Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente do sexo masculino, de trinta anos de idade, vítima de politraumatismo devido a acidente automobilístico, foi atendido no pronto-socorro apresentando-se hipotenso, com frequência cardíaca de 125 bpm, frequência respiratória 39-40 rpm, com enchimento capilar reduzido e nível de consciência definido como ansioso-confuso.
A partir desse quadro clínico, julgue os itens subsecutivos.
O estado neurológico ansioso-confuso define o choque hipovolêmico classe II.
Um paciente do sexo masculino, com setenta e dois anos de idade, branco, solteiro, tem passado de câncer na base da língua, operado há alguns anos e recidivado, atualmente em estágio avançado. Tabagista crônico, queixa-se de dor e dificuldade para engolir. No momento, o paciente encontra-se com caquexia e extremamente agressivo. Por esses motivos, o agente de saúde solicitou a visita médica ao domicílio do paciente. Ele tem como cuidadora principal a irmã, sendo que as tentativas dela de fazê-lo abandonar o cigarro tornavam-no mais agressivo. Ao entrar no quarto, a equipe encontrou o paciente deitado na cama, onde permaneceu quase o dia todo, em posição fetal. O paciente encontra-se gemente e sua fácies é característica de sofrimento doloroso crônico. Estava com a boca entreaberta, com salivação visível, notando-se língua saburrosa, higiene oral precária e halitose. Ele responde às perguntas, em monossílabos pouco audíveis. As regiões laterais do pescoço estão ocupadas por grandes massas de linfonodos de consistência lenhosa e pouco móveis. Devido à intensidade da dor na língua, exacerbada pelos movimentos e deglutição, o paciente recusa-se a deglutir qualquer alimento, inclusive água.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
A mais provável causa da linfadenopatia cervical, observada no paciente, é metástase tumoral.
Com referência à anatomia do aparelho gênito-urinário masculino, assinale a opção correta.
O pênis é composto por dois corpos esponjosos e um corpo cavernoso, por onde passa a uretra.
A fáscia de Gerota envolve os rins e a gordura perirrenal, mas não recobre as glândulas suprarrenais.
As artérias vesicais superior, média e inferior são ramos da artéria hipogástrica.
A veia renal direita é, normalmente, mais longa do que a veia renal esquerda e cruza a artéria aorta antes de desembocar na veia cava.
A artéria prostática comum é derivada direta da artéria aorta.
Acerca de pericardite na infância, assinale a opção correta.
A dor torácica na pericardite aguda é reduzida pela manobra de inspiração profunda e pela inclinação do tronco para frente.
O atrito pericárdico na pericardite aguda pode ser classificado como monofásico, bifásico ou trifásico.
A principal causa etiológica das pericardites agudas ainda é a infecção viral.
A pericardite pode ser induzida por drogas como a disopiramida.
A dor torácica é o sintoma principal nas pericardites agudas e está presente em todos os casos.
O incremento da contratilidade miocárdica em resposta a um aumento da pós-carga de trabalho cardíaco (associado, por exemplo, a súbita elevação da pressão aórtica) constitui o fenômeno fisiológico denominado
mecanismo de Frank-Starling.
lei de Laplace.
reflexo de Bezold-Jarisch.
efeito Anrep.
efeito Bowditch.
Considerando-se a analgesia peridural, as últimas fibras nervosas a serem bloqueadas são as fibras
mielinizadas do tipo K.
mielinizadas do tipo A.
não mielinizadas do tipo C.
mielinizadas do tipo B.
não mielinizadas do tipo gama.
Com relação à reação transfusional de enxerto versus hospedeiro, assinale a opção correta.
Responde rapidamente ao uso de corticoesteroides e ciclosporina.
Seu diagnóstico é considerado definitivo quando comprovada pela biópsia de medula óssea.
A ação das imunoglobulinas IgA presentes na bolsa do doador é uma das causas.
Ela pode ser prevenida pela irradiação prévia dos hemoderivados.
Costuma ser autolimitada e sofrer involução espontânea, estando associada ao baixo risco de mortalidade.
Com relação a dermatoses na infância, julgue os itens a seguir.
O uso de penicilina, ácido valpróico e anti-inflamatórios não hormonais é uma das causas mais frequentes de farmacodermia.
Texto para as questões de 69 a 71
Um dos problemas mais comuns de saúde pública, amplamente difundido no planeta, é a salmonelose. Essa doença é transmitida por alimentos contaminados e afeta milhões de indivíduos com expressivo grau de mortalidade. Duas bactérias, a Salmonella typhimurium e a Salmonella typhi, são responsáveis pelas ações patogênicas que desencadeiam os quadros mórbidos correspondentes. Esses agentes microbianos podem causar duas síndromes clínicas na espécie humana, incluindo crianças e adolescentes. A primeira é a gastroenterite, geralmente benigna, não complicada, frequentemente associada à Salmonella typhimurium; a segunda é a doença chamada febre tifoide, que provoca comprometimento sistêmico e é desencadeada pela cepa Salmonella typhi. Nos dois casos, a combinação de bases clínicas sólidas e a identificação do agente microbiano envolvido são indispensáveis ao correto diagnóstico, ao tratamento, e às medidas preventivas cabíveis.A respeito do assunto abordado no texto apresentado, assinale a opção correta.
A ingestão de alimentos ou de água contaminada por fezes humanas é a maior via de contaminação pela Salmonella typhimurium.
Na criança, o quadro clínico da febre tifoide é caracterizado, nos estágios mais avançados da doença, por diarreia seguida de obstrução intestinal.
A maioria das crianças acometidas por gastroenterite por salmonela não se recupera totalmente, permanecendo com importantes sequelas digestivas.
Após infecção por Salmonella typhimurium, a criança pode continuar excretando a bactéria nas fezes por até cinco dias.
A Salmonella Typhi, causadora da febre tifoide, é bactéria gram-positiva.
As doenças sistêmicas, distúrbios metabólicos e deficiências nutricionais são causas frequentes de complicações neurológicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A encefalopatia, as infecções, especialmente meningite causada pela bactéria Listeria monocytogenes, hematoma subdural e neuropatia podem ser complicações associadas à diálise.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...