Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem da raça negra, de trinta e cinco anos de idade, previamente hipertenso essencial, controlado com uso de betabloqueador e diurético, desenvolveu elevação súbita dos níveis pressóricos, com PA diastólica acima de 130 mmHg. Além disso, apresentou quadro de cefaleia intensa, alterações visuais e declínio rápido da função renal com injúria renal aguda. Assim, foi realizado exame de fundo de olho e iniciado tratamento emergencial para controle da hipertensão arterial.
De acordo com esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A ausência de papiledema, no exame de fundo de olho, esse dado não exclui, nesse caso, o diagnóstico de hipertensão acelerada.
Ainda com relação ao mesmo caso clínico, a melhor opção terapêutica indicada é
início de ventilação em alta frequência.
drenagem de tórax em selo dágua.
substituição do tubo orotraqueal.
uso de alprostadil na dose 0,02mcg/kg/min.
coleta de hemocultura e início de antibióticos de largo espectro.
A anemia hemolítica autoimune fria geralmente está associada à infecção pelo germe
Estreptococos sp.
Pseudomonas aeruginosa.
Estafilococos sp.
Mycoplasma pneumoniae.
Escherichia coli.
Um dos itens investigados durante a anamnese refere-se às características da dor. Assinale a opção em que se apresenta a associação correta entre a doença e a região em que a dor pode ser sentida.
Na hérnia de disco lombar, o paciente pode apresentar dor referida inguinal.
Na pubeíte, o paciente pode apresentar dor referida na região do pé.
Na hérnia de disco cervical, o paciente pode apresentar dor referida na região da mandíbula.
No infarto agudo do miocárdio, o paciente pode apresentar dor referida na região da cabeça.
No câncer pulmonar, o paciente pode apresentar dor referida na região do ombro.
Vertigem e tontura são sintomas que podem estar relacionados à disfunção de múltiplos sistemas, sendo possível ao médico indicar uma causa com base na literatura especializada e no exame físico do paciente, conforme os achados clínicos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Pacientes com vertigem posicional paroxística benigna labirintite devem ser tratados, no pronto-socorro, com manobras de reposicionamento, sendo as mais indicadas a manobra de Semont e a manobra de Epley modificada.
Agentes inotrópicos para tratamento de estado de choque devem ser utilizados após a ressuscitação volêmica, ou como uma ponte, enquanto esta é feita e a PA está muito baixa. Considerando essas informações e os aspectos a elas relacionados, julgue os próximos itens.
Os inibidores da fosfodiesterase (amrinone ou milrinone) causam inotropismo positivo, sem nenhum efeito significativo na frequência cardíaca, além de intensa vasoconstrição.
Um paciente do sexo masculino, com setenta e dois anos de idade, branco, solteiro, tem passado de câncer na base da língua, operado há alguns anos e recidivado, atualmente em estágio avançado. Tabagista crônico, queixa-se de dor e dificuldade para engolir. No momento, o paciente encontra-se com caquexia e extremamente agressivo. Por esses motivos, o agente de saúde solicitou a visita médica ao domicílio do paciente. Ele tem como cuidadora principal a irmã, sendo que as tentativas dela de fazê-lo abandonar o cigarro tornavam-no mais agressivo. Ao entrar no quarto, a equipe encontrou o paciente deitado na cama, onde permaneceu quase o dia todo, em posição fetal. O paciente encontra-se gemente e sua fácies é característica de sofrimento doloroso crônico. Estava com a boca entreaberta, com salivação visível, notando-se língua saburrosa, higiene oral precária e halitose. Ele responde às perguntas, em monossílabos pouco audíveis. As regiões laterais do pescoço estão ocupadas por grandes massas de linfonodos de consistência lenhosa e pouco móveis. Devido à intensidade da dor na língua, exacerbada pelos movimentos e deglutição, o paciente recusa-se a deglutir qualquer alimento, inclusive água.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
A abordagem mínima ao tabagista, conforme preconizado no protocolo de tabagismo do Ministério da Saúde, é essencial e deve ser priorizada no plano de cuidados a ser estabelecido pela equipe de saúde a esse paciente, com o intuito, inclusive, de apoiar sua cuidadora e melhorar a dinâmica familiar.
A respeito da trombose venosa profunda de membro inferior, assinale a opção correta.
Mutações no fator V de Leiden favorecem a predisposição ao sangramento e não estão relacionadas com a trombose venosa.
O teste Doppler (duplex scan) é realizado com injeção de contraste.
O teste de D-dímero é o melhor exame para confirmação diagnóstica de trombose ocorrida em contexto pós-operatório.
A região iliofemural é o local mais comum para o início da trombose venosa.
A ausência do sinal de Homans não é um indicador conclusivo da ausência de trombo venoso.
Ainda com relação à pericardite, assinale a opção correta.
A pericardite por doença neoplásica em crianças tem como principal causa o timoma.
A pericardite constrictiva é relativamente frequente na infância.
A pericardite urêmica pode causar tamponamento cardíaco e hipotensão arterial recorrente em sessões de hemodiálise.
A pericardite tuberculosa é frequente em crianças.
A pericardite na artrite reumatoide juvenil é manifestação incomum e, quando ocorre, o tamponamento cardíaco é frequente.
A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) corresponde a um exame complementar que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas. Assinale a opção que indica limitação para a realização dessa observação médica.
paciente com pressão arterial casual elevada a despeito da otimização da terapêutica anti-hipertensiva
presença de pulso arterial irregular em decorrência da fibrilação atrial
suspeita de hipertensão do avental branco
paciente normotenso com lesão de órgãos-alvo da hipertensão
presença de sintomas clínicos associados à hipotensão arterial
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...