem sua expressão morfológica caracterizada pela proliferação de microácinos justapostos e fundidos, formando, por vezes, massas, e nos quais se observam células com acentuado pleomorfismo nuclear.
De acordo com o princípio ALARA (as low as reasonably achievable), a avaliação do paciente pediátrico requer considerações especiais no que concerne ao tipo de estudo a ser realizado, dada a importância de se evitarem quantidades desnecessárias de radiação. Quanto à avaliação do paciente pediátrico, julgue os itens em seguida.
O envolvimento secundário do neuroblastoma, comumente, é pulmonar, ao passo que, no tumor de Wilms, observam-se, mais freqüentemente, metástases ósseas e, raramente, pulmonares.
As amostras de sangue e urina de um paciente com suspeita de patologia renal foram enviadas ao laboratório para análises. Considerando os diversos testes a serem realizados no contexto dessa situação, julgue os itens que se seguem.
As centrífugas, equipamentos comuns em laboratórios de análises clínicas, são usadas para auxiliar na separação de precipitados e na sedimentação de células.
Um senhor com 65 anos de idade, advogado aposentado, foi ao consultório médico com queixa de dificuldade para deambular por falta de equilíbrio, descoordenação e fraqueza nos membros inferiores, além de dificuldade para memorizar fatos recentes, agravada nos últimos 4 meses. Na avaliação neurológica, foram notadas síndrome cerebelar axial e apendicular, síndrome cordonal posterior, hipoestesia tátil em forma de luvas e botas de cano longo. O seu humor estava deprimido e o resultado do miniexame do estado mental foi de 25 (pontuação máxima de 30). Durante a avaliação, que durou 2 horas, o paciente teve de ir ao banheiro 4 vezes. Ao ser questionado, informou que há alguns anos apresentava doença diarréica, cuja causa acreditava ser psicológica.
Tendo o caso clinico hipotético acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.
Bulimia e anorexia nervosa, quando não são tratadas, podem levar a deficiências nutricionais graves, com repercussões tanto no sistema nervoso periférico quanto no central.
Gabriela, de 14 anos de idade, contra sua vontade, foi levada à consulta pela mãe, muito preocupada porque a filha vem perdendo peso e está sem mestruar há 2 meses. A mãe relatou que há seis meses o pai está desempregado, o que levou a uma queda brusca na situação financeira da família e a problemas de relacionamento em casa. Desde essa época, Gabriela nega-se a sentar-se à mesa com a família para as refeições e a sair com as amigas. A mãe disse ainda que a filha nunca lhe trouxe preocupações ou problemas, sempre foi uma menina exemplar. Recentemente, diante de situações novas, ela apresenta crises nervosas com suores, tremores, náuseas e dor abdominal. Quando questionada a respeito de sua magreza, nega estar muito magra e diz ter medo de ficar gorda. Ao exame clínico, apresenta-se com palidez cutaneomucosa de ++/4, peso: 33 kg, altura: 155 cm, IMC para idade: 13,75, PA: 110 mmHg × 70 mmHg, FC = 60 bpm, Tanner M4 e P4, unhas quebradiças, sem sinais de desidratação, força muscular preservada e exame neurológico sem alterações.
Com relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Gabriela apresenta sintomas de anorexia, que, segundo os critérios definidos no DMS-IV, é uma síndrome que se caracteriza pela recusa em manter o peso nos limites considerados normais para altura/idade, pelo medo de ganhar peso, por problemas com auto-imagem corporal, pela negação da gravidade da doença e pela amenorréia.
Julgue os próximos itens, que versam sobre as doenças linfoproliferativas.
A síndrome de Sezary e a micose fungóide são as formas mais comuns de linfoma cutâneo.
Pacientes com mais de 35 anos de idade, com risco de câncer de endométrio, devem ser seguidas com ultra-sonografia transvaginal rotineira. No que se refere à patologia endometrial dessas pacientes, julgue os itens a seguir.
A ablação endometrial está indicada nessas pacientes para diminuir o risco de câncer de endométrio e facilitar o acesso à cavidade endometrial em investigações futuras.
As formas de expressão clínica mais comuns das chamadas doenças inflamatórias intestinais são a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa idiopática (RCUI). Acerca dessas doenças, julgue os itens seguintes.
A RCUI é caracterizada por inflamação transmural, distribuída em placas (lesões salteadas) que envolvem o reto e os cólons intestinais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...