Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao exame de material genético de suspeitos de estupro para o estabelecimento de vínculo genético, julgue os itens subseqüentes.
O teste de DNA é 100% infalível, distinguindo inclusive a identidade entre suspeitos, irmãos gêmeos univitelinos.
As amostras de sangue e urina de um paciente com suspeita de patologia renal foram enviadas ao laboratório para análises. Considerando os diversos testes a serem realizados no contexto dessa situação, julgue os itens que se seguem.
Durante a análise de uma amostra que apresente concentração de um analito não fluorescente muito acima do normal, espera-se encontrar, para o comprimento de onda de absorção máxima desse analito, um valor de transmitância acima de 2.
Um senhor com 65 anos de idade, advogado aposentado, foi ao consultório médico com queixa de dificuldade para deambular por falta de equilíbrio, descoordenação e fraqueza nos membros inferiores, além de dificuldade para memorizar fatos recentes, agravada nos últimos 4 meses. Na avaliação neurológica, foram notadas síndrome cerebelar axial e apendicular, síndrome cordonal posterior, hipoestesia tátil em forma de luvas e botas de cano longo. O seu humor estava deprimido e o resultado do miniexame do estado mental foi de 25 (pontuação máxima de 30). Durante a avaliação, que durou 2 horas, o paciente teve de ir ao banheiro 4 vezes. Ao ser questionado, informou que há alguns anos apresentava doença diarréica, cuja causa acreditava ser psicológica.
Tendo o caso clinico hipotético acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.
A absorção de vitaminas B12 (cianocobalamina) B1 (tiamina) e de vitamina E (tocoferol) ocorre no estômago e intestino delgado, logo, as doenças desses segmentos podem provocar os sintomas descritos no caso clínico em tela.
Um adolescente de 15 anos de idade procurou o serviço médico de adolescência acompanhado pelo pai, com as seguintes queixas: no dia anterior à consulta, o paciente foi atingido na região da bolsa escrotal por uma bolada durante uma partida de futebol e sentiu uma dor local intensa que passou em seguida; há aproximadamente seis meses, também durante um jogo de futebol, o paciente caiu sobre o joelho direito e, desde então, sente dores constantes no joelho; o paciente manifestou, ainda, estar preocupado com seu crescimento, pois se considera muito baixo e magro para a sua idade. O pai do adolescente afirmou estar preocupado com o fato de que seu filho faz musculação e usa medicamentos para ganhar peso. Ao exame físico, constatouse uma pequena equimose na bolsa escrotal, pouco dolorosa, sem sinais flogísticos. Observou-se desenvolvimento da massa muscular do adolescente e dor intensa na região inferior da patela à direita, sem sinais inflamatórios. O estadiamento puberal encontra-se em G4 e P4, altura 1,73 cm, peso 75 kg.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens subseqüentes.
A possibilidade de doença de Osgood-Sclater deve ser considerada nesse caso, pois é essa a osteocondrose mais prevalente na adolescência. Essa enfermidade acomete a tuberosidade anterior da tíbia, local de inserção dos tendões patelares e do quadríceps, está associada à prática de esportes, é de natureza benigna e cursa com remissão após uso de sintomáticos e repouso.
Julgue os próximos itens, que versam sobre as doenças linfoproliferativas.
O índice prognóstico internacional para linfomas foliculares (FLIPI) considera os seguintes fatores: desidrogenase lática, idade, estagiamento de Ann Arbor, dosagem de hemoglobina e performance status.
Antes do tratamento para qualquer transtorno relacionado a sangramento uterino anormal, causas sistêmicas devem ser afastadas. Essas causas incluem
endometrite crônica por clamídia, insuficiência hepática ou renal e alterações tireoidianas.
As anomalias da região inguinoscrotal na criança variam em gravidade, desde uma simples hidrocele até uma hérnia inguinal encarcerada ou estrangulada. Sendo freqüentes em 1% a 3% das crianças, essas hérnias devem ser diagnosticadas precocemente para prevenir maiores complicações. Considerando essas anomalias, julgue os seguintes itens.
Sempre que houver o aparecimento de hérnia inguinal unilateral esquerda em recém-nascidos pré-termo, é mandatória a exploração cirúrgica contralateral na mesma sessão operatória.
Uma criança com cinco anos de idade apresenta sintomas de obstrução intestinal. Observa-se massa ileal de 10 cm em seu maior diâmetro. O exame microscópico da lesão revela proliferação difusa de células linfóides de tamanho médio, com cromatina grosseira e nucléolos múltiplos, além de várias figuras de mitose. Esse exame evidencia ainda focos de apoptose com macrófagos fagocitando debris celulares, formando aspecto em céu estrelado.
Acerca da situação clínica apresentada e de assuntos a ela relacionados, julgue os itens seguintes.
Pelas características descritas, há forte indício da presença de linfoma de Burkitt (tumor de células B maduras).
Segundo dados estatísticos disponibilizados pelo Ministério da Saúde/SVS por meio do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no DF, as causas externas perfazem 72,87% dos óbitos de indivíduos entre 20 e 29 anos de idade (dados relativos a 2003). Portanto, é imprescindível que o radiologista esteja familiarizado com os achados de imagem dos traumas toracoabdominal e craniencefálico, dada a sua elevada incidência.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Gás livre intraparenquimatoso nos pulmões está associado a laceração pulmonar, a qual pode resultar em pneumatoceles.
Com relação ao exame de material genético de suspeitos de estupro para o estabelecimento de vínculo genético, julgue os itens subseqüentes.
Com a coleta de sangue da vítima e do suposto estuprador, pode-se realizar o confronto e concluir sobre a autoria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...