Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma menina de oito anos de idade foi levada ao setor de emergência com história de 10 horas de vômitos biliares e dor abdominal em cólica. Radiografias simples do abdome mostram várias alças intestinais dilatadas e presença de hemivértebras. A tomografia computadorizada mostra uma estrutura cística com conteúdo líquido sem contraste, sugerindo duplicação intestinal do tipo cístico, comprimindo parte do intestino. Na cintilografia, houve captação do tecnécio no cisto.
Com referência ao caso descrito, julgue os itens seguintes.
O revestimento mucoso das duplicações do trato intestinal é igual ao do segmento normal correspondente.
Paciente com 60 anos de idade apresentou, ao se submeter à mamografia de controle, lesão espiculada de 0,5 cm de diâmetro, com microcalcificações-satélites. O estudo anatomopatológico da peça, realizado após exerese com agulhamento, mostrou tratar-se de carcinoma ductal invasivo, de grau III de Bloom-Richardson (modificado), com componente intraductal de alto grau e com comedonecrose. O perfil imunoistoquímico da lesão invasiva foi: negativo para receptores de estrógeno e progesterona e positivo (escore +++) para Her2/neu.
Com relação ao quadro clínico patológico acima apresentado e com base em assuntos a ele relacionados, julgue os próximos itens.
O componente neoplásico intraductal mostra-se sempre delimitado por células mioepiteliais, ainda que em número diminuído.
De acordo com o princípio ALARA (as low as reasonably achievable), a avaliação do paciente pediátrico requer considerações especiais no que concerne ao tipo de estudo a ser realizado, dada a importância de se evitarem quantidades desnecessárias de radiação. Quanto à avaliação do paciente pediátrico, julgue os itens em seguida.
O tumor de Wilms, neoplasia abdominal maligna mais comum na infância em criança com idade entre 1 e 8 anos, pode apresentar como achados associados calcificações curvilíneas, invasão da veia cava inferior e cruzamento da linha média.
As amostras de sangue e urina de um paciente com suspeita de patologia renal foram enviadas ao laboratório para análises. Considerando os diversos testes a serem realizados no contexto dessa situação, julgue os itens que se seguem.
Para a dosagem de creatinina por espectrofotometria, é necessário que o equipamento seja capaz de transformar a luz monocromática, emitida pela fonte de luz, em policromática.
Um senhor com 65 anos de idade, advogado aposentado, foi ao consultório médico com queixa de dificuldade para deambular por falta de equilíbrio, descoordenação e fraqueza nos membros inferiores, além de dificuldade para memorizar fatos recentes, agravada nos últimos 4 meses. Na avaliação neurológica, foram notadas síndrome cerebelar axial e apendicular, síndrome cordonal posterior, hipoestesia tátil em forma de luvas e botas de cano longo. O seu humor estava deprimido e o resultado do miniexame do estado mental foi de 25 (pontuação máxima de 30). Durante a avaliação, que durou 2 horas, o paciente teve de ir ao banheiro 4 vezes. Ao ser questionado, informou que há alguns anos apresentava doença diarréica, cuja causa acreditava ser psicológica.
Tendo o caso clinico hipotético acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.
A doença celíaca pode cursar com síndrome de má-absorção e com os sintomas neurológicos citados, sendo mais comuns, no entanto, na população pediátrica.
Um adolescente de 15 anos de idade procurou o serviço médico de adolescência acompanhado pelo pai, com as seguintes queixas: no dia anterior à consulta, o paciente foi atingido na região da bolsa escrotal por uma bolada durante uma partida de futebol e sentiu uma dor local intensa que passou em seguida; há aproximadamente seis meses, também durante um jogo de futebol, o paciente caiu sobre o joelho direito e, desde então, sente dores constantes no joelho; o paciente manifestou, ainda, estar preocupado com seu crescimento, pois se considera muito baixo e magro para a sua idade. O pai do adolescente afirmou estar preocupado com o fato de que seu filho faz musculação e usa medicamentos para ganhar peso. Ao exame físico, constatouse uma pequena equimose na bolsa escrotal, pouco dolorosa, sem sinais flogísticos. Observou-se desenvolvimento da massa muscular do adolescente e dor intensa na região inferior da patela à direita, sem sinais inflamatórios. O estadiamento puberal encontra-se em G4 e P4, altura 1,73 cm, peso 75 kg.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens subseqüentes.
Como o trauma no testículo leva ao risco de torção de testículos, o médico deve solicitar que sejam realizados, de imediato, exame de ultra-som e dosagem da testosterona desse adolescente.
Julgue os próximos itens, que versam sobre as doenças linfoproliferativas.
A forma clássica da doença de Hodgkin apresenta quatro subtipos histológicos: esclerose nodular, celularidade mista, rico de linfócitos e depleção linfocitária.
Antes do tratamento para qualquer transtorno relacionado a sangramento uterino anormal, causas sistêmicas devem ser afastadas. Essas causas incluem
presença de DIU mal posicionado, metrorragia e infecção genital; nesses casos, a histeroscopia diagnóstica deve ser indicada antes de se instituir o tratamento.
Um homem de 24 anos de idade procurou atendimento no centro de saúde, relatando que há alguns dias tem apresentado dor abdominal periumbilical difusa, flatulência e anorexia. No exame clínico, não foram constatadas anormalidades. O exame parasitológico de fezes (EPF), feito por meio de método especial, mostrou a presença de larvas de Strongyloides stercoralis.
Com relação a essa parasitose intestinal, julgue os itens que se seguem.
O método especial utilizado na realização do EPF citado no texto e recomendado para a identificação do referido parasita é o de Baermann-Moraes.
A descida do testículo do interior do abdome para o fundo da bolsa testicular é um aspecto fundamental do desenvolvimento humano e fato biologicamente essencial para a perpetuação da espécie. A respeito da migração testicular normal e seus desvios patológicos, julgue os itens que se seguem.
O uso de LH-RH (hormônio luteinizante liberador de gonadotrofina) no pré-operatório em crianças de um ano de idade é altamente prejudicial no que diz respeito à fertilidade futura desses operados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...