Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne à miastenia gravis, assinale a opção correta.
Pacientes com miastenia gravis ocular isolada apresentam maior prevalência de soronegatividade para anticorpos antirreceptores para acetilcolina do que os pacientes com miastenia gravis generalizada.
O teste do gelo (ice pack test) é útil para avaliar a fraqueza dos músculos extraoculares.
Fraqueza muscular e fatigabilidade secundárias a uma miosite autoimune caracterizam a anomalia em questão.
A miastenia gravis ocular isolada é mais comum que a doença generalizada.
A miastenia gravis acomete mais o músculo orbicular que o músculo levantador da pálpebra superior.
Com relação aos efeitos colaterais de algumas drogas e às doenças sistêmicas que afetam o sistema nervoso, julgue os itens a seguir.
Os corticoides e relaxantes musculares são drogas usadas no tratamento preventivo de pacientes com polineuropatia.
Uma paciente, de trinta e seis anos de idade, negra, apresentou doença renal crônica (DRC) por nefroesclerose hipertensiva, com depuração de creatinina estimada de 15 mL/mim/1,73 m2 de superfície corporal. Estava em tratamento conservador, na iminência de iniciar tratamento dialítico. Há um dia, ao ingerir à noite dois copos de suco de carambola (Averrhoa carambola), apresentou, depois de duas horas, uma crise convulsiva e foi conduzida ao hospital
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Os pacientes com DRC e função renal comprometida, análogos à paciente citada no caso clínico em questão, são mais suscetíveis a apresentar um quadro de intoxicação com a ingestão da carambola.
Acerca da anemia megaloblástica, assinale a opção correta.
A anemia perniciosa não está relacionada a outras doenças autoimunes como doença de Graves, vitiligo e hipoparatireoidismo idiopático.
O ácido metilmalônico é elevado na deficiência de cobalamina e folato, apresentando boa acurácia diagnóstica para essas anemias carenciais.
Gravidez, espru tropical e uso de metotrexate são causas de anemia por deficiência de vitamina B12.
Ileite regional, doença péptica, gastrite crônica atrófica e gastrectomia total são causas de deficiência de folato.
A anemia perniciosa é a principal causa de deficiência de folato.
Após uma fratura do cotovelo direito, um paciente necessitou recuperar a função dessa articulação, porém apresentou dor intensa em locais de fixação de tendões flexores do antebraço. Assinale a opção em que se apresentam, respectivamente, o local de inserção proximal da porção curta do músculo bíceps braquial e o local de inserção distal do músculo braquiorradial.
tuberosidade do rádio e terço médio do úmero
crista supracondilar lateral e processo coracoide da escápula
terço médio do úmero e crista supracondilar lateral
processo estiloide do rádio e tuberosidade do rádio
processo coracoide da escápula e processo estiloide do rádio
A respeito da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o item seguinte.
Corticoides inalados são indicados rotineiramente para pacientes com DPOC estável, com o objetivo de redução significativa das exacerbações, da progressão da doença e das taxas de mortalidade.
Tendo em vista que a forma mais frequente de atividade elétrica na parada cardiorespiratória (PCR) é a fibrilação ventricular (FV) e que a taquicardia ventricular também é comum, porém, frequentemente se degenera para FV, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla AESP, sempre que empregada, refere-se à atividade elétrica sem pulso.
Na FV sem pulso, identificada até o 4º ou 5º minutos de PCR, deve-se aplicar 2 minutos de RCP para depois aplicar a desfibrilação elétrica com choque único de 360 J monofásico ou energia equivalente de choque bifásico (geralmente entre 120 e 200 J).
Assinale a opção que apresenta a droga ou produto que deve ser empregado para a prevenção de distúrbio de coagulação em paciente com icterícia obstrutiva.
vitamina K
heparina fracionada
concentrado de plaquetas
concentrado de hemácias
vitamina C
A avaliação do quadro hematológico de crianças portadoras de cardiopatias congênitas é essencial para diagnosticar situações de risco que requer abordagens terapêuticas especiais. A série vermelha necessita de controles regulares por conta de implicações decorrentes de transtornos anêmicos subjacentes que só fazem agravar os efeitos das lesões cardíacas congênitas. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
A extração dentária, em pacientes policitêmicos portadores de cardiopatia congênita cianótica, sem sangramentos, dispensa avaliação de distúrbios da coagulação.
A baixa viscosidade do sangue policitêmico em crianças com cardiopatia congênita cianótica aumenta o risco de trombose vascular, principalmente das veias cerebrais.
O aumento da policitemia, frequentemente associada à cefaleia, à fadiga e à dispneia ou, ainda, à combinação dessas condições, é indicação para cirurgia paliativa ou corretiva da cardiopatia congênita em curso.
Nos lactentes portadores de cardiopatias congênitas acianóticas com shunts esquerda-direita, a insuficiência cardíaca instala-se na fase posterior à anemia fisiológica da infância.
A policitemia é situação frequente nos pacientes portadores de cardiopatias acianóticas com shunt direita-esquerda.
A maior distância entre o ligamento amarelo e a dura-máter ocorre na região
sacral.
lombar.
torácica, entre T02 e T06.
torácica, entre T10 e T12.
cervical.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...