Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A diarreia ainda é um problema grave em muitas regiões do mundo, podendo ser especialmente letal quando superposta à desnutrição. Os distúrbios hidroeletrolíticos são causadores de parte significante da morbimortalidade relativa a essa condição clínica. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O edema cerebral, possível complicação do tratamento da hiponatremia, é consequência dos osmóis idiogênicos. O aumento do sódio sérico não deve ultrapassar 12 mEq/L a cada 24 horas.
Texto para as questões de 73 e 74
O câncer em crianças é diferente do câncer em adultos, no que se refere ao prognóstico, à distribuição e às peculiaridades histológicas. As formas mais comuns dessa doença em crianças são: leucemia linfoblástica aguda e linfomas, aproximadamente 40% dos casos; tumores do sistema nervoso, cerca de 30% dos casos; e sarcomas e tumores embrionários, perto de 10% dos casos. Os tumores de órgãos como pulmões, cólon, mamas e próstata são mais comuns na idade adulta. No primeiro ano de vida, os tumores embrionários como nefroblastoma (tumor de Wilms), retinoblastoma, rabdomiossarcoma e meduloblastoma são os mais frequentes.Ainda com base nas informações do texto apresentado, assinale a opção correta.
O maior número de casos de neuroblastoma em crianças tem localização torácica.
O neuroblastoma é um tumor que pode se desenvolver em qualquer sítio anatômico em que haja tecido do sistema nervoso simpático.
As metástases do neuroblastoma em crianças ocorrem mais frequentemente no pulmão.
A presença de imagens calcificadas em resultados de exames de raios X simples ou de tomografia computadorizada de massa abdominal é sugestiva de tumor de Wilms.
Para fazer o diagnóstico de neuroblastoma nas crianças, a média de idade é 10 anos.
As doenças sistêmicas, distúrbios metabólicos e deficiências nutricionais são causas frequentes de complicações neurológicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
No hipertireoidismo, no hiperparatireoidismo, no hipercortisolismo e na insuficiência adrenal, a miopatia pode estar associada a níveis de creatinoquinase (CK) frequentemente elevados.
Um recém-nascido prematuro, com trinta semanas de idade gestacional, filho de mãe diabética, nasceu com 1.200g. Logo após o parto, evoluiu com gemência e cianose de extremidades e tiragem intercostal.
Em face do caso clínico apresentado, a suspeita diagnóstica é detaquipneia transitória do recém-nascido.
doença da membrana hialina.
síndrome de aspiração meconial.
cardiopatia congênita.
síndrome de escape de ar.
A lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI) é uma síndrome caracterizada por desconforto respiratório agudo após uma transfusão sanguínea. É considerada uma complicação rara da transfusão sanguínea, devido à dificuldade em se realizar o diagnóstico e ao fato de que os mecanismos de notificação ainda não estão bem difundidos. Acerca dessa síndrome, assinale a opção correta.
Com relação à fisiopatologia da TRALI, a síndrome é devida a infusão de anticorpos eritrocitários presentes no plasma do receptor que ativam neutrófilos presentes no hemocomponente do doador.
O diagnóstico diferencial da TRALI deve ser realizado com reação hemolítica aguda e reação urticariforme.
Qualquer hemocomponente que contenha plasma pode desencadear TRALI.
A lesão pulmonar é permanente, assim o paciente permanece com hipoxemia crônica e imagem radiológica cicatricial ao longo dos anos.
A imagem pulmonar radiológica característica é infiltrado pulmonar bilateral com áreas de broncograma aéreo e sinais de sobrecarga circulatória.
Uma criança com sequela de paralisia cerebral pode apresentar sequelas variadas devido ao comprometimento de seu sistema nervoso central.
Assinale a opção em que se apresenta a correta descrição da distribuição topográfica da sequela.Na tetraparesia, há dificuldade de movimento nos quatro membros com maior comprometimento dos membros inferiores.
Na paraparesia, há dificuldade de movimento dos quatro membros com maior comprometimento dos membros inferiores.
Na tetraparesia, há dificuldade de movimento dos quatro membros com maior comprometimento dos membros superiores.
Na diparesia, há dificuldade de movimento dos quatro membros com maior comprometimento dos membros inferiores.
Na diparesia, há dificuldade de movimento nos quatro membros com maior comprometimento dos membros superiores.
Vertigem e tontura são sintomas que podem estar relacionados à disfunção de múltiplos sistemas, sendo possível ao médico indicar uma causa com base na literatura especializada e no exame físico do paciente, conforme os achados clínicos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Pacientes com neurite vestibular apresentam alterações auditivas, como zumbido e hipoacusia.
Agentes inotrópicos para tratamento de estado de choque devem ser utilizados após a ressuscitação volêmica, ou como uma ponte, enquanto esta é feita e a PA está muito baixa. Considerando essas informações e os aspectos a elas relacionados, julgue os próximos itens.
A dopamina, em doses intermediárias (5-10 μg/kg/min), exerce ação beta-adrenérgica, com aumento do inotropismo cardíaco e da frequência cardíaca.
Um paciente do sexo masculino, com setenta e dois anos de idade, branco, solteiro, tem passado de câncer na base da língua, operado há alguns anos e recidivado, atualmente em estágio avançado. Tabagista crônico, queixa-se de dor e dificuldade para engolir. No momento, o paciente encontra-se com caquexia e extremamente agressivo. Por esses motivos, o agente de saúde solicitou a visita médica ao domicílio do paciente. Ele tem como cuidadora principal a irmã, sendo que as tentativas dela de fazê-lo abandonar o cigarro tornavam-no mais agressivo. Ao entrar no quarto, a equipe encontrou o paciente deitado na cama, onde permaneceu quase o dia todo, em posição fetal. O paciente encontra-se gemente e sua fácies é característica de sofrimento doloroso crônico. Estava com a boca entreaberta, com salivação visível, notando-se língua saburrosa, higiene oral precária e halitose. Ele responde às perguntas, em monossílabos pouco audíveis. As regiões laterais do pescoço estão ocupadas por grandes massas de linfonodos de consistência lenhosa e pouco móveis. Devido à intensidade da dor na língua, exacerbada pelos movimentos e deglutição, o paciente recusa-se a deglutir qualquer alimento, inclusive água.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
O uso de medicamentos adjuvantes no controle da dor está indicado no caso e, diante da agressividade do paciente, o medicamento de escolha é da classe dos antidepressivos.
Assinale opção que apresenta a doença não obstétrica mais comum a gestantes que exige tratamento operatório.
hérnia inguinal estrangulada
colecistite aguda
obstrução intestinal
úlcera perfurada
apendicite aguda
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...