Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na uremia, é comum observar uma discrasia do sangue com tendência ao sangramento ou predisposição à coagulação e à formação de trombos. Com relação a esse assunto e suas correlações, julgue os próximos itens.
A eritropoietina humana recombinante, no paciente urêmico, reduz a agregação plaquetária e dificulta a interação entre as plaquetas e o endotélio vascular, facilitando a ocorrência de trombose vascular.
Acerca das alterações do metabolismo do cálcio, assinale a opção correta.
Considera-se hipocalcemia para RNs a termo ou RNs prematuros com níveis plasmáticos > 1.500 g a situação em que os níveis plasmáticos de cálcio total são inferiores a 10 mg/dL ou os de cálcio iônico são inferiores a 5,4 mg/dL (1,1mmol/L).
RNs de mães com diabetes mal controladas raramente desenvolvem hipocalcemia.
Quanto maior a idade gestacional, maior a possibilidade de ocorrência de hipocalcemia. Existem relatos de incidência de 30% até 89% em RNs de termo com peso ao nascer superior a 3.500g.
A hipocalcemia geralmente é temporária, com melhora entre um e três dias de vida, aumento da oferta desse micronutriente, diminuição da excreção renal de fósforo e melhora da função do hormônio da paratireoide.
Considera-se hipocalcemia para RNs prematuros com níveis plasmáticos < 1.500 g o quadro em que os níveis plasmáticos de cálcio total são inferiores a 7 mg/dL e os de cálcio iônico são inferiores a 4 mg/dL (1mmol/L).
Assinale a opção correta acerca do motivo pelo qual a doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) por antígenos ABO é considerada uma doença branda.
Anticorpos ABO atravessam rápido a barreira placentária.
Anticorpos ABO são IgM e evitam a doença.
Antígenos ABO são pouco desenvolvidos no feto.
Anticorpos ABO não são clinicamente significativos.
Antígenos ABO evitam a doença.
Os traumatismos osteomioarticulares podem provocar lesão de partes moles. Com base na anatomia do sistema nervoso periférico, assinale a opção em que se apresenta a relação correta entre a lesão do nervo periférico e o traumatismo.
O nervo ulnar pode ser lesionado em traumatismos no nível do túnel do carpo.
O nervo ulnar pode ser lesionado nas luxações do ombro.
O nervo axilar pode ser lesionado em traumatismos no nível do canal de Guyon.
O nervo radial pode ser lesionado em traumatismos entre o olecrano da ulna e o epicôndilo medial do úmero.
O nervo mediano pode ser lesionado nas fraturas supracondilianas do úmero.
Um paciente de vinte e três anos de idade sem antecedentes patológicos apresentou, havia três dias, febre (não mensurada), tosse produtiva, com expectoração amarelada, e dor pleurítica. Ao exame físico, o paciente estava em regular estado geral, hidratado, corado e acianótico, com frequência cardíaca de 106 bpm, pressão arterial de 112 mmHg × 76 mmHg, frequência respiratória de 25 irpm, saturação de oxigênio (em ar ambiente) de 94% e temperatura axilar de 38,8 oC. A ausculta pulmonar revelou crepitações em base pulmonar esquerda. O restante do exame físico não demonstrou anormalidades significativas. A radiografia de tórax revelou consolidação parenquimatosa em lobo inferior esquerdo.
A partir do caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
Para o caso clínico em tela é uma boa indicação o uso de claritromicina.
Um paciente do sexo masculino, de trinta anos de idade, vítima de politraumatismo devido a acidente automobilístico, foi atendido no pronto-socorro apresentando-se hipotenso, com frequência cardíaca de 125 bpm, frequência respiratória 39-40 rpm, com enchimento capilar reduzido e nível de consciência definido como ansioso-confuso.
A partir desse quadro clínico, julgue os itens subsecutivos.
Na avaliação laboratorial do choque, apenas valores arteriais ou venosos centrais de lactato devem ser utilizados para monitorização.
Um paciente do sexo masculino, com setenta e dois anos de idade, branco, solteiro, tem passado de câncer na base da língua, operado há alguns anos e recidivado, atualmente em estágio avançado. Tabagista crônico, queixa-se de dor e dificuldade para engolir. No momento, o paciente encontra-se com caquexia e extremamente agressivo. Por esses motivos, o agente de saúde solicitou a visita médica ao domicílio do paciente. Ele tem como cuidadora principal a irmã, sendo que as tentativas dela de fazê-lo abandonar o cigarro tornavam-no mais agressivo. Ao entrar no quarto, a equipe encontrou o paciente deitado na cama, onde permaneceu quase o dia todo, em posição fetal. O paciente encontra-se gemente e sua fácies é característica de sofrimento doloroso crônico. Estava com a boca entreaberta, com salivação visível, notando-se língua saburrosa, higiene oral precária e halitose. Ele responde às perguntas, em monossílabos pouco audíveis. As regiões laterais do pescoço estão ocupadas por grandes massas de linfonodos de consistência lenhosa e pouco móveis. Devido à intensidade da dor na língua, exacerbada pelos movimentos e deglutição, o paciente recusa-se a deglutir qualquer alimento, inclusive água.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
Há grande risco de o paciente evoluir com desidratação e, nesse caso, pode-se reverter o quadro com administração de fluidos, por via da hipodermóclise.
Acerca da anatomia do útero, assinale a opção correta.
Os ligamentos redondos originam-se na cobertura fascial dos músculos elevadores do ânus.
As artérias uterinas são ramos das artérias ilíacas externas.
O retorno venoso do útero é feito pelas veias gonadais, diretamente para a veia cava.
No espaço retroperitoneal, justa-lateral ao útero, encontra-se o nervo pudendo interno.
O útero se mantém suspenso no plano médio da pelve pelos ligamentos cardinal e útero-sacro.
No tocante à cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva na idade pediátrica, no que se refere aos efeitos das intervenções sobre o gradiente pressórico e o sopro na via de saída do ventrículo esquerdo, assinale a opção correta.
A manobra de Muller aumenta o gradiente e o sopro.
A adoção da posição de cócoras aumenta o gradiente e o sopro.
A manobra de Valsalva, durante o esforço, aumenta o gradiente e o sopro.
Os agonistas beta-adrenérgicos diminuem o gradiente e o sopro.
O nitrito de amilo diminui o gradiente e o sopro.
miocardiopatia hipertrófica forma obstrutiva
estenose mitral crônica
miocardiopatia dilatada idiopática
estenose aórtica valvar
miocardiopatia restritiva endomiocardiofibrose
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...