Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As amostras de sangue e urina de um paciente com suspeita de patologia renal foram enviadas ao laboratório para análises. Considerando os diversos testes a serem realizados no contexto dessa situação, julgue os itens que se seguem.
A lei de Lambert-Beer é importante em estudos de espectrofotometria por correlacionar a alteração na intensidade da luz que atravessa uma amostra com a concentração de compostos capazes de absorver luz em um determinado comprimento de onda.
Julgue os itens a seguir, à luz da neuroftalmologia.
A pupila de Argyll-Robertson, patologia causada pela neurossífilis, é caracterizada por pupilas pequenas e irregulares que não reagem, ou reagem pouco à luz.
Considerando o caso clínico descrito e a figura acima, julgue os itens que se seguem.
O ataque descrito no caso clínico em apreço é também conhecido como crise bravais-jacksoniana, comum em pacientes com deficiência de piridoxina.
Um adolescente de 15 anos de idade procurou o serviço médico de adolescência acompanhado pelo pai, com as seguintes queixas: no dia anterior à consulta, o paciente foi atingido na região da bolsa escrotal por uma bolada durante uma partida de futebol e sentiu uma dor local intensa que passou em seguida; há aproximadamente seis meses, também durante um jogo de futebol, o paciente caiu sobre o joelho direito e, desde então, sente dores constantes no joelho; o paciente manifestou, ainda, estar preocupado com seu crescimento, pois se considera muito baixo e magro para a sua idade. O pai do adolescente afirmou estar preocupado com o fato de que seu filho faz musculação e usa medicamentos para ganhar peso. Ao exame físico, constatouse uma pequena equimose na bolsa escrotal, pouco dolorosa, sem sinais flogísticos. Observou-se desenvolvimento da massa muscular do adolescente e dor intensa na região inferior da patela à direita, sem sinais inflamatórios. O estadiamento puberal encontra-se em G4 e P4, altura 1,73 cm, peso 75 kg.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens subseqüentes.
O motivo da dor no joelho direito desse paciente deve ser investigado, pois o quadro sugere uma artrite e, portanto, a conduta adequada exige avaliação radiológica e repouso absoluto do paciente.
Julgue os próximos itens, que versam sobre as doenças linfoproliferativas.
O tratamento padrão para o linfoma difuso de grandes células B é a poliquimioterapia com protocolo CHOP. A associação do anticorpo monoclonal rituximab a esse protocolo (R-CHOP) produz boas taxas de resposta, porém não resulta em maior sobrevida global para pacientes com esse linfoma.
Uma paciente com 32 anos de idade, casada, G2 P2, laqueada há 10 anos, em amenorréia secundária há seis meses, realizou teste de progesterona que foi negativo. Após o estímulo com estrogênio e progestogênio, apresentou sangramento. Quanto à avaliação hormonal, as dosagens de FSH e LH estavam elevadas e a ecografia transvaginal evidenciou diminuição do volume ovariano bilateral.
Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
A paciente apresenta anovulação crônica. O uso de DIU medicado com levonorgestrel é indicado nesse caso para evitar o surgimento de hiperplasia endometrial.
As anomalias da região inguinoscrotal na criança variam em gravidade, desde uma simples hidrocele até uma hérnia inguinal encarcerada ou estrangulada. Sendo freqüentes em 1% a 3% das crianças, essas hérnias devem ser diagnosticadas precocemente para prevenir maiores complicações. Considerando essas anomalias, julgue os seguintes itens.
A incidência de hérnias inguinais encarceradas em crianças varia de 2% a 18% em diferentes séries relatadas e é inversamente proporcional à idade da criança; mais da metade dos casos ocorre no primeiro ano de vida, sobretudo nos primeiros seis meses.
Em relação aos distúrbios hemodinâmicos, julgue os itens subseqüentes.
A tríade de Virchow na trombose é: lesão endotelial, fluxo sanguíneo anormal e hipercoagulabilidade do sangue.
Segundo dados estatísticos disponibilizados pelo Ministério da Saúde/SVS por meio do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no DF, as causas externas perfazem 72,87% dos óbitos de indivíduos entre 20 e 29 anos de idade (dados relativos a 2003). Portanto, é imprescindível que o radiologista esteja familiarizado com os achados de imagem dos traumas toracoabdominal e craniencefálico, dada a sua elevada incidência.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Pneumatose intestinal, gás livre intra ou retroperitoneal, líquido loculado entre as alças intestinais e extravasamento de contraste ativo são sinais de gravidade do trauma abdominal e, geralmente, sugerem tratamento operatório.
Considerando que uma criança de dois anos e meio seja levada ao IML por funcionários do conselho tutelar devido a denúncias de maus-tratos por parte da mãe e abuso sexual pelo padrasto, julgue os itens a seguir.
Conjunção carnal em criança de dois anos e meio geralmente provoca lacerações perineais de grande monta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...